Subscribe Now

Trending News

O que é saúde do trabalhador: amplie resultados empresariais
Saúde no Trabalho

O que é saúde do trabalhador: amplie resultados empresariais

Todos os trabalhadores fazem parte de um conceito chamado de ‘força do trabalho‘. Isso significa que este trabalho sustenta a base econômica da sociedade. Portanto, as empresas e o mercado precisam que os trabalhadores se mantenham aptos para continuar a produzir. 

De acordo com a OMS, a saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são valiosos bens individuais, comunitários e dos países. 

Por outro lado, a Organização também aponta que os maiores desafios para a saúde do trabalhador atualmente e no futuro são os problemas de saúde ocupacional.

A conclusão é clara: a saúde do trabalhador é a saúde da empresa.

Trabalhadores saudáveis são dispostos, o automaticamente os resultados empresariais serão melhores.

Saúde como estratégia

Políticas de metas são muito comuns. Além de aplicá-las para os colaboradores, as empresas também devem ter as suas próprias.

As metas são estabelecidas para garantir e/ou melhorar os resultados empresariais. E uma das principais metas que qualquer instituição deve ter como absoluta é a saúde do trabalhador.

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) afirma que ”a saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo”.

Traduzindo para português claro: saúde é sinônimo de resultado. Trabalhadores aptos e saudáveis conseguem trabalhar mais e melhor. 

Manter a equipe com a saúde em dia é o melhor investimento a longo prazo que qualquer empresa pode ter.

Quando o trabalho afeta a saúde

Agora que você já entendeu que terá melhores resultados empresariais ao investir na saúde dos trabalhadores, vamos à prática.

Na correria do dia a dia e com o peso das responsabilidades da vida adulta, é comum que a saúde se torne uma preocupação secundária.

Todos conhecem ao menos uma pessoa que trabalha tão além do que deveria, que só tem tempo de se alimentar com fast food e comida congelada. 

Ou aquele alguém que desenvolveu um vício – seja cigarro, café, açúcar – depois de ter conseguido aquele cargo.

E também uma famíla que entrou em crise porque alguém deixou de estar presente em casa por virar noites no escritório.

O que estes perfis têm em comum? Em todos eles, o trabalho agiu como um elemento disruptivo para a saúde mental e física. E nenhum destes casos deve ser considerado normal.

Política do estímulo

Por isso, é essencial que o ambiente de trabalho não fomente ainda mais este comportamento não saudável. Muito pelo contrário, deve-se assumir uma postura estimulante.

Para não ficarmos apenas no mundo das ideias, vamos citar algumas sugestões de como estimular a saúde dos trabalhadores na prática.

No blog da Conexa Saúde, já escrevemos um artigo completo sobre a importância de ter colaboradores que pratiquem exercícios físicos nas empresas que é um complemento ideal para este, então confira.

Anote as sugestões de como aplicar o estímulo saudável na prática e os sugira para o RH da sua empresa:

  • Se a empresa servir snacks, opte por versões saudáveis;
  • Acabe com a área de fumantes. O fácil acesso e ambiente social do fumódromo fomenta o vício. Quem quiser fumar, ainda poderá o fazer na rua. Mas é importante que a empresa não sustente este comportamento.
  • Em épocas de vacinação, faça ações que tragam profissionais da saúde para o escritório para vacinar os colaboradores.
  • Inclua um plano de academia (ou desconto) na lista de benefícios dos funcionários;
  • Permita que os colaboradores trabalhem de home office em um dia da semana.

É importante que empresas se preocupem da saúde dos colaboradores não apenas porque eles são os responsáveis por fazer a economia girar, mas porque são pessoas.

E para que estas pessoas possam vestir a camisa da empresa e deem o melhor de si no serviço, elas precisam se sentir prezadas, valorizadas e dispostas mental e fisicamente. Dessa maneira, os resultados empresariais surgem como um resultado natural.

Gostou das dicas? Tem muito mais em nosso LinkedIn, nos siga por lá!

Texto: Manoela Caldas.

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *