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O que você deve saber sobre o kit de primeiros socorros para empresa
Saúde no Trabalho

O que você deve saber sobre o kit de primeiros socorros para empresa

Garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores é um fator primordial em qualquer setor. Apesar disso, há muitas organizações que acabam deixando essa preocupação de lado e esquecendo-se, principalmente, de contar com itens essenciais, como o kit de primeiros socorros para empresa, que é fundamental e obrigatório por lei.

Sendo assim, se você quer evitar riscos, garantir os cuidados com os seus funcionários em situações diversas e ainda fugir de possíveis multas, não deixe de conferir nossas dicas e informações sobre o kit de primeiros socorros para empresa. Vamos começar?

Afinal, por que é tão importante ter um kit de primeiros socorros na empresa?

O kit de primeiros socorros é um item essencial nas corporações, pois possibilita os primeiros cuidados ao funcionário em caso de algum incidente que venha a causar danos à sua saúde. Ou seja, o momento entre o ocorrido e a chegada do atendimento profissional é crucial para garantir a estabilidade e controle da situação, graças ao uso de medicamentos e acessórios básicos, que podem ser manuseados até por outro colega de trabalho.

Essa ação simples faz toda a diferença, podendo, até mesmo, salvar vidas.

O kit de primeiros socorros para empresa é obrigatório?

Sim! De acordo com a NR 7.5.1, do Ministério do Trabalho e Emprego, toda empresa tem a obrigação de manter, pelo menos, um kit de primeiros socorros em suas dependências e que contenha os itens e materiais necessários para garantir as primeiras tentativas de manter o funcionário vivo ou estável, até que o atendimento médico chegue.

Vale ressaltar também que essa norma engloba todos os tipos de empresas, independentemente do tamanho, do setor de atuação e do número de funcionários, variando apenas os tipos de itens, de acordo com as caraterísticas do negócio.

Quais itens precisam estar no kit de primeiros socorros para empresa?

Como citamos acima, tudo aquilo que vai constar dentro do kit está ligado às características da atividade exercida no ambiente e está descrito no PCMSO.

No entanto, entre todos os itens obrigatórios, destacamos os seguintes:

  • máscara facial;
  • luva de procedimento cirúrgico (descartável);
  • óculos de proteção;
  • gaze;
  • ataduras;
  • algodão;
  • pinça;
  • curativo adesivo;
  • cotonete;
  • bolsas térmicas, quentes e frias;
  • sabão líquido bactericida;
  • esparadrapos;
  • talas;
  • tesoura de ponta redonda;
  • álcool;
  • água oxigenada;
  • soro fisiológico.

Da mesma forma que é preciso constar todos esses itens, há outros que são proibidos, como anti-inflamatórios, analgésicos e outros tipos de remédios.

Como fazer a manutenção do kit de primeiros socorros para empresa?

Não é necessário que todos os funcionários da empresa saibam utilizar ou manter o kit de primeiros socorros em dia. Por isso, a importância da CIPA e de eventos, como o SIPAT, para eleger, pelo menos, um responsável pela segurança em cada setor.

Essa pessoa deve ser treinada sobre a utilização e função de cada item, saber onde eles ficam armazenados e, principalmente, atentar à manutenção constante do kit, levando em consideração as reposições necessárias por uso, data de validade e condições dos materiais.

Enfim, contar com um kit de primeiros socorros para empresa deve ser visto muito mais como uma obrigação legal. Afinal, trata-se realmente de um acessório fundamental e extremamente necessário para a segurança e o bem-estar de sua equipe.

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