Oncologia: a importância do homem saber pedir ajuda

oncologia homem

O incentivo pelo diagnóstico do câncer de próstata tem o “Novembro Azul” como foco, mas a conscientização deve acontecer o ano todo. A campanha trata sobre a importância dos cuidados de prevenção sobre o câncer de próstata e alerta sobre a necessidade do cuidado em saúde para a população masculina.

Ainda perdura o estereótipo machista de que o cuidado em saúde geral por parte dos homens é sinal de fraqueza. Costumo dizer que fraqueza mesmo é quando o silêncio toma lugar ao pedido de ajuda. O “sofrer calado” tem se revelado um agravo sério à saúde dos homens.

Uma doença grave como o câncer torna o sentimento de vulnerabilidade quase inevitável. Mas é importante que o homem saiba pedir ajuda. É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.

A resistência masculina em fazer exames e procedimentos de saúde

Essa barreira masculina é bastante prejudicial, pois pode levar ao agravo de uma doença que poderia ser descoberta previamente. A prática de psicologia clínica revela que para muitos homens, o bem estar geral está relacionado a apenas a estabilidade da saúde sexual, ou seja, a simplificação do associar a saúde do homem à saúde sexual.

Isto nos revela que a necessidade de direcionar os cuidados a saúde do homem as outras áreas da saúde, tais como a saúde mental, as questões relacionadas à sexualidade e a saúde reprodutiva, o uso/abuso de álcool, sobre a questão da obesidade e sobre a temática da prevenção a violência.

O início de uma grande batalha

Muitas visitas médicas, muitos hospitais e investimento em tratamentos, desde quimioterápicos até radioterapias… E junto com tudo isso começa a ansiedade, insônia, agitação e o medo.

Reações comuns de quem está em uma batalha pela vida. Mas em muitos casos a dor não controlada (que pode ser decorrente de cirurgias ou tratamentos) pode agravar os sintomas, trazendo a irritabilidade, a raiva, o desespero e crises agudas de ansiedade. E o sentimento de tristeza começa e se tornar mais presente no dia-a-dia.

E isso tudo pode justificar porque a depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum em pacientes com câncer, com prevalências variando de 22% a 29%. (vide artigo referenciado), e depois fica difícil saber quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. Ou seja, se a depressão aumenta a intensidade da dor ou se ela é uma das consequências da dor. Mas de uma coisa sabemos: que existe uma relação entre ambos.

Saúde mental para entrar nessa luta

Então, tão importante quanto buscar um tratamento eficiente para o câncer, é estar saudável emocionalmente para lutar nesta batalha.  Já se sabe que a depressão se associa a um pior prognóstico e aumento da mortalidade pelo câncer. 

É muito comum querer parecer forte, e ocultar os sintomas da depressão, como uma forma de fazer acreditar que “sou um paciente do qual vale a pena investir”. Mas o quanto antes começar a cuidar do seu lado emocional, melhor são as possibilidades de ele ser um aliado nesta guerra.

Percebemos que é muito importante a existência de suporte social, como família e amigos. Os antidepressivos também ajudam, mas nem todos os casos necessitam de medicamentos. Às vezes, o acompanhamento psicológico já é suficiente. Além disso, é bom alinhar à terapia, a alimentação saudável, atividades físicas, relaxamento, dentre outras.

Se dar conta da finitude pode ser muito assustador. Mas quando nos descobrimos fortes para viver, com toda intensidade, com medos e também superações, podemos nos experimentar de maneira que não tínhamos imaginado. E nos perceber mais humanos, fracos e fortes ao mesmo tempo, mas sobretudo, capazes de vencer!

A importância do acompanhamento psicológico

A psicoterapia faz com que as pessoas conheçam melhor a si mesmos e aos outros. A terapia nos ajuda a se dar conta das faltas e possibilidades, dos próprios limites, dos prazeres e desprazeres das diversas situações da vida. A terapia faz com que as pessoas lidem melhor com as questões conflitivas do passado, permitindo o acesso a uma boa vida no presente e a construção de relações mais saudáveis no futuro.

Fazer terapia faz parte da promoção de saúde mental, que é algo que se faz necessário no dia-a-dia. Práticas de atividade física, encontros com os amigos, atividades de lazer, viagens, assistir a um jogo de futebol (se o seu time estiver ganhando) também são ações que podem ajudar ao combate do estresse diário visando uma melhor qualidade de vida.

Ressalta-se que o cuidado com a saúde do homem deve ser constante e permanente, não devendo concentrar-se apenas no mês de novembro. Procurar ajuda de um psicólogo e/ou outro profissional de saúde é um gesto nobre que merece respeito e consideração. O sofrimento silencioso é altamente destrutivo e prejudicial, pedir ajuda é um ato de ir de encontro a algo que pode ser tratado e melhorado. ́

Caso precise, fale, procure ajuda!


Texto:
André Figueiredo Pedrosa CRP 12/10833
Patrícia Lenine – CRP: 05/20557

 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!