Como vencer a procrastinação no ambiente de trabalho

procrastinação

Procrastinação é o desafio do século. Com tantos estímulos audiovisuais, a missão de focar nas obrigações sem cair nas distrações é árdua. Todos podem sofrer deste mal, até mesmo os mais dedicados e organizados. 

O antigo hábito juvenil de deixar para estudar na véspera da prova pode se estender para a vida adulta, quando as obrigações e punições são mais graves.

É claro que ter mais dificuldade de exercer as funções um dia ou outro é comum, afinal, pessoas não são máquinas. Mas se você se vê constantemente preso nas teias da procrastinação no ambiente de trabalho, algo precisa ser feito para mudar este cenário.

A verdade é que procrastinação é sinônimo de frustração e sofrimento. O prazer de passar minutos rolando o feed ou de assistir um episódio a mais da sua série favorita é momentâneo. Depois, o que restará é a pressão ainda maior para terminar a tarefa no prazo, noites viradas e consequentemente, um resultado pouco satisfatório.

Procrastinar é aquela pequena escolha que pode causar grandes complicações no bem-estar. Para superar este mal da procrastinação no ambiente de trabalho de uma vez por todas, anote as dicas a seguir:

O tempo como aliado

Se tempo é dinheiro, use-o a seu favor. Vencer a procrastinação no ambiente de trabalho é ter mais tempo para si próprio. Pensar desta forma pode ser uma maneira de virar essa chavinha mental de uma vez por todas. 

É preciso entender que realizar tarefas no tempo ideal aumentará sua qualidade de vida. Chega de tomar o cafézinho correndo, pular o horário de almoço e ser o último a sair do escritório.

É claro que você ainda precisará cumprir o horário de trabalho. Mas ele será melhor distribuído e aproveitado, o que irá resultar em uma rotina mais equilibrada. 

Ao conseguir realizar todos os afazeres no horário comercial, você poderá, de fato, descansar e focar na sua vida pessoal ao chegar em casa, ao invés de precisar continuar trabalhando, por não ter acabado suas obrigações no escritório. 

No home office

Os que trabalham de home office podem encontrar mais dificuldades. Por outro lado, os benefícios podem ser ainda mais aproveitados.

Ao trabalhar em casa, você tem ainda mais controle do seu tempo. Só as horas ganhas ao não precisar se transportar de e para o escritório já ajudam demais. O que possibilita que você desfrute ainda melhor das dicas citadas acima. 

Porém, o conforto do lar pode trazer ainda mais distrações. Por isso, uma dica especial para vencer a procrastinação no ambiente de trabalho (que, neste caso, é a sua própria casa) é ter um local específico para fazer suas obrigações.

Nada de trabalhar no quarto e de pijama. Organize-se para separar um espaço específico para o trabalho. Dessa forma, a sua mente irá processar o ato de mudar de cômodo como um início e fim de expediente.

Quando estiver no seu escritório caseiro, é foco total. Já quando passar para o quarto, é hora de relaxar e ver um filme sem preocupações.

Aplicativos

Ao invés de olhar para a tecnologia como um inimigo, a veja como uma aliada

Dentre os aplicativos que tiram nosso foco, há plataformas criadas especificamente para nos ajudar a vencer a procrastinação no ambiente de trabalho, ou em qualquer outra situação.

Há várias opções, mas talvez o mais famoso seja o Pomodoro. O método funciona pela lógica de recompensas. Ao se dedicar totalmente à sua tarefa por 25 minutos, você ganha 5 minutos de pausa para checar suas notificações no celular, por exemplo.

Outro muito usado é o Forrest, mais indicado para aqueles que precisam de medidas drásticas para vencer a procrastinação. Este app planta árvores no tempo em que você está produtivo. E quando cair na tentação de pegar o celular para se distrair, a árvore morre.

Quando você já for vitorioso na missão de vencer a procrastinação no ambiente de trabalho, acesse o blog da Conexa Saúde. Nosso conteúdo irá te ajudar a usar o seu tempo livre com maior inteligência emocional, para hábitos mais saudáveis.

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!