O que é Mindfulness? Saiba mais sobre esse aliado da saúde mental

O que é Mindfulness e como ele melhora a produtividade e a saúde mental?

O imediatismo e o excesso de informação no dia a dia têm nos feito viver de forma mais automática. Com a alta quantidade de estímulos, acabamos por sentir uma imensa dificuldade de ter foco – e é aqui que entra o Mindfulness.

Já em 2010, dois psicólogos da Universidade de Harvard realizaram um estudo que apontou que a nossa mente está dispersa em 47% do tempo. Em outras palavras, é como se passássemos quase metade do nosso tempo pensando no passado ou no futuro, e não vivendo o presente.

Sabemos que falar em “viver o presente” pode parecer algo clichê e bobo, mas a verdade é que passamos a sobrecarregar nossa cabeça com informações que roubam toda a nossa atenção, mesmo quando já estamos realizando uma atividade.

Por exemplo, sabe quando escovamos os dentes e deixamos a mente divagar para nossos próximos afazeres e preocupações? É como se estivéssemos repetindo esse comportamento com outras atividades, inclusive, menos simples do que a higiene bucal.

E essa sobrecarga está impactando diretamente a nossa saúde mental, e, por consequência, refletindo em nossos relacionamentos, afazeres de rotina e até mesmo no trabalho.

Nesse sentido, a técnica de Mindfulness pode ser uma ótima aliada no momento de trabalhar a habilidade de focar.

Vale lembrar que o excesso de pensamentos pode ser sintoma de problemas de ansiedade, burnout, e até depressão, e por isso, sempre é aconselhado o acompanhamento psicológico e psiquiátricos. Afinal, o Mindfulness não substitui de forma alguma o acompanhamento profissional, e sim, funciona como uma ferramenta auxiliar.

Sendo assim, confira agora o que é o Mindfulness e como ele pode ajudar a otimizar a sua saúde mental!

Afinal, o que é Mindfulness?

Em resumo, o termo Mindfulness une as palavras em inglês “mind”, que significa “mente”, e “fulness”, que quer dizer “completo”, sendo traduzido como Atenção Plena. Sendo assim, é uma técnica de autocontrole que busca otimizar a nossa capacidade de focar de maneira plena no momento presente.

Nesse sentido, essa prática incentiva a intenção de estar 100% consciente do nosso estado corporal e emocional durante as atividades da rotina. Conectando o pensamento com a ação, passamos a disciplinar nossa mente de outra forma.

Com isso, passamos a nos condicionar a manter a atenção no que estamos fazendo, e, assim, aprender a lidar com o nosso fluxo de pensamento.

Essa busca ao foco tem origem do oriente médio e do budismo. Apesar de não ser uma técnica de meditação, sua prática usa alguns elementos semelhantes, como o foco na respiração, por exemplo.

Portanto, podemos entender o Mindfulness como uma ferramenta de apoio para a saúde mental poderosa. Tanto que, quando unida ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, pode auxiliar no tratamento da ansiedade, síndrome de burnout, e até mesmo a depressão.

Afinal, quanto mais treinamos o foco, mais autoconhecimento desenvolvemos, de forma física e mental.

Qual a diferença entre o Mindfulness e a Meditação?

 

Quais são os benefícios dessa prática?

A prática desta técnica ajuda na saúde mental de uma maneira geral. Dentre os benefícios podemos citar:

– Colabora na diminuição da ansiedade, regula as emoções e ajuda a aliviar os impactos causados por emoções negativas

– Melhora a qualidade do sono e permite uma avaliação consciente dos pensamentos

– Pode ser utilizada em tratamentos de depressão, transtornos de ansiedade, síndrome de burnout e até em casos de estresse pós-traumático, associado a tratamentos da medicina convencional

5 dicas para começar a praticar

 

Como aplicar o Mindfulness no ambiente de trabalho?

Já no âmbito profissional, esta técnica tem sido avaliada, reconhecida e até utilizada no desenvolvimento profissional dos colaboradores, possibilitando um aumento da produtividade e aperfeiçoamento da liderança nas empresas.

Agora que você conheceu um pouco dessa prática e seus benefícios já pode iniciar o seu processo de exercitar a atenção plena (mindfulness) que pode proporcionar satisfação e melhora na sua qualidade de vida pessoal e profissional.

Também sugerimos que você acompanhe a Conexa no Instagram e Facebook para sempre ficar por dentro de outros conteúdos que podem te ajudar em sua rotina.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!