Subscribe Now

Trending News

O que é fadiga no trabalho?
Saúde no Trabalho

O que é fadiga no trabalho?

A fadiga está presente no cotidiano de muitos profissionais. Por isso, é preciso saber quais são os seus sintomas e as formas de prevenção, já que pode interferir no rendimento profissional e na rotina de trabalho.

Entenda no artigo de hoje quais são as consequências, sintomas e as formas de prevenção da fadiga no trabalho. Vamos lá?

Consequências da fadiga no trabalho

Os sintomas podem passar despercebidos. Quando o colaborador já não apresenta o mesmo entusiasmo ao executar suas atividades é porque seu psicofisiológico já está começando a ficar sobrecarregado.

A fadiga no trabalho pode ser aguda ou crônica. Quando se trata da fadiga aguda, esta se manifesta devido a falta de sono ou esforço físico e mental. Repousar e dormir bem são exemplos de soluções para acabar com a fadiga ajuda.

Já quando se trata de fadiga crônica, a pessoa não consegue eliminá-la apenas com repouso e sim com ajuda médica.

Entre os fatores que contribuem para o aparecimento da fadiga, podemos notar:

  • Escalas de trabalho;
  • Iluminação inadequada;
  • Esgotamento físico e mental;
  • Estresse no trabalho;
  • Ambiente com exposição a ruídos intensos;
  • Local de trabalho com elevadas ou baixas temperaturas;
  • Noites mal dormidas.

Sintomas comuns da fadiga no trabalho

Quando a fadiga no trabalho começa a se manifestar, o funcionário pode apresentar como sintomas falta de sono, dores de cabeça, dores abdominais, falta de apetite, desânimo e sensação de cansaço contínuo.

Dessa forma, quando esses sintomas começam a surgir, a empresa também pode ser afetada. Isso ocorre porque o rendimento do profissional começa a cair, acidentes de trabalho começam a ser frequentes e o absenteísmo aumenta.

Como prevenir?

A prevenção é a melhor forma de lidar com as situações de fadiga.

Para prevenir, o gestor precisa rever as condições de trabalho, ter flexibilidade de horário durante a jornada, valorizar a área de saúde e segurança do trabalho, além de oferecer ajuda médica quando a fadiga for identificada.

Um ambiente agradável e satisfatório é o ideal para promoção da saúde dos colaboradores e isso é uma responsabilidade tanto da empresa quanto dos funcionários.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outros assuntos como esse e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades! 

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *