Subscribe Now

Trending News

A humanização na saúde com a telemedicina
Telemedicina

A humanização na saúde com a telemedicina

A telemedicina aumenta e fortalece os relacionamentos de confiança entre os profissionais da saúde, pacientes e seus familiares. 

Sabe-se que a Telemedicina e Telessaúde são ferramentas inovadoras com olhar integral a saúde dos pacientes. A telemedicina otimiza o tempo e facilita o estabelecimento do melhor vínculo com seu paciente.

Assim, o seu principal papel na saúde é possibilitar a eficiência do cuidado e intensificar a humanidade na assistência médica.

Atualmente, com o profissional de saúde constantemente ao seu lado. De forma instantânea, garante melhor controle dos parâmetros de saúde ideal para cada paciente.

Continue a leitura e conheça os 3 sinais que a telemedicina apresenta como coadjuvante do cuidado humanizado da saúde.

Tecnologia: construção do cuidado integral

A tecnologia de comunicação e informação em saúde promove:

  • A descentralização;
  • Regionalização;
  • Dissemina informações para todos locais;
  • Garante a equidade e atenção humanizada da saúde.

Além disso, alcança todas as pessoas em todos os locais, ampliando o acesso à saúde. 

Com as mudanças na saúde, é fundamental difundir informações e ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, a instalação de doenças crônicas muito comuns na atualidade são evitadas. 

Associado a esses benefícios da telemedicina, também possibilita a aproximação entre os médicos, enfermeiros e os pacientes. Isso favorece maior integração dos serviços de qualidade por meios eletrônicos (e-health) e pelos sistemas móveis.

3 sinais da telemedicina na humanização dos atendimentos

  • Melhora a relação e confiança médico e paciente: um dos principais benefícios é a capacidade de melhorar a relação entre os profissionais da saúde e médico-paciente- familiares;
  • Informações sobre a doença em tempo real: como muitos pacientes possuem diversas comorbidades associadas, é comum esquecerem de alguns cuidados específicos de cada doença. A partir disso, a telemedicina é capaz de estender esse cuidado em casa, facilitando na hora de tirar dúvidas, evitar erros médicos e minimizar as alterações clínicas do paciente. Assim, por aproximar o indivíduo e o médico, possibilita a percepção de dificuldades quanto ao tratamento e orientação imediata dos cuidados com a saúde;
  • Compromisso com a recuperação dos pacientes: com o atendimento em tempo real, torna-se possível um compromisso e suporte mais de perto com a recuperação adequada da saúde do paciente.

A tecnologia permite transmitir informações evolutivas diariamente para os médicos assistentes dos pacientes, melhorando a educação continuada em saúde visando a assistência mais adequada às pessoas.

Leia mais sobre as inovações tecnológicas que a telemedicina proporciona e como tem melhorado o atendimento humanizado na prática médica.

Texto: Lyz Tavares

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *