3 programas de saúde corporativa nas empresas

programas da saúde corporativa

Você já ouviu falar em programas da saúde corporativa? Este é um tema cada vez mais falado. Isso ocorre pelo fato das empresas estarem mais conscientes da importância de zelar pelo bem-estar dos seus funcionários.

Por isso, estão assumindo o compromisso com a gestão da saúde desde os exames admissionais.

Sendo assim, o investimento nesse setor está em foco, cheio de oportunidades e desafios. Apesar dos custos que podem ser altos, o retorno que essa ação traz para o ambiente de trabalho é ainda maior, inclusive do ponto de vista financeiro.

Afinal, colaboradores saudáveis são mais felizes e produtivos.

Neste artigo vamos descobrir quais são os principais programas da saúde corporativa nas empresas e os benefícios de aplicá-los. Então, boa leitura!

Exames ocupacionais

Existem cinco tipos principais de exames ocupacionais:

  • Exame admissional: procedimento realizado após a contratação para investigar as condições de saúde do candidato ao cargo. São levados em consideração os aspectos relativos ao cargo que será ocupado.
  • Exame demissional: avaliação médica que investiga se a saúde do trabalhador sofreu algum prejuízo causado pela atividade profissional exercida na empresa. Caso seja concluído que sim, existe uma responsabilidade indenizatória para a contratante
  • Exame periódico: é realizado eventualmente para verificar as condições de saúde do trabalhador. Sua frequência é determinada pelo PCMSO, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
  • Exame de retorno ao trabalho: quando o colaborador estiver afastado por mais de 30 dias, o procedimento é utilizado para reavaliar suas condições de saúde
  • Exame de nova função: sempre que o colaborador muda de função dentro da empresa, um novo exame médico deve ser realizado, parecido com o admissional.

Análise Ergonômica

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) não é exatamente um programa, mas um parecer médico determinado pela legislação brasileira.

Esse parecer médico traz as considerações de um especialista sobre os riscos ergonômicos presentes na rotina dos colaboradores, em seus postos de trabalho ou nos equipamentos que operam.

A realização da AET atende ao disposto na NR 17, mas pode ser realizada por qualquer empresa como parte de um programa de prevenção a doenças ocupacionais.

Através dela, é proposta a adaptação do homem ao seu posto de trabalho, sempre com foco na saúde e segurança das pessoas.

Ginástica Laboral

A ginástica laboral é o conjunto de práticas destinadas a funcionários de empresas e que são executadas no local de trabalho.

O objetivo é diminuir as chances de desenvolvimento de algumas lesões que possam causar problemas e afastamentos continuamento por meio dos exercícios. Dessa forma, tanto a empresa quanto o funcionário ganham mais conforto.

Os exercícios duram, em média, entre 5 a 15 minutos e devem ser realizados periodicamente dentro do ambiente, servindo também como uma pausa de descanso entre as atividades.

Os benefícios encontrados vão desde uma melhor qualidade de vida até aumento da produtividade do funcionário.

Benefícios dos programas da saúde corporativa

Os benefícios de apostar nos programas da saúde corporativa vão além de atender à legislação e evitar multas.

Estruturar programas de prevenção de doenças e acompanhamento da saúde dos colaboradores trazem impactos positivos para o dia a dia da empresa.

A partir de ações voltadas para a saúde do colaborador, consequentemente a produtividade aumenta, a qualidade de vida se acentua, existe uma motivação maior e um engajamento para contribuir com a organização.

Dessa forma, as taxas de absenteísmo, referentes as faltas e atrasos não justificados, diminuem. Além disso, existe maior retenção de talentos na empresa.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outros assuntos como esse e garantir a saúde corporativa? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn e acompanhe as novidades!

Referências

https://medium.com/@josaldairmorsch/sa%C3%BAde-corporativa-medicina-ocupacional-na-gest%C3%A3o-de-sa%C3%BAde-das-empresas-c557e64d48fd

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!