Você sabe o que é Cuidado Integrado?

O que é Cuidado Integrado da saúde?

Atualmente, o modelo mais comum de atendimento médico é o o descentralizado. Em outras palavras, o paciente fica perdido indo de consultórios para clínicas e laboratórios.

Nesse sentido, os encaminhamentos aleatórios fazem com que o cuidado seja fragmentado, e, por consequência, menos eficiente. Afinal, além de ter que ir até múltiplos profissionais, na maioria das vezes eles não conversam entre si.

Por isso, precisamos entender a importância do Cuidado Integrado. Mas você já ouviu falar deste termo? Continue sua leitura para ficar por dentro do assunto! 

O que é Cuidado Integrado?

Em resumo, o Cuidado Integrado é uma metodologia clínica, que tem como objetivo a utilização de programas personalizados para cuidar do bem-estar físico e psicológico do paciente, como um todo. 

Para muitos pesquisadores da área, o cuidado integrado deve ser visto como um modelo central na elaboração de sistemas de saúde ao redor do mundo.  

Nesse sentido, aqui no Brasil, a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Programa Saúde da Família são modelos de assistência que priorizam essa integração da saúde. 

Os benefícios do cuidado integrado 

A Medicina Integrada possui diversas vantagens. Alguns dos principais benefícios são: 

  • Redução do número de internações em pacientes portadores de doenças crônicas; 
  • Pacientes direcionados de forma personalizada; 
  • Redução de casos de ansiedade, estresse, burnout e afastamento por saúde mental.

O papel da Telemedicina

A tecnologia é uma grande aliada e facilitadora nesse processo de integração da saúde. Na Conexa Saúde, por exemplo, você conta com mais de 30 especialidades médicas disponíveis para te atender 24 horas por dia, sete dias por semana.

Assim, você tem acesso ao Cuidado Integrado através de uma plataforma completa de Telemedicina, com todo o suporte e segurança que você precisa para se cuidar. 

No programa Conexa Cuida, o paciente conta com uma equipe de profissionais qualificados, que se mantém durante o tratamento, criando uma relação de confiança.

A equipe discute caso a caso, elenca o que é necessário para o paciente e elabora um plano de cuidado que envolve todas as categorias, com foco na prevenção, promoção e recuperação de saúde. Isso é cuidado integrado! 

Gostou do artigo? Siga a Conexa Saúde no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar! 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!