Nutrição aliada a qualidade de vida

A nutrição é uma ciência complexa e de vital importância, sendo o nutricionista o profissional mais preparado para orientação.

É bem verdade que um indivíduo mal alimentado está predisposto a patologias como: desnutrição, obesidade e outros tipos de doenças crônicas.

O nutricionista além de ser um profissional que conhece bem os alimentos, também detêm informações sobre qual é a melhor forma de prepará-los e como utilizá-los de maneira mais eficaz. A junção desses dois aspectos é útil na reeducação alimentar, pois a raça humana é constantemente assolada por doenças ligadas a erros alimentares, acompanhados de maus hábitos. 

Um cardápio variado nem sempre é saudável por si só, a nutrição, como ciência explora então essa variedade para avaliar a qualidade e natureza desses alimentos. Tudo deve ter um equilíbrio, pois todo excesso é prejudicial à saúde. 

Por tanto, os nutrientes presentes nas refeições devem ser explorados em graus que são diretamente proporcionais aos resultados que surgirão no organismo, só assim junta-se o prazer de comer com a melhoria da qualidade de vida e saúde plena.

Vamos aprender alguns conceitos?

  • Alimentação: é o ato de ingerir, digerir e absorver alimentos.
  • Alimento: é toda substância que supri as necessidades de nutrição e crescimento de qualquer forma de vida.
  • Nutrição: é a soma dos processos envolvidos na ingestão de alimentos, assimilando-os e utilizando-os para mantimentos dos tecidos do corpo e armazenamento de energia.
  • Nutriente: substâncias presentes nos alimentos que são essenciais para o fornecimento de energia, crescimento normal do corpo e manutenção da vida. 

Então, baseado nesse contexto, aconselha-se desde a infância a adoção de hábitos alimentares saudáveis, com isso é possível contribuir para a saúde do indivíduo em todas as fases de sua vida.

O conceito de saúde adotado pela Organização Mundial da saúde(OMS) é o seguinte: “ O completo bem-estar, pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psicoemocionais e sociais e não a mera ausência de doença .”

Assim o ser humano estar saudável significa ter uma relação produtiva e harmoniosa com o seu interior e o meio em que vive.

A nutrição hoje aborda de forma forte esses aspectos comportamentais, que de alguma forma tem ligação com o ato de se alimentar.

Nutrição não é só alimento envolve também sentimento.

Curtiu este artigo?
Para ficar por dentro de mais conteúdos como este basta ficar de olho em nosso blog, além de acompanhar as novidades que compartilhamos em nosso Instagram e Facebook.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!