Como o prontuário eletrônico pode ajudar na sua empresa?

prontuário eletrônico

A tecnologia está evoluindo constantemente e hoje já está presente em diversos serviços que, até pouco tempo, eram inimagináveis, como a medicina. Hoje em dia já é possível ter acesso a bancos de informações, registros e agenda eletrônica. Neste artigo, focaremos no prontuário eletrônico.

O prontuário eletrônico, ou PEP, é um sistema informatizado de registro do histórico do paciente. Seu principal objetivo é reunir todas as informações de atendimento, ocorrências e tratamentos relacionados à saúde. A partir dele, profissionais da área podem acessar, acrescentar e modificar dados sobre a rotina clínica e administrativa de uma pessoa na empresa.

Tendo em vista tal importância, neste artigo vamos explorar algumas boas vantagens que mostram que o prontuário eletrônico pode ajudar na sua empresa, especificamente na área de recursos humanos. Vamos lá?

Facilita o acesso aos dados do paciente

Uma das principais vantagens de utilizar o prontuário eletrônico é a facilidade para acessar todos os dados dos pacientes. Com esse sistema, todas as informações ficam armazenadas e podem ser verificadas a partir de diferentes plataformas, desde que devidamente autorizadas.

Isso facilita, por exemplo, quando uma pessoa está fora de sua cidade de origem e precisa de um atendimento médico de urgência. Com esse sistema, em poucos instantes os profissionais têm acesso ao histórico e outras informações relevantes para o momento.

O PEP também ajuda os profissionais a ter um maior controle de problemas, uma vez que é possível observar as mudanças no histórico do paciente e prever a evolução de patologias. Com isso, medidas podem ser tomadas de forma rápida, evitando complicações na saúde dessa pessoa.

Melhora o controle das informações clínicas

O trabalho de recepcionistas, secretários ou outros profissionais que lidam diretamente com atendimento ao público pode causar um desgaste devido ao volume de informações que eles têm que lidar todos os dias. Soma-se a isso o fato de que, a cada consulta, esse profissional precisa se debruçar sobre muitas pastas de arquivos, o que, além de dificultar o trabalho, o torna pouco produtivo.

Por essa razão, adotar o uso de um sistema de armazenamento de informações eletrônico é muito positivo, pois permite que o colaborador possa se dedicar a outras funções que também são importantes para a empresa, como atender bem os pacientes, cuidar da organização do espaço e lidar com fornecedores em geral.

Ajuda a reduzir a sinistralidade

A sinistralidade é um dos grandes problemas sofridos entre as empresas e as seguradoras de planos de saúde em relação aos contratos feitos. Nesse sentido, a elevação do custo em virtude do benefício pode ser reduzida a partir da análise dos dados dos pacientes contidos no prontuário eletrônico. Com isso, pode-se traçar diversas ações, como:

Com este artigo, foi possível perceber que a adoção do prontuário eletrônico é muito vantajosa para uma empresa. Por isso, procure por prestadoras de serviço que ofereçam todo o suporte necessário para a implantação desse serviço e experimente!

Se você gostou deste post e quer ter acesso a mais conteúdo relacionado à telemedicina e ao uso de tecnologia na saúde, assine nossa newsletter! Você vai começar a receber novidades diretamente em seu e-mail.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!