Subscribe Now

Trending News

Fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho
Saúde no Trabalho

Fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho

Quando o assunto é qualidade de vida no trabalho, conseguir isso é uma responsabilidade da empresa e do colaborador. Até mesmo porque, um clima organizacional positivo traz benefícios para ambos.

Dentro desse contexto, os colaboradores ficam mais felizes e motivados, aumentando a sua produtividade.

Então, vamos a leitura para entender o que é qualidade de vida no trabalho e quais são esses fatores. Acompanhe!

Conceito e definições

A qualidade de vida no trabalho está relacionada às ações que uma empresa adota para melhorar o grau de satisfação de um colaborador com sua função e com o ambiente de trabalho, visando os impactos que este bem-estar pode trazer aos resultados da organização.

Ou seja, é um conjunto de ações aplicadas para oferecer condições plenas de trabalho.

Clima organizacional

Ele não está relacionado apenas com o clima organizacional. Assim como o ambiente de trabalho interfere na vida do trabalhador, o seu comportamento e as influências externas também interferem no clima organizacional.

Os resultados da empresa e o grau de satisfação do colaborador com as suas funções está diretamente relacionado à qualidade de vida no trabalho.

Além disso, para não perder talentos, motivar os colaboradores e aumentar os resultados, as empresas precisam criar programas para incentivar o bem-estar e a satisfação no trabalho. 

Por isso a importância de manter os profissionais motivados e bons relacionamentos interpessoais.

Satisfação no trabalho

Certamente, para que um colaborador melhore continuamente a sua performance, ele precisa gostar da função que está executando.

Um profissional criativo, por exemplo, pode se desmotivar ao ficar realizando uma mesma ação repetitiva. A satisfação no trabalho é entendida como a relação percebida entre o que um indivíduo espera do seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo.

Então, é perceptível que os benefícios e a remuneração deixem de ser o fator determinante para que o colaborador se sinta feliz e realizado na escolha de um emprego.

Relações interpessoais

Quando as relações interpessoais desandam, toda a empresa sofre. O clima organizacional negativo, com desentendimentos ou disputas internas é muito tóxico para o funcionário.

Já os bons relacionamentos no ambiente de trabalho influenciam no bem-estar e na harmonia do clima organizacional. Para respeitar e ser respeitado, é fundamental desenvolver comportamentos positivos e que favoreçam a boa convivência e a cordialidade entre colegas e líderes.

Saúde física e psicológica

Assim como ambientes insalubres prejudicam a saúde do colaborador, ambientes de trabalho negativos, onde o profissional vive o tempo todo sob pressão e estressado, também são prejudiciais à saúde psíquica do colaborador.

Envolvido em um ambiente prejudicial, os funcionários podem ficar insatisfeitos e inseguros com relação ao próprio futuro.

Dessa forma, os empregados não assumem responsabilidades além das que já possuem e temem pelos resultados.

Oportunidade de carreira

As empresas que oferecem oportunidade de prospecção de futuro têm funcionários mais motivados, pois sabem que há chances de evoluir em sua carreira e por isso, vale a pena se esforçar.

Então, é importante a cultura do feedback e investir na comunicação com o funcionário. Sendo assim, ele terá uma sensação de trabalho reconhecido.

Como promover qualidade de vida no trabalho

Conheça seus colaboradores

A primeira coisa a ser feita é conhecer os funcionários. É preciso saber o que significa um bom ambiente de trabalho para eles.

Para isso é necessário saber dos anseios individuais, pois cada colaborador tem um ideal do que pode lhe deixar confortável para realizar suas atividades na empresa. Esse conhecimento é importante para evitar perda de tempo e desgaste em ações que não vão gerar resultados esperados. 

Tenha bons líderes

Desenvolver bons líderes de equipes, juntamente com o RH, é um passo primordial para garantir um bom clima organizacional. Eles convivem diariamente com os colaboradores e por isso conhecem as características de cada um deles e a forma de mantê-los mais engajados.

São peças chave para conduzir esse processo, não só no sentido de incentivar os membros das equipes, mas também atuar diretamente com o RH identificando os pontos problemáticos que possam gerar ações conjuntas para equalizá-los. 

Invista no colaborador

Investir na qualificação dos colaboradores é uma forma não só de torná-los mais aptos aos desafios constantes que o mercado de trabalho impõe, mas também de formar um time competitivo e produtivo para a sua empresa.

Isso reflete nos resultados, pois um trabalhador valorizado tende a produzir mais e gerar mais lucros para a organização.

Condições estruturais

Mais para produzir melhor é preciso um ambiente de trabalho preparado para isso.

Assim, é preciso proporcionar uma estrutura preparada, tanto no que diz respeito à ergonomia, para evitar o surgimento de doenças, mas também à tecnologia. Atualizações tecnológicas tornam o trabalho mais ágil e, consequentemente, mais competitivo. 

Além de funcionar como um termômetro para o desempenho da empresa, os indicadores de produtividade também são bons aliados para avaliar a satisfação dos trabalhadores.

Através dessas ferramentas é possível checar se um funcionário está indo bem em uma função ou até se pode desenvolver outra atividade na equipe, que seja mais o seu perfil e com isso garanta melhor resultado. 

E você, desenvolve ações para a garantir a qualidade de vida do trabalhador na sua empresa?

Texto: Luciana Cavalcante

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn e acompanhe as novidades! 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *