O que é Networking e como fazê-lo?

o que é networking

A palavra de origem inglesa é a queridinha do momento, principalmente dos profissionais de RH e de comunicação, sendo sempre relacionada às relações de trabalho. Num mundo conectado, o profissional 360 tem que ter a sua rede de contatos em dia para ganhar destaque na profissão. 

É uma ferramenta importante e pode até ser decisiva devendo ser cultivada sempre- estando dentro ou fora do mercado- dizem os especialistas. Isso porque estabelece uma rede de conexões, que pode te ajudar, como uma referência ou indicação, por exemplo.

Ela também possibilita troca de conhecimentos e experiências entre pessoas com interesses comuns. Essa, aliás, é a principal regra do networking: não só aproveitar o que o outro pode proporcionar, mas também ter algo a oferecer, não de uma forma forçada, mas o mais natural e profissional possível. 

Ao longo desse artigo vamos explicar o que é e o que não é networking.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e tome nota! 

O que é networking

Construir uma rede de contatos profissionais faz parte do marketing pessoal. E essa rede não nasce da noite para o dia.  Vai sendo adquirida ao longo do tempo e de acordo com nossa disposição para que isso aconteça.

Sabe aquele cafezinho ou Happy Hour depois do expediente? E o coquetel de um patrocinador? Dessas conversas podem surgir ideias e oportunidades, mas se você não for nunca vai saber. Nem tudo acontece dentro do escritório e é preciso abrir a mente para isso.

O que não é networking

Mas também não estamos falando em sair com os grupos com o único intuito de tirar proveito desse contato. Isso não é networking. É má fé. E quase sempre não dá certo. Pega mal e pode ter o efeito contrário. Ao invés de montar uma rede, você pode ficar com a imagem manchada no meio.

A relação tem que ser sempre transparente e de troca. Todos devem ter algo para oferecer de forma natural e sem esperar retorno. Quando você age com boa vontade a energia flui e as coisas caminham bem para todos.

Vantagens 

A principal vantagem de construir uma boa rede de relacionamento profissional é ser visto. Pois como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Daí a importância de manter esses contatos, pois, em algum momento podem ser úteis.

Se uma vaga surge e você não cultivou essas conexões, não será lembrado.  A troca de experiências também é um ótimo aprendizado, tanto quando nos relacionamos com gente de áreas diferentes, como similares à nossa. 

Como fazer networking

A rede pode ser criada de várias formas, mas algumas são essenciais:

  1. Mantenha suas redes sociais atualizadas e use para divulgar seus trabalhos;
  2. Conecte-se com pessoas de todo tipo. Você vai se surpreender com o aprendizado;
  3. Frequente palestras, cursos, workshops, onde possa conhecer especialistas na sua área e aprimorar seus conhecimentos;
  4. Marque encontros fora do escritório para discutir ideias: cafés, restaurantes; 
  5. Seja receptivo a convites de eventos sociais relacionados ao trabalho;
  6. Não seja hater nas redes sociais. Principalmente se for para falar mal do trabalho; Assuma uma postura low profile;
  7. Demonstre interesse pelo trabalho de outros profissionais;
  8. Seja prestativo e esteja disposto a ajudar sem interesse;
  9. Estude sempre. Além de aprimorar seus conhecimentos, o meio acadêmico é um terreno fértil para boas relações.

Linkedin

Não há como falar sobre rede de relacionamentos profissionais e não falar do Linkedin.  Ele se consolidou como uma das mais importantes plataformas nesse quesito. Lá é possível não só contatar as pessoas diretamente, como aprender muito com os principais produtores de conteúdo, através de webnars, lives, cursos, artigos.

É talvez o melhor contato com essas fontes. Inclusive porque possibilita interação direta. Então, tenha seu perfil atualizado, leia, comente, participe das ações, divulgue seus trabalhos. O importante é estar presente.

Texto: Luciana Cavalcante

Este artigo sobre networking foi útil para você? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes e exclusivos como este.

Leia também o nosso artigo sobre Networking médico na saúde!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!