Possibilidades que surgem com a telemedicina

possibilidades telemedicina

O atual contexto de pandemia e isolamento social propiciou diversos desafios à prática da medicina, tais como o aumento da pressão do sistema de saúde público e a diminuição da carga horária e fluxo de pacientes em consultórios médicos particulares.

Com isso, a fim de assegurar o cuidado da população, surgem novas oportunidades com reconhecimento da possibilidade e a eticidade da utilização da Telemedicina no país, além do que está estabelecido na Resolução CFM nº 1.643/2002, que continua em vigor.

Conheça algumas modalidades da Telemedicina

Teleconsulta: consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e paciente localizados em diferentes espaços geográficos;

Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet, realizado por médico com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento;

Teleorientação: orientação médica a distância e o encaminhamento de pacientes em isolamento;

Telemonitoramento: monitoramento a distância de parâmetros de saúde e/ou doença, sob supervisão ou orientação médicas; e

Teleinterconsulta: troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Surge então, um novo leque de possibilidades para classe médica empreender e se adequar à nova realidade, garantindo à população acesso remoto a profissionais da saúde e aliviando a demanda do sistema de saúde público.

As possibilidades que a telemedicina oferece

Agilize boa parte do seu trabalho presencial e otimize seu tempo. Com uma teleconsulta de primeira vez você consegue fazer a arte da medicina diagnóstica acontecer com uma boa anamnese. Já é possível coletar todos os dados da história do paciente, todos os exames complementares prévios realizados, elaborar as principais hipóteses diagnósticas e até mesmo adiantar a solicitação de alguns exames que serão imprescindíveis para o segmento da investigação clínica.

Assim, o tempo de uma consulta de uma primeira vez física pode ser encurtado e você pode reservar esse tempo para se conectar melhor com seu paciente e realizar seu exame presencial imprescindível. Com isso, muitas vezes é possível encurtar o tempo até o diagnóstico do paciente. Além disso, alguns médicos conseguem atender, no mesmo período que faziam apenas uma consulta de primeira vez, até 3 consultas presenciais com uma pré avaliação.

Atendimentos completos

Realize laudos, receitas e até pareceres a distância. Com a telemedicina você pode realizar atendimentos completos de pacientes de qualquer lugar do Brasil, superando barreiras geográficas e sanitárias.

O uso de prontuários eletrônicos, agendamento de consultas online, possibilidade do paciente anexar exames antes do momento da consulta, fácil acesso médico ao histórico do paciente e outros métodos de gestão virtuais são instrumentos que ajudam a assegurar a qualidade de uma teleconsulta.

Ademais, emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet, também são importantes possibilidades de telediagnóstico que ampliam as funcionalidades da telemedicina. Afinal, muitas plataformas facilitam a prévia análise das informações de consultas e exames do paciente, permitindo um acompanhamento mais prático da evolução clínica de seu quadro e a realização de laudos e pareceres médicos a distância.

Ferramentas completas de prescrição

Ademais, com a telemedicina surge a possibilidade de se realizar prescrições digitais, com ou sem o uso de certificação. Para isso, muitas plataformas de telemedicina oferecem ferramentas completas de prescrição que, além de permitirem tal funcionalidade, auxiliam a conduta médica do profissional, oferecendo opções como interações medicamentosas, protocolos, solicitação de exames e envio da cópia digital da receita médica.

Os pacientes, por sua vez, recebem a prescrição de forma prática, por SMS ou e-mail, podendo apresenta-la às farmácias também por meio de QR Code ou código de barras.

Monitoramento seguro e prático

Monitore seus pacientes a distância com segurança e praticidade: muitos médicos já realizam follow up de pacientes, porém não recebem remuneração por tal serviço e nem possuem a infraestrutura necessária para garantir que este acompanhamento seja seguro e continuado.

Nesse sentido, a telemedicina surge como veículo para oferecer segurança clínica por meio da facilitação do acompanhamento de pacientes com encontros frequentes, de forma ágil e facilmente acessível para ambas as partes. A partir de tal continuidade de interações, o médico consegue monitorar mais facilmente os desfechos decorrentes das diferentes ações previamente recomendadas.

Ajustes pontuais

Por exemplo, atualmente existem manguitos pressóricos, validados pela Socidedade Brasileira de Cardiologia, que permitem a possibilidade de monitoramento da pressão arterial ambulatorial do paciente, com elaboração de um MAPA ( monitorização ambulatorial de pressão arterial) a partir das informações repassadas. Dessa forma, o médico pode realizar ajustes pontuais de aumento ou redução de doses de anti-hipertensivos prescritos anteriormente.

Além disso, o médico ainda consegue avaliar intervenções pontuais para condutas realizadas previamente em consultas físicas com a telemedicina, por exemplo, um paciente tratado para Febre Chikungunya com sintomáticos após um diagnóstico clínico e acabou evoluindo para a fase crônica.

Após ir ao seu consultório você confirma que o diagnóstico clínico é esse mesmo, solicita às sorologias e demais exames laboratoriais mas já inicia a corticoterapia. No acompanhamento do paciente você vai poder avaliar se houve redução do edema articular, vai poder vai poder fazer o ajuste da sua corticoterapia e dependendo do resultado dos exames complementares vai poder até avaliar outra estratégia além da corticoterapia.

O que achou do artigo de hoje? Deixe seu comentário aqui embaixo! E não esqueça de nos seguir no Instagram!

É médico e gostaria de atender pacientes usando telemedicina? Clique no botão abaixo para começar!
Crie seu CONSULTÓRIO VIRTUAL agora mesmo!

Confira os 7 passos para começar o seu consultório virtual agora mesmo!

Atenda a qualquer hora, de qualquer lugar, até mesmo sem sair de casa!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!