Relacionamento interpessoal no trabalho: resumo completo com dicas

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Conviver em sociedade exige estabelecer vínculos afetivos, o que chamamos de relacionamento interpessoal. Ao nascer iniciamos esta jornada em meio aos familiares. Depois ao longo da vida vamos agregando novas pessoas em nossas vidas. E o relacionamento interpessoal também é importante no trabalho.

Ao passo que crescemos vamos conhecendo novas pessoas e conquistando novas amizades na escola, no lazer, em cursos e, especialmente no trabalho. Estas relações interferem em nossas vidas.

Nos impulsionam ou não ao crescimento profissional e ao amadurecimento pessoal. São relações interpessoais que podem nos influenciar positivamente ou negativamente. A nós cabe conhecê-las para entendê-las melhor.

Especialmente no trabalho, onde passamos mais de oito horas diárias. Relações saudáveis contribuem para nosso rendimento. Caso contrário podem afetar nossa produtividade e até nossas relações fora do trabalho.

Quem nunca passou por alguma dificuldade com um chefe ou membro da equipe? Nesse texto de hoje vamos falar exatamente sobre as relações interpessoais e os problemas comuns ligados ao contexto profissional.

Seus tipos, suas características e como manter esses laços saudáveis. Boa leitura!

O que significa relacionamento interpessoal no trabalho?

É qualquer tipo de vínculo entre pessoas ou grupos corporativos. Uma forma como um ou mais indivíduos se relacionam entre si no ambiente de trabalho. Essa aproximação se dá por várias formas.

A primeira delas é a hierarquia, subordinado ao seu chefe. A segunda entre os integrantes de uma equipe no setor onde a pessoa irá trabalhar. E assim, sucessivamente até que ela conheça todos os funcionários da unidade.

A empatia é a maior responsável por essa aproximação. O relacionamento interpessoal envolve boa comunicação, honestidade e transparência. Desta forma, os funcionários conseguem bom feedback, apoio, melhor divisão das atribuições e no clima organizacional.

A exemplo do que acontece em outros ambientes, como em casa ou na escola, as relações interpessoais no trabalho também obedecem regras de comportamento.

Na empresa, estas relações contribuem para a troca de experiências, o crescimento profissional individual e coletivo. São pessoas com as mesmas metas, objetivos e interesses.

Exemplos de relacionamento interpessoal no trabalho

Assim como na vida pessoal, na profissão, conviver com outros grupos de pessoas com as mais diferentes personalidades pode não ser fácil. No trabalho, passamos a maior parte do dia. São mais de oito horas diárias e, em média, 44 horas semanais.

Por isso, construir boas relações é fundamental para manter um bom clima organizacional. Mas quem já não enfrentou alguma situação difícil com um chefe ou colega de trabalho?

Portanto é preciso conhecer bem as características destas relações interpessoais, respeitando suas regras de conduta. Para tanto é importante ter consciência e saber reconhecer algumas situações.

Vamos ver alguns exemplos de relações interpessoais no trabalho.

1 – Saudáveis. São relacionamentos alicerçados na confiança, no respeito, na boa comunicação, na gentileza, na transparência.

2 – Autoritárias e abusivas. Geralmente são relacionamentos entre funcionário e chefia. Nesse caso o chefe pode abusar de seu cargo em busca de poder. Pode aplicar punições injustas, realizar cobranças excessivas. Ser desrespeitoso.

3 – De dependência. Quando o funcionário apresenta dependência emocional do chefe ou de um colega de trabalho. Geralmente são pessoas com baixa autoestima e se sentem desvalorizados e incompetentes.

4 – De codependência. Semelhante à situação anterior, o funcionário codependente também pode viver uma relação abusiva e autoritária. É quando ele deixa de tomar suas próprias decisões, agindo como se fosse uma posse de uma terceira pessoa.

Tipos de relacionamento interpessoal

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Relacionamento interpessoal no trabalho.

Especialistas apontam que ninguém consegue viver sozinho. No trabalho não é diferente. É a força da mão de obra conjunta que produz bons resultados. Por isso é importante mantermos boa convivência e interagir de forma positiva com todos da empresa.

A arte de se relacionar está ligada a percepção que temos do outro. Respeitar as diferentes personalidades e opiniões. Cultivar bons relacionamentos interpessoais ajuda no desenvolvimento da carreira.

Para que isso aconteça com harmonia e inteligência é preciso conhecer os três tipos de relações interpessoais existentes. Acompanhe!

Relacionamento interpessoal pessoal

São todos os tipos de relações que mantemos com o outro. É a forma como nos relacionamos e lidamos com as pessoas que estão mais próximas. Como nos comportamos com familiares, colegas de escola ou amigos de trabalho.

O relacionamento interpessoal pessoal é a base para o desenvolvimento de diversas características e comportamentos que vamos apresentar no decorrer de nossas vidas.

Afinal, é exatamente esse tipo de relacionamento que reflete de alguma forma, a maneira como nos colocamos e nos afirmamos na vida.

Relacionamento interpessoal profissional

Esse tipo de relacionamento se refere especificamente às relações interpessoais no ambiente laboral. Elas são tão importantes quanto as interações que mantemos na vida pessoal.

Isso porque além do tempo diário que passamos junto aos colegas de trabalho, os relacionamentos interpessoais profissionais podem interferir positivamente ou negativamente no nosso desempenho.

Se as relações profissionais são boas, o ambiente é tranquilo e harmonioso. Contribui para o bom andamento do trabalho, com alta na produção. Mas se essa interação for problemática, o trabalho pode ser prejudicado sensivelmente.

Construir relações exige investimento pessoal, dedicação e respeito às diferenças. Bons relacionamentos são indispensáveis para o crescimento profissional.

Relacionamento interpessoal virtual

Com os avanços tecnológicos acelerados, o digital afetou diretamente a forma como nos relacionamos com o outro. A tecnologia está aproximando ainda mais as pessoas, que podem se comunicar de qualquer lugar que estejam.

Seja por e-mail, mensagens ou comentários em publicações nas mídias sociais, essa interação é instantânea. Por meio de um computador ou celular, uma pessoa pode falar com várias outras ao mesmo tempo.

Um chefe, por exemplo, consegue se comunicar com todos da equipe em um único e-mail. No espaço virtual é possível trocar mensagens, opinar sobre algum projeto ou problema, ver noticiário.

Mas, para manter relacionamentos interpessoais saudáveis, nesse ambiente virtual, é preciso também respeitar as regras e os códigos de conduta que ele possui. Afinal, as pessoas são formadas por diferentes características, personalidades e pontos de vista.

Qual o impacto do relacionamento interpessoal no trabalho?

Semanalmente passamos 44 horas ou mais juntos aos colegas de trabalho. E isso impacta na produtividade do funcionário.

As relações interpessoais na empresa precisam de organização para estimular a criação de ambiente laboral produtivo e atrativo e estimulante. São relações humanas que representam uma importante ferramenta para se atingir bons resultados.

Para o sucesso dessa empreitada é preciso conhecer quais são os impactos gerados pelos relacionamentos interpessoais no trabalho. É importante saber que esse tipo de relação proporciona um ambiente estimulante.

Quando temos um local agradável na empresa, com pessoas se relacionando bem, com satisfação e motivação a resolução dos conflitos é muito mais fácil. Bons relacionamentos ajudam a preservar a saúde física e mental do profissional.

Médicos já comprovaram a importância da boa convivência social em todos os ambientes, em especial no trabalho. É lá que nos sentimos competentes, produtivos e necessários.

Bons relacionamentos interpessoais ajudam na prevenção do estresse e até reduzem índices de faltas e de afastamentos.

Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

Manter bom nível de relacionamento interpessoal na empresa Eleva a colaboração entre os colegas. Os membros da equipe são mais participativos, parceiros e cooperativos. Isso aumenta a criatividade e a busca por soluções mais eficientes.

Reduz ociosidade, aumentando a qualidade das entregas. O trabalho em equipe viabiliza bons resultados e boas ideias. Contribui de forma positiva no processo produtivo e nos bons resultados.

Por mais que o desempenho individual seja satisfatório, trabalhar em equipe rende muito mais. Além da boa relação à capacitação é essencial para se atingir bons resultados e o relacionamento interpessoal contribui para isso.

Ele fortalece os vínculos de amizade, gera motivação, tornando o trabalho ainda mais eficiente. Além disso, a equipe traz diferentes perspectivas sobre um mesmo projeto. Isso porque é formada por pessoas com diferentes experiências e características.

Uma ótima oportunidade para aprender, inovar e criar. Para incentivar boas relações interpessoais as organizações devem criar políticas de relacionamentos.

A cooperação, integração e cocriação devem ser estimulados. O resultado é uma convivência ainda mais harmônica e produtiva.

Quais são os cinco pilares do relacionamento interpessoal no trabalho?

relacionamento interpessoal trabalho equipe conversando
Quais são os cinco pilares do relacionamento interpessoal no trabalho?

Relações interpessoais no trabalho estão alicerçadas em cinco pilares e envolvem três componentes básicos. O primeiro deles é o eu. Ele é composto por nossa essência e vontade que movem nossos comportamentos sociais.

O segundo é o outro, que pode ser membros da família, colegas de estudo ou de trabalho, entre outras pessoas importantes em nossa vida. O terceiro e não menos importante e o ambiente onde nos inserimos.

O local que nos aproxima de outras pessoas. Pode ser a casa, a escola, a igreja, o trabalho, entre tantos outros espaços. A construção saudável dessas conexões interpessoais resulta em relações saudáveis ou não, profundas ou superficiais.

Essa capacidade de interação social permite fortalecer os vínculos afetivos, com dedicação e equilíbrio. Fatores decisivos para o sucesso pessoal e profissional. Assim conseguimos desenvolver relações de qualidade nos mais diversos ambientes.

Agora vamos conhecer melhor cada um dos pilares que compõem o relacionamento interpessoal no trabalho.

Autoconhecimento

Conhecer a nós mesmos é o primeiro passo para podermos desenvolver boas relações interpessoais. Para isso é preciso identificar nossas emoções, pontos fortes e os fracos.

Saber como nós somos irá refletir positivamente ou negativamente em nossos relacionamentos. Impacta no nosso humor, na nossa postura frente às adversidades do dia a dia.

Autoconhecimento potencializa atitudes positivas, facilita a resolução de conflitos e na tomada de decisões. Se não se conhecer bem, pode potencializar atitudes equivocadas e até explosivas.

Se conhecer muito bem estreita os laços de amizade nos mais diferentes níveis e ambientes. Em especial no trabalho, onde a cooperação e a cordialidade devem ser desenvolvidas diariamente para o bom andamento das atividades laborais.

Empatia

Esta é uma das principais motivações para a construção de boas relações interpessoais. Seja na vida pessoal ou na profissional. A empatia nos permite se colocar no lugar do outro e entender melhor seus sentimentos, suas ações.

Sem julgamentos ou preconceitos, conseguimos visualizar melhor como a pessoa pensa ou age. Afinal todos trazemos histórias, aprendizados e experiências de vida, que resultam em nossas atitudes.

Ter empatia é ter compaixão e respeito. É respeitar o tempo do outro, dando oportunidade para que se expresse adequadamente. Empatia acrescenta novas percepções e contribui para o desenvolvimento de relações mais harmônicas.

Assertividade

Manter escuta ativa e atitudes positivas contribui para uma comunicação ainda mais assertiva. Fator primordial para manter relacionamentos interpessoais sem que os ruídos e mal entendimentos possam atrapalhar a relação.

Por isso mantenha o foco na simplicidade, na transparência e na sinceridade. Esteja aberto para receber os feedbacks e exercite a comunicação não violenta. Ela afasta equívocos e aproxima as pessoas.

Cordialidade

Ser cordial e gentil abre as portas em qualquer situação ou relação. Importante reforçar que os relacionamentos são alimentados por pequenas atitudes e atenções. Apesar de parecerem pequenas, algumas iniciativas fazem a diferença no dia a dia.

Em especial no trabalho, onde a cooperação deve ser exercitada. Todas as relações envolvem troca e quando uma pessoa dá o melhor de si, é gentil e cordial, as relações interpessoais se fortalecem ainda mais.

No trabalho não é diferente. Essa construção dos laços afetivos entre os funcionários contribui para solucionar problemas, resolver conflitos e atingir metas. As ações individuais e em grupo devem ser valorizadas e, no final, todos saem ganhando.

Os funcionários por terem um ambiente mais agradável e a empresa por ter uma equipe mais unida e produtiva.

Ética

Independente do grau de proximidade ou de intimidade, tratar as relações com ética e respeito só traz benefícios. Isso deve acontecer entre os familiares, os amigos ou colegas de trabalho. Ser ético é entender e reconhecer seus princípios e valores morais.

Manter ética nos relacionamentos interpessoais no trabalho é ser honesto, transparente, respeitando as diferenças. É construir relações alicerçadas na confiança mútua e com respeito à diversidade.

Afinal, cada pessoa é única e carrega uma bagagem diferente. E isso é que agrega valor às relações pessoais e profissionais. Diferentes personalidades, diferentes opiniões devem ser respeitadas e contribuir para o crescimento e fortalecimento dos relacionamentos.

Quatro dicas de como incentivar o relacionamento interpessoal no trabalho

relacionamento interpessoal trabalho equipe
Dicas de como incentivar o relacionamento interpessoal no trabalho.

Forneça um ambiente agradável

O líder apresenta um papel importante em relação às relações interpessoais no trabalho. Ele é o responsável por criar um espaço no qual as trocas e discussões possam ser ouvidas e absorvidas de modo positivo. Assim, é essencial criar um ambiente agradável, em que o respeito e a cordialidade sejam incentivados.

Isso faz com que os funcionários estejam alinhados com os valores e a missão da empresa na qual trabalham. Quando os colaboradores se respeitam e são cordiais uns com os outros, é possível que se alcance uma equipe com boas relações.

Trabalhe a empatia

A empatia é essencial em qualquer relação interpessoal, desde a familiar até a profissional. Entretanto, no último caso, o que ocorre é que a noção de competição por conquistar os espaços na empresa pode causar dificuldades na mútua compreensão..

Portanto, é importante reforçar a empatia. As críticas e os feedbacks devem ser dados com a noção de que, do outro lado, também existem pessoas com cobranças, pressão, dificuldades e emoções.

Dê feedbacks

O feedback é um momento muito importante para impulsionar o crescimento dos colaboradores e deve ser feito de maneira construtiva e direta. Ele não precisa ser sempre positivo, já que deve ser verdadeiro e refletir o desempenho e a postura do funcionário.

No entanto, o feedback deve ser realizado de modo construtivo e individual, pontuando-se situações que acontecem na prática para demonstrar ao funcionário os motivos do seu posicionamento. Isso pode gerar uma relação de confiança e evitar conflitos, o que desenvolve um ambiente mais propenso as boas relações interpessoais.

Estimule as conexões no LinkedIn

As redes sociais fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Em relação ao relacionamento interpessoal no trabalho, é importante incentivar a utilização do LinkedIn, uma rede específica para trocas profissionais.

Uma frequente participação da companhia nesse canal é importante para que os funcionários possam se sentir motivados a acompanhar as novidades e ter perfis ativos. Assim, faça palestras demonstrando o quão importante é o networking, a oportunidade de crescimento profissional e as possibilidades de recomendação das competências dos colegas.

Como vimos, o relacionamento interpessoal no trabalho é muito importante, já que é possível criar um ambiente mais harmonioso. Por isso, forneça um local agradável, trabalhe a empatia e dê feedbacks sinceros. Com isso, a empresa pode ter muitos benefícios, como funcionários mais motivados e um clima mais positivo.

Conheça a Conexa Corporate

Investir na segurança e na saúde corporativa também é uma forma de fortalecer as relações interpessoais no ambiente corporativo. Isso porque o funcionário vê que os gestores priorizam o bem-estar da equipe.

Trabalhadores saudáveis conseguem fazer melhores entregas, são mais produtivos e sociáveis. Saúde e segurança fazem parte de uma boa gestão de pessoas e resulta em excelente clima organizacional.

Para isso a empresa pode contar com a parceria da Conexa Saúde, uma empresa especializada em telemedicina. Por meio da Conexa Corporate oferece serviços personalizados de acordo com as necessidades da organização.

Um sistema que conecta médicos e funcionários de forma simples, rápida e moderna, por meio de sua plataforma de telemedicina.

É reconhecida como uma das maiores plataformas independentes de telemedicina da América Latina e ecossistema de saúde digital. A Conexa oferece acesso a cuidados com a saúde 24 horas todos os dias.

Para atender de forma remota, com qualidade e agilidade, conta com mais de 70 mil profissionais da saúde credenciados em todo território nacional.

São mais de 30 especialidades médicas e programas diferenciados voltados para a saúde física e mental dos trabalhadores. Tudo disponível com acesso fácil, rápido e seguro. De forma virtual por meio de computador, tablet ou smartphone.

Sem que os colaboradores precisem se ausentar da empresa. Os gestores conseguem acompanhar a evolução dos atendimentos, do tratamento e de índices como absenteísmo e turnover. Para conhecer melhor esse serviço, acesse o site  www.conexasaude.com.br.

Conclusão

Entender um pouco melhor sobre os relacionamentos interpessoais no trabalho foi o objetivo central deste post de hoje. Identificamos os tipos, seus pilares e algumas formas para desenvolver relações mais saudáveis no trabalho.

Isso porque elas contribuem para o clima organizacional, para o crescimento pessoal e profissional. Além disso, a produtividade é impactada positivamente quando as empresas incentivam boas relações interpessoais.

Afinal, em um sistema produtivo o trabalho em equipe é valorizado e deve ser executado da melhor forma possível. Conexões de amizade no trabalho resultam em ambientes mais harmoniosos, leves e produtivos.

A empatia, o respeito, a honestidade e a transparência devem ser exercitados todos os dias. Assim, não só a rotina de trabalho ficará mais saudável, mas também as relações interpessoais.

Características cada vez mais valorizadas pelos recrutadores de recursos humanos. Eles sabem que essas qualidades contribuem para o bom andamento das atividades e das relações como um todo.

Melhoram as relações, fortalecendo os vínculos de amizade e de profissão. São profissionais mais motivados, engajados e participativos.

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