Subscribe Now

Trending News

Profissionais de saúde: como otimizar seu tempo?
Telemedicina

Profissionais de saúde: como otimizar seu tempo?

Você sabia que a tecnologia na saúde é sinônimo de reduzir custos, otimizar o tempo e aumentar a produtividade em curto prazo?

Ao longo desse artigo, vamos citar alguns benefícios que vão ajudar a potencializar a eficiência e otimizar o tempo dos profissionais da saúde durante a prática médica. 

Teleconsultoria para otimizar o acesso à especialistas

Antes de mais nada, é importante falarmos que há um desbalanço entre a oferta por atendimentos especializados e a disponibilidade de especialistas no Brasil e no mundo.

Com a teleconsultoria é possível oferecer consultorias para médicos de Atenção Primária, auxiliando-os nas condutas de casos complexos. Assim, evita encaminhamentos desnecessários à especialistas, reduzindo custos e tempo dos profissionais. 

Em síntese, a teleconsultoria funciona da seguinte forma:

  • Os médicos na Atenção primária podem solicitar ajuda dos especialistas por meio de tecnologia de comunicação;
  • A decisão em relação ao encaminhamento é definida em conjunto pelos profissionais.  

Tecnologia para a mudança dos processos internos na prática médica

Dessa forma, a tecnologia proporciona mudanças em processos internos, que atrasam o atendimento. 

Enfim, o principal objetivo é melhorar os resultados e a qualidade da assistência médica, mantendo a motivação de toda equipe do hospital clínica. 

Prontuário eletrônico 

Redução de custos com papéis, locais de armazenamento e tempo de mão de obra para preenchimento de papéis. Esses são alguns dos benefícios que o prontuário eletrônico trouxe para o dia a dia da medicina. 

Essa mudança proporciona melhor organização das documentações, permite visualização rápida, prática dos dados e histórico médico do paciente. Sendo assim, tais aspectos contribuem para evitar erros e pedidos de exames desnecessários. 

Agilidade dos softwares

Assim também, a praticidade e rapidez dos softwares auxiliam na redução de erros de levantamentos manuais de estoques em hospitais, reduz o tempo gasto durante a apuração de materiais consumidos e possível fácil acesso com o celular para o cadastramento dos materiais. 

Melhor Gestão na saúde

Entre as inúmeras vantagens que a tecnologia pode fornecer na gestão da saúde, podemos citar:

  • Simplificação e otimização da administração dos recursos humanos;
  • Assertividade no perfil de vagas para sua empresa;
  • Organiza a contratação dos profissionais.

Essas vantagens colaboram para a harmonia da empresa, pois facilita encontrar a melhor vaga de acordo com o perfil de cada profissional. 

Dessa forma, somado a isso, o trabalhador da clínica torna-se mais produtivo e busca pelos melhores resultados, o que garante melhorias do atendimento ao paciente.

Reduz custos

Em suma, com a tecnologia, também é possível substituir os treinamentos presenciais por encontros de videoconferência, reduzindo tempo de deslocamentos, diminuindo custos com equipamentos e melhora o conforto. 

Os treinamentos permite que os funcionários sejam eficientes e ágeis nos atendimentos e estabelece protocolos baseados em evidências na medicina.

Diante disso, os recursos da telemedicina promove melhorias na qualificação dos profissionais de saúde na atenção primária junto com os especialistas, com o objetivo de fornecer qualidade de serviço à população. 

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e otimizar o tempo de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades!

Texto: Lyz Tavares

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *