Humanização na saúde: O que é, objetivos e benefícios

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A humanização na saúde é um assunto muito recorrente entre todas as instituições de saúde que desejam melhorar o atendimento dado aos seus pacientes.

Isso vem acontecendo na saúde pública e na privada, pois uma das principais reclamações dos pacientes é exatamente o modo que eles são atendidos.  

E, para evitar tais reclamações, os hospitais e clínicas estão trabalhando cada vez mais o atendimento humanizado.

Dessa forma, os funcionários estão agindo com mais empatia, honestidade e paciência, e se importando tanto com a saúde física quanto com a  psicológica dos pacientes.

Por isso, essa missão precisa ir além dos médicos e enfermeiros, ou seja, é uma responsabilidade de todos que trabalham no ambiente hospitalar.

Sendo assim, neste artigo explicaremos mais sobre como se dá a humanização na saúde e os seus benefícios, tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para os funcionários do hospital.

Boa leitura!

O que é a humanização na saúde?

Um atendimento humanizado é aquele focado no relacionamento existente entre profissionais da saúde e seus pacientes.

Dessa forma, o médico consegue fazer um diagnóstico mais rapidamente, pois ele dá atenção a todo o histórico do paciente, e não foco somente no atendimento que está sendo feito.

Assim, essa proposta de atendimento humanizado visa modificar a forma que a medicina age hoje em dia, pois, além de trabalhar somente para a cura dos pacientes,  ele atua para prevenir e conscientizar as pessoas para uma rotina que seja mais saudável e plena.

Quais os principais objetivos da humanização na saúde?

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Dentre todos os objetivos da humanização na saúde, é importante citar que com um atendimento assim, a qualidade dos serviços melhora, e com isso os tratamentos bem como as chances de cura do paciente.

Assim, a humanização começa com a qualidade dos serviços, tais como, uma abordagem acolhedora, gentil e leve torna o dia a dia de todos que trabalham na unidade hospitalar melhor. 

Isso acontece, pois com uma comunicação não violenta e transparente, as relações dentro das equipes de saúde ficam cada vez melhores.

Outros pontos importantes do atendimento humanizado são a estrutura e a jornada que o paciente tem dentro do estabelecimento de saúde, pois eles precisam estar em locais confortáveis para espera, conseguir informações corretas bem como ter filas menores.

Os procedimentos humanizados também influenciam na escolha dos pacientes, pois eles tendem a escolher os locais que são acolhidos da melhor forma.

Afinal, se a pessoa está procurando um serviço de saúde é porque elas estão em um momento difícil, e, quando tem um atendimento humanizado, elas se sentem mais tranquilas e acolhidas.

Qual a importância da humanização na saúde?

A humanização na saúde é muito importante pelo fato de que ela faz as rotinas hospitalares melhores para todos.

Assim, ao invés de haver interações distantes e frias, esse conceito é feito de uma forma mais próxima facilitando assim a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde.

Outrora, ao fazer a anamnese (entrevista com o paciente) e colher os dados essenciais para o diagnóstico, o acolhimento é indispensável para otimizar os procedimentos que ocorrem dentro da unidade de saúde.

Além disso, a humanização da saúde gera um espírito de colaboração entre empregados, lideranças e pacientes, o que abre espaço para a melhora contínua dos serviços prestados.

Quais as características de um atendimento humanizado na área da saúde?

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O atendimento humanizado na área da saúde é o resultado da aplicação de várias diretrizes que foram feitas para melhorar o cuidado e dar voz a todas pessoas envolvidas no atendimento.

Dessa forma, se você já foi atendido com educação e acolhimento em uma unidade de saúde, muito provavelmente você , se você sabe como funciona na prática a humanização nessa área.

Entretanto, para que isso ocorra, é necessário adaptar todos os processos, cultura e estrutura do local  para ser possível oferecer um serviço de qualidade.

Por isso, a seguir mostraremos as diretrizes que a Política Nacional de Humanização incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS), e que são uma referência para o atendimento humanizado.

Acolhimento

Em humanização na saúde, o acolhimento nada mais é que reconhecer integralmente as necessidades que o paciente tem, ou seja, tanto no âmbito físico como psicológico.

Isso gera confiança e aumenta o vínculo entre todos os envolvidos.

Gestão participativa e cogestão

Esse ponto é referente à gestão dos locais que cuidam da saúde.

Ou seja, a gestão é feita com a participação de todos e oferece espaço para feedback e sugestões de melhoria.

Ambiência

Já esse ponto é referente a construção de espaços mais acolhedores e saudáveis para os pacientes e trabalhadores da área de saúde, o que também faz parte da humanização na saúde.

Assim, os locais  são ambientados para facilitar o encontro, as conversas e o acolhimento de todas as pessoas.

Clínica ampliada e compartilhada

Com a humanização da saúde, a gestão do atendimento é feito para chegar a soluções compartilhadas, onde os profissionais e os usuários ficam comprometidos com as terapias e ações necessárias para vencer as doenças.

Valorização do trabalhador

Para que os trabalhadores atendam os pacientes com acolhimento e empatia é preciso que eles tenham acesso a cursos e conteúdos de atualização, e, dessa forma, ele também vai ser valorizado.

Defesa dos direitos dos usuários

Os funcionários precisam agir de forma que os pacientes saibam e tenham acesso a todos os seus direitos, para que dessa forma, caso precise, eles consigam defender os seus direitos.

Quais são os benefícios da humanização da saúde?

humanizacao na saude medico paciente

Um serviço de saúde humanizado ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, pacientes e seus familiares.

Afinal, o acolhimento ajuda a evitar conflitos, cenários violentos e desrespeito entre os envolvidos, reduzindo dessa forma a ocorrência de eventos negativos e estressantes.

Escutar ativamente o paciente também aumenta a eficiência dos procedimentos e com isso os resultados tendem a ser melhores utilizando poucos recursos.

Portanto, aumentar a humanização é interessante para todos os envolvidos no atendimento de saúde.

Conheça, abaixo, as principais vantagens dessa estratégia.

Melhoria na eficácia do tratamento

O paciente precisa de um acompanhamento e atenção constante, desde o momento que entra no hospital ou clínica até receber alta.

Isso porque, geralmente ele chega frágil física e emocionalmente devido às incertezas que ele tem em relação a gravidade e aos riscos de sua doença

Dessa forma, quanto mais acolhimento ele receber, seus temores vão diminuindo e seu tratamento terá mais eficácia.

Satisfação do paciente

Você já ouviu sobre a experiência do usuário ou UX?

Se nunca ouviu saiba que seu conceito não é relacionado somente a negócios ligados à internet ou tecnologia, ou seja, ele pode ser utilizado também na área da saúde.

Dessa forma, o cliente ou usuário é o paciente que está sendo tratado e sofrendo os impactos da atendimento bem como avaliando o tratamento recebido no estabelecimento de saúde.

Assim, com o empoderamento e as opções de serviços ele pode escolher voltar ou  não à unidade, levando em consideração o tratamento recebido pelos funcionários, a estrutura do estabelecimento, se há ou não filas e os procedimentos.

Por isso, é muito importante investir na humanização para aumentar a satisfação dos pacientes, proporcionando experiências positivas a eles.

Maior confiabilidade para a instituição

O nível de confiabilidade com a instituição vem da forma que as pessoas são atendidas na instituição.

E, para conseguir alcançar essa confiança, é necessário ouvir e acolher o paciente.

Assim, existindo esses laços, o estabelecimento de saúde passa a ser conhecido pela humanização, e sua reputação passa a ser mais sólida junto à comunidade, parceiros, empregados e lideranças.

Impacto positivo no clima organizacional

A existência de um clima organizacional de respeito entre os colaboradores evita que ocorra práticas abusivas, como bullying e assédio moral, o que desgasta as relações entre empregados e organizações.

E, no ambiente de saúde, esse raciocínio também é válido, entretanto tem o adicional de que as atitudes dos colaboradores afetam diretamente a saúde e a vida das pessoas.

Assim, o tratamento humanizado consegue aliviar toda a pressão bem como aumentar a tolerância das pessoas, o que fortalece e aperfeiçoa o respeito às diferenças.

Fidelização dos usuários

Ao entender as necessidades do paciente, isso traz alguns benefícios para a instituição de saúde, incluindo sua fidelização e colaboração para atrair mais clientes.

Isso acontece pois, sempre que a pessoa é bem atendida, quando precisar de um novo atendimento ela com certeza irá voltar, e caso alguém precise, ela indica o hospital ou clínica onde foi bem atendido.

Equipe mais satisfeita e engajada

 Ao manter a equipe satisfeita, certamente os resultados do estabelecimento serão cada vez melhores.

Isso porque, um funcionário satisfeito com seu local de trabalho dá o melhor de si para conseguir alcançar os objetivos e metas da empresa.

Já o engajamento faz o funcionário agir com dinamismo, criatividade, e visão sistêmica.

Como podemos trabalhar humanização na saúde?

Para que a equipe do estabelecimento implemente a humanização na saúde, é necessário capacitar os colaboradores, pelo fato de eles serem os alicerces para todos os atendimentos.

Um treinamento único para a equipe não será o suficiente para manter a qualidade do serviço oferecido.

Assim, a equipe de atendimento precisa receber treinamentos constantes, para sanar suas dúvidas e dessa forma conseguir atender os pacientes corretamente.

Como a humanização pode ser aplicada na área da saúde?

humanizacao na saude medica explicando paciente

É possível aplicar a humanização na saúde em diversas esferas de atendimento, ou seja, nas interações com pacientes, acompanhantes, bem como no ambiente em que elas estão inseridas.

Isso porque, nem tudo depende exclusivamente do comportamento dos funcionários, pelo fato de existirem questões ligadas à cultura organizacional e ao local em si.

Por isso, logo abaixo separamos alguns detalhes sobre cada esfera.

Relação dos profissionais de saúde com o paciente

Todos os procedimentos, conversas e linguagem corporal devem ser focados no relacionamento com os pacientes.

Por isso, todos esses fatores precisam ser tratados com bastante atenção para que o cliente tenha uma experiência positiva, e a instituição consiga fidelizá-lo.

Porém, isso não quer dizer que os funcionários precisam se lembrar de todos os dados dos usuários, mas que elas tenham ferramentas que otimizem tais informações. 

Assim, ao invés de ignorar o paciente, é fundamental que os funcionários entendam as queixas deles e trabalhem para que elas sejam respondidas de modo adequado.

Atendimento aos familiares do paciente

Na maioria das vezes os familiares que tomam a frente no momento de solicitar o atendimento ao paciente, que muitas vezes está incapacitado por causa da sua doença. 

Assim, muitas vezes os acompanhantes chegam ao hospital ou clínica muito agitados e preocupados com o paciente, e por isso, os funcionários precisam ser capacitados para falar e acolher os acompanhantes também. 

Por isso, é importante treinar a empatia das equipes para responder com cautela aos familiares.

Ambiente físico

O último fator que interfere muito no atendimento é o ambiente físico, pois ele colabora para o acolhimento e o fluxo de pessoas.

Por isso, é fundamental que a unidade tenha equipamentos e leitos suficientes para conseguir atender a demanda de pacientes com humanização na saúde.

Qual é a relação da humanização na saúde com a Lei LGPD?

As instituições que usam recursos como prontuário eletrônico do paciente, resultados de exames online, entre outros, precisam estar atentas com o armazenamento desses dados.

Por esse motivo que a Lei Geral de Proteção de Dados começou a regulamentar a coleta e o tratamento de tais dados, para que isso seja feito de forma segura.

Assim, a LGPD serve para regulamentar qualquer tipo de empresa, inclusive as instituições de saúde.

Dessa forma, é preciso que as instituições estejam atentas  a todas as normas para, para conseguir garantir a segurança do usuário.

Assim, todos os softwares usados para digitalização e armazenar os dados dos pacientes precisam respeitar a privacidade do paciente.

Entre os dados que devem estar presentes, de acordo com informações do Conselho Federal de Medicina (CFM), estão:

  • Histórico familiar;
  • Anamnese;
  • Descrição e evolução de sintomas e exames,
  • Indicações e tratamentos e prescrições.

O órgão que fiscaliza o sigilo dos dados penaliza a instituição em casos de vazamento de informações, e tal punição é bem rigorosa, pelo fato de tratar de dados extremamente sensíveis.

Por isso, é recomendado que o sistema para a gestão de dados esteja de acordo com a LGPD na saúde, e que seja confiável e reconhecido no mercado.

Como um atendimento humanizado contribui para colaboradores mais engajados?

É importante ressaltar, também, que ao implementar o atendimento humanizado, é preciso investir na capacitação dos colaboradores, pois eles são a comissão de frente da instituição. 

Assim, deve ser feito treinamentos constantes com a equipe, pois somente um não será o suficiente para manter a qualidade do serviço oferecido.

 Dessa forma, com um treinamento constante e um bom local de trabalho, o atendimento será feito com eficiência e os colaboradores ficarão cada vez mais engajados.

Tecnologia: construção do cuidado integral

A humanização traz inúmeros benefícios tanto para a instituição de saúde quanto para os pacientes.

E para ajudar nesse processo, é necessário contar com tecnologias como o sistema de gestão.

Tal software ajuda na integração dos dados e dos  processos de todos os setores da instituição, e com isso ocorre a padronização do atendimento ao usuário.

Assim, funcionalidades como o prontuário eletrônico, por exemplo, ajudam na organização das informações dos pacientes, para que, dessa forma, o atendimento seja focado em cada necessidade dos pacientes.

Entre os motivos para começar a usar a tecnologia no atendimento humanizado, podemos destacar

  • Histórico completo do paciente;  
  • Maior agilidade no atendimento; 
  • Diagnósticos assertivos;
  • TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas. 

3 sinais da telemedicina na humanização dos atendimentos

Conheça os 3 sinais que a telemedicina apresenta como coadjuvante do cuidado humanizado da saúde.

  • Melhora a relação e confiança médico e paciente: um dos principais benefícios é a capacidade de melhorar a relação entre os profissionais da saúde e médico-paciente- familiares;
  • Informações sobre a doença em tempo real: como muitos pacientes possuem diversas comorbidades associadas, é comum esquecerem de alguns cuidados específicos de cada doença;
  • Compromisso com a recuperação dos pacientes: com o atendimento em tempo real, torna-se possível um compromisso e suporte mais de perto com a recuperação adequada da saúde do paciente.

Conheça a Conexa Saúde

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A Conexa Saúde oferece um atendimento dinâmico, compartilhando experiências, sentimentos, opiniões e informações.

Isso porque, muitos pacientes podem estar sofrendo de depressão, ou qualquer outra doença e por isso necessitam de um atendimento mais humanizado.

E a Conexa Saúde faz isso por meio da boa comunicação, conseguindo assim informações valiosas para a conduta terapêutica.

Sendo assim, é possível modificar o curso da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Assim, para um atendimento humanizado é necessário acolher e conhecer as especificidades de cada paciente.

A seguir, informaremos o modo que a Conexa Saúde trata cada um dos seus pacientes:

  • Estabelece uma relação respeitosa;
  • Reconhecer que seus pacientes são capazes de compreender as perguntas que lhe são feitas ou as orientações que lhe são fornecidas;
  • Falam diretamente com o paciente que está consciente, e, quando ele não consegue entender, explica para o seu acompanhante;
  • Chamar a pessoa por seu nome e manter contato visual; 
  • Utilizar linguagem clara e evitar usar termos técnicos. 

Conclusão

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Neste artigo, explicamos sobre o conceito, às aplicações bem como os benefícios que de um atendimento humanizado na saúde.

Dessa forma, pode-se entender que um atendimento assim promove ambientes colaborativos e participativos para tornar o atendimento acolhedor.

Com isso, pacientes, acompanhantes, funcionários e instituições ganham ao  apostar nessa estratégia, pois, juntos, eles constroem um relacionamento mais harmonioso.

Texto: Lyz Tavares

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