Subscribe Now

Trending News

Qual é a importância da ginástica laboral para evitar afastamentos do trabalho?
Saúde no Trabalho

Qual é a importância da ginástica laboral para evitar afastamentos do trabalho?

A prevenção de doenças ocupacionais é essencial para garantir a saúde e a qualidade de vida dos seus colaboradores. Isso porque determinadas ações não só auxiliam na redução de doenças laborais, ou seja, aquelas que surgem das práticas cotidianas dentro do ambiente empresarial, mas também aumentam a qualidade de vida dentro da empresa.

Assim, é importante implementar medidas essenciais para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar dos seus funcionários. Continue lendo e entenda a importância da ginástica laboral no ambiente organizacional e saiba mais sobre essa prática.

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral é o conjunto de práticas destinadas a funcionários de empresas e que são executadas no local de trabalho. O objetivo é, por meio dos exercícios, conseguir diminuir as chances de desenvolvimento de algumas lesões que possam causar problemas e afastamentos continuamente e trazer mais conforto para sua empresa.

Os exercícios duram, em média, entre 5 e 15 minutos e devem ser realizados periodicamente dentro do ambiente da companhia, servindo também como uma pausa de descanso entre as atividades.

Quais as melhores práticas de ginástica laboral?

Há três tipos de práticas de ginástica laboral que devem ser realizadas dentro de sua empresa. Seus objetivos são complementares e auxiliam para proporcionar conforto e qualidade de vida para os colaboradores da organização. São eles:

  • ginástica laboral preparatória: seu objetivo é preparar o corpo para o trabalho físico. Normalmente, dura entre 10 e 12 minutos e é focada em exercícios que contemplem coordenação, equilíbrio, flexibilidade e resistência muscular. São realizados antes das atividades físicas;
  • ginástica laboral compensatória: é feita durante a jornada de trabalho, como uma forma de compensar os esforços realizados durante as atividades. Auxilia a corrigir a postura corporal e as tensões musculares e a reduzir a fadiga muscular. É focada em exercícios de correção de postura, flexibilidade e atividades respiratórias;
  • ginástica laboral de relaxamento: é realizada no final do expediente e auxilia a aliviar as dores, tensões e estresses gerados na rotina de trabalho. Nessa fase, são aplicadas automassagens e alongamentos e pode-se, até mesmo, estimular a meditação nesse momento.

Quais as suas vantagens?

Implementar a ginástica laboral dentro da sua empresa é extremamente vantajoso, seja para os colaboradores, seja para a organização como um todo. Por isso, é importante considerar esses benefícios ao verificar se haverá a aplicação dessas medidas em seu negócio. São os principais deles:

Melhor qualidade de vida

Um colaborador que tenha menor índice de problemas derivados das atividades de trabalho, consequentemente, terá uma melhor qualidade de vida. Pense em um funcionário que desenvolva LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e tenda a sofrer com dores constantemente durante o trabalho. Sua qualidade de vida será reduzida.

Além disso, muitos desses exercícios auxiliam a aliviar a tensão e o estresse, tornando seus colaboradores mais relaxados e tranquilos em suas atividades.

Menor índice de doenças e afastamentos

Muitos dos exercícios são justamente preventivos contra doenças que podem gerar afastamentos futuros dos seus colaboradores. Por exemplo, um funcionário que venha a desenvolver hérnia de disco poderá ter que se ausentar para tratamento e, até mesmo, para uma eventual cirurgia.

Se as atividades de ginástica laboral são aplicadas devidamente, os riscos de afastamento por esse problema são diminuídos, reduzindo o excesso de atestados médicos.

Maior produtividade

Funcionários que estejam na plenitude física para a execução das atividades tendem a ter uma maior produtividade. Além disso, por estarem mais relaxados, tendem a ter mais disposição para trabalhar e, consequentemente, suas tarefas rendem mais em longo prazo.

Assim, para implementar a ginástica laboral em sua empresa, você deve seguir estes passos:

  • investigue, em primeiro lugar, quais são os padrões de atividades dentro da empresa;
  • realize uma conscientização dos colaboradores sobre a importância da ginástica laboral acerca da prevenção de doenças;
  • faça uma avaliação de cada colaborador e a realização de monitoramento constante acerca das condições de cada um deles ao longo do tempo;
  • em caso de identificação de problemas, encaminhe-os para tratamento.

É possível compreender, portanto, a importância da ginástica laboral para sua empresa, como forma de proteção da saúde e bem-estar dos colaboradores.

Quer mais dicas importantes de como melhorar as práticas de medicina do trabalho e a prática médica em geral? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente em seu e-mail!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *