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4 dicas de como incentivar o relacionamento interpessoal no trabalho

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Em um ambiente de trabalho formado por várias pessoas, as diferenças são inúmeras, já que os indivíduos são únicos. Assim, saber se relacionar com os outros é fundamental para um ambiente harmonioso e saudável. A estimulação do relacionamento interpessoal no trabalho é uma atitude que proporciona muitos benefícios tanto para o resultado da empresa quanto para os resultados profissionais.

Isso acontece porque com um clima organizacional de colaboração, fica mais simples manter os funcionários engajados. A empatia entre os colaboradores pode facilitar o processo de desenvolvimento em grupo, o que aumenta a produtividade e reduz os conflitos internos.

Neste post, vamos mostrar 4 dicas de como incentivar o relacionamento interpessoal no trabalho. Confira!

1. Forneça um ambiente agradável

O líder apresenta um papel importante em relação as relações interpessoais no trabalho. Ele é o responsável por criar um espaço no qual as trocas e discussões possam ser ouvidas e absorvidas de modo positivo. Assim, é essencial criar um ambiente agradável, em que o respeito e a cordialidade sejam incentivados.

Isso faz com que os funcionários estejam alinhados com os valores e a missão da empresa na qual trabalham. Quando os colaboradores se respeitam e são cordiais uns com os outros, é possível que se alcance uma equipe com boas relações.

2. Trabalhe a empatia

A empatia é essencial em qualquer relação interpessoal, desde a familiar até a profissional. Entretanto, no último caso, o que ocorre é que a noção de competição por conquistar os espaços na empresa pode causar dificuldades na mútua compreensão..

Portanto, é importante reforçar a empatia. As críticas e os feedbacks devem ser dados com a noção de que, do outro lado, também existem pessoas com cobranças, pressão, dificuldades e emoções.

3. Dê feedbacks

O feedback é um momento muito importante para impulsionar o crescimento dos colaboradores e deve ser feito de maneira construtiva e direta. Ele não precisa ser sempre positivo, já que deve ser verdadeiro e refletir o desempenho e a postura do funcionário.

No entanto, o feedback deve ser realizado de modo construtivo e individual, pontuando-se situações que acontecem na prática para demonstrar ao funcionário os motivos do seu posicionamento. Isso pode gerar uma relação de confiança e evitar conflitos, o que desenvolve um ambiente mais propenso as boas relações interpessoais.

4. Estimule as conexões no LinkedIn

As redes sociais fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Em relação ao relacionamento interpessoal no trabalho, é importante incentivar a utilização do LinkedIn, uma rede específica para trocas profissionais.

Uma frequente participação da companhia nesse canal é importante para que os funcionários possam se sentir motivados a acompanhar as novidades e ter perfis ativos. Assim, faça palestras demonstrando o quão importante é o networking, a oportunidade de crescimento profissional e as possibilidades de recomendação das competências dos colegas.

Como vimos, o relacionamento interpessoal no trabalho é muito importante, já que é possível criar um ambiente mais harmonioso. Por isso, forneça um local agradável, trabalhe a empatia e dê feedbacks sinceros. Com isso, a empresa pode ter muitos benefícios, como funcionários mais motivados e um clima mais positivo.

Gostou deste post? Como você incentiva o relacionamento interpessoal na sua empresa? Deixe um comentário e conte para gente!

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