Por que existe o Dia do RH?

Entenda como funciona o dia do RH

O mês de junho marca uma data importante para profissionais de Recursos Humanos. Afinal, o dia 03 de junho foi escolhido como o Dia do RH, para homenagear essa área cada vez mais importante e estratégica nas empresas.

E a área é relativamente recente. Nesse sentido, o RH derivou da área de “Recursos Industriais”, criado no início do século 20, com intuito de estruturar a relação entre empregados e empregadores. Nesse sentido, a importância do departamento vem aumentando com o passar dos anos, e as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir no bem-estar do seu capital humano.

Por isso, as habilidades desses profissionais são algumas das mais promissoras no mercado atual. Além disso, a pandemia de Coronavírus reforçou o papel da gestão de pessoas para que as empresas superassem a crise.

Sendo assim, continue a leitura para entender a a importância do setor de Recursos Humanos nas empresas, e por que temos um dia dedicado a esses profissionais!

Como nasceu o dia do RH?

O Dia do RH não acontece apenas aqui no Brasil. Na verdade, foi a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA – World Federation of People Management Associations) que instituiu o dia 3 de junho para realizar um evento em comemoração ao profissional de Recursos Humanos, em 1976.

Nesse sentido, o dia foi escolhido justamente por ser a data da criação da WFPMA.

Em seguida, o Brasil também reconheceu a relevância dessa área, e por isso criou a Associação Paulista de Administração Pessoal, atualmente chamada Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).  

Dia do RH: Mais do que recrutadores 

Ainda hoje é comum que a área de RH seja vista apenas por lidar com processos como recrutamento e seleção de colaboradores. Por outro lado, é importante entender que esses profissionais devem ocupar uma posição estratégica nas empresas.

Nesse sentido, diversos processos organizacionais dependem do departamento de RH. Afinal, além de recrutar e selecionar talentos, também devem acompanhar a rotina de colaboradores e líderes, por exemplo, contribuindo para o aumento do engajamento e produtividade de maneira assertiva.

Além disso, a evolução tecnológica também está criando novas possibilidades de atuação para o RH, aumentando seu alcance na empresa.

Na prática

Existem diversas formas de atuar como profissional de RH. Nesse sentido, a área é responsável por realizar atividades que otimizem a produtividade dos times, como treinamentos, avaliações e incentivando o feedback.

Contudo, o crescimento do mercado diversificou ainda mais as funções do RH. Alguns exemplos são:

  • Consultor de recursos humanos; 
  • Analista de recursos humanos; 
  • Gerente ou diretor de recursos humanos. 
  • Supervisor e analista de cargos, salários e carreiras; 
  • Assistente de departamento de pessoal; 
  • Analista de treinamento e capacitação.  

Formação de profissionais de Recursos Humanos

Em geral, para ser um profissional de RH, a pessoa deve ter o curso de Tecnólogo de Gestão de Pessoas. Na maior parte dos casos a graduação dura dois anos, e conta com disciplinas como:  

  • Administração financeira; 
  • Comunicação institucional;  
  • Empreendedorismo;  
  • Ética; 
  • Gestão estratégica de pessoas;  
  • Legislação;  
  • Psicologia;  
  • Segurança do trabalho; 
  • Métodos de contratação e recrutamento. 

Por outro lado, é importante ressaltar que existem outros profissionais que podem ocupar cargos no RH. O psicólogo, por exemplo, tem uma graduação de 5 anos e pode atuar tanto em hospitais e consultórios, quanto na área de Recursos Humanos. 


Viu como os profissionais de RH são importantes para a estratégia da empresa?

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar a importância da área!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!