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Novo ambiente de trabalho: como se adaptar?
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Novo ambiente de trabalho: como se adaptar?

Quando o assunto é mudança não dá para negar que a gente sente aquele friozinho na barriga. Seja em qualquer área da vida, mas principalmente se for de trabalho. Ambiente, regras, hábitos e pessoas diferentes nos deixam mais cautelosos com relação ao nosso comportamento.

Mas as novas experiências profissionais não devem ser temidas. Pelo contrário, devem ser vistas como um aprendizado, como tudo que passamos na vida.

Você certamente já teve que se adaptar a uma nova escola, bairro, grupo social ou quem sabe até a uma nova cidade, em algum momento da vida. E essa é apenas mais uma chance de exercitar a capacidade do ser humano de comprovar o ser social que é.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira algumas dicas para adaptar-se a um novo ambiente de trabalho.

A filosofia do gato

Se observarmos bem os animais sempre têm algo a nos ensinar. No caso do gato, uma delas é o reconhecimento do terreno. É a primeira atitude dele quando chega a um lugar que não conhece. Só depois de saber onde está pisando é que começa a se ambientar.

A comparação é um bom exemplo de atitude ao começar em uma empresa. Pesquise informações sobre ela, seu clima organizacional, missão e valores antes do primeiro dia de trabalho. Isso já ajuda a ter pelo menos uma ideia de como pode ser essa experiência.

Respeite o espaço do outro

Os antigos têm um ditado que diz: “Você não chega à casa de ninguém abrindo a geladeira”. Em outras palavras isso quer dizer para respeitarmos as práticas de convivência entre os colegas de trabalho.

Muitas vezes elas são regras veladas- quase como um código interno- que dita as relações interpessoais. Por isso é importante ser bastante observador para saber como as coisas funcionam para não correr o risco de invadir o espaço do outro ou mesmo parecer ausente do grupo.

Humildade sempre

Seja humilde. Você está chegando agora e- por mais que domine o conhecimento do trabalho em si- não sabe todo o organograma da empresa, nem os ramais da mesma.

Pergunte sempre. Mostre interesse em saber como os processos funcionam principalmente os que estejam ligados à sua atividade ou até adjacentes. Mas também não tenha vergonha de perguntar do serviço, pois as empresas têm formas diferentes de executar a mesma tarefa e isso é mais um aprendizado para quem está chegando.

Seja participativo

Oferecer ajuda mostra sentimento de grupo, empatia. Participe das atividades da empresa: campanhas, ações.  Isso ajuda no engajamento com as equipes.

Dê sugestões para a solução de problemas. Atitudes como esta sempre são bem vistas pelas empresas. Mas cuidado com os exageros para não ser alvo de preconceito dos colegas de trabalho e cair naquele famoso ditado: “Chegou agora e quer mostrar serviço”. Aja naturalmente e sempre respeitando a hierarquia, sem passar por cima da autoridade de ninguém.

Texto: Luciana Cavalcante

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