Subscribe Now

Trending News

Identifique o presenteísmo na sua empresa
Saúde no Trabalho

Identifique o presenteísmo na sua empresa

Antes de mais nada, você sabe o que é presenteísmo? Esse é um tema pouco abordado nas empresas e, infelizmente, vem crescendo no mundo corporativo.

Por incrível que pareça, o termo não é o contrário de absenteísmo. Ou seja, o termo faz referência a uma presença do colaborador no trabalho sem produtividade e dedicação do profissional. Sem dúvidas, essa situação afeta o rendimento e pode aumentar, consequentemente, os custos da empresa, se tornando um problema.

Então, esta é uma situação que traz prejuízos, como perdas de prazo, rendimento e produção. Por isso, é importante entender quais são os seus efeitos e como prevenir que ocorra no ambiente de trabalho.

O que é presenteísmo?

Como já foi citado no início do artigo, presenteísmo é a situação em que o trabalhador está presente fisicamente, mas é como se não estivesse. Os pensamentos estão longe por diversos motivos. Isso porque não existe uma concentração ao realizar as atividades, muito menos uma motivação, por mais que exista uma aparência de que está tudo bem.

Mas, nem sempre essa é uma responsabilidade apenas do colaborador, já que a própria cultura organizacional pode reforçar esse comportamento. Certos estigmas e preconceitos acabam fazendo com que o trabalhador demore mais para reconhecer seu problema e buscar ajuda.

Vale lembrar que o presenteísmo pode estar relacionado com estados patológicos, com o adoecimento físico ou mental. Fatores como:

  • Gripes;
  • Resfriados;
  • Dor crônica;
  • Alergias;
  • Problemas gástricos;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Insônia;
  • Sobrecarga de trabalho;
  • Dificuldades de relacionamento com pares ou gestores;
  • Incompatibilidade entre valores pessoais e a cultura organizacional;
  • Riscos relacionados à atividade.

O funcionário ficadesanimado, contando os minutos para ir embora e terminando de qualquer forma as suas obrigações. Não existe um comprometimento com a qualidade do que será entregue.

Também é notável a falta de envolvimento com o que está sendo feito e até mesmo com os rumos da organização em que trabalha. A maioria dos empregados pode apresentar um comportamento característico do presenteísmo em maior ou menor grau, sendo assíduos no trabalho.

Identificando o presenteísmo

O presenteísmo pode surgir em razão do não reconhecimento profissional, falta de feedback e críticas que não são construtivas. Logo, o problema aparece quando não há um equilíbrio entre o esforço do colaborador e o oferecido pela empresa.

Os sinais do presenteísmo estão evidentes na preocupação constante para ir embora e com a falta de rendimento, mesmo sem faltas. Também podem surgir sintomas como dores musculares, dores de cabeça, ansiedade e angústia. Entretanto, o sinal mais comum é a desmotivação e insatisfação.

O nível de estresse dessas pessoas é muito elevado, então, o presenteísmo se torna um mecanismo de sobrevivência. Outros indicativos são o trabalho acumulado, clima organizacional ruim, ausência de motivação e falta de atenção nas atividades.

Ainda não há dados se o problema atinge mais mulheres ou homens ou faixas etárias específicas. No caso da geração Y, por exemplo, mesmo se tratando de um grupo que necessita de reconhecimento e feedback, em geral são pessoas que têm mais flexibilidade e não têm medo de mudar.

Consequências do presenteísmo

Tanto a empresa quanto o colaborador são prejudicados pelo presenteísmo.

O fato do colaborador despender de um dia inteiro no ambiente de trabalho, sem estar de fato produzindo, gera um desgaste físico e emocional para ele e uma perda econômica para a empresa.

Para mudar esse quadro, é preciso trazer propósito nas atividades que estão sendo realizadas. Sendo assim, o colaborador terá uma motivação maior ao exercê-las, conseguindo enxergar um futuro promissor para si mesmo dentro do ambiente de trabalho.

Mas para transformar essa situação, é necessário saber identificar como o presenteísmo se manifesta.

Formas de prevenção

Existem formas de prevenir o presenteísmo, melhorando a qualidade de vida do funcionário e trazendo benefícios para a empresa. Ao evitar esse comportamento, a empresa também está evitando o absenteísmo.

Medidas simples e eficazes são bastante úteis para mudar esse cenário. Por exemplo, benefícios e serviços de assistência médica, jurídica e psicológica para os colaboradores são indispensáveis.

O reconhecimento do profissional também é outra medida muito importante no combate do presenteísmo. Isso pode ser feito através da implementação de uma cultura de feedback e, também, de bonificações.

Também precisa ser levado em consideração que a solução pode ser encontrada com ajuda de um profissional de saúde. Nem sempre mudar o ambiente de trabalho pode ser possível. Mas o psicólogo ou psiquiatra pode criar uma plano de ação e encontrar situações em que a pessoa tenha poder de controle.

Além disso, algumas ações adotadas pela empresa podem contribuir para a diminuição do presenteísmo, como:

  • Implantação de programas de qualidade de vida, como ginástica laboral, melhoria do ambiente de trabalho, oferta de grupos terapêuticos, entre outros;
  • Investimento em benefícios como assistência médica e psicológica;
  • Melhoria do relacionamento e resolução de problemas de equipe;
  • Implementação de ações de treinamento, incentivo e reconhecimento profissional;
  • Implementar uma atividade em que o colaborador perceba e controle a respiração. Essas pessoas têm uma respiração muito artificial, acelerada, por isso precisam fazer exercícios de relaxamento e aprender, primeiro, a controlar a própria forma de respirar.

Com certeza, ao investir no bem-estar do colaborador, isso gera maior produtividade e motivação.

Para manter-se informado, nada melhor do que acessar um conteúdo de qualidade, não é mesmo?

Por isso, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as novidades e tendências do setor! E siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma atualização. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *