Relacionamentos no mundo corporativo

relacionamentos

Relacionamentos são valiosos para a carreira. Profissionais de todas as áreas já conseguem enxergar isso. Por isso, vão em buscas de oportunidades de Networking dentro de suas áreas de atuação, já que essa atitude torna possível a troca de conhecimentos, informações e indicações.

Entretanto, mesmo sabendo das diversas vantagens que essa troca de mão dupla é capaz de oferecer, nem todo mundo consegue perceber a sua importância.

Então, no artigo de hoje iremos falar como a interação é uma ferramenta poderosa e um diferencial tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho quanto para quem quer alavancar com o setor que já trabalha. Acompanhe!

Relacionamentos

O ser humano é sociável por natureza. O cotidiano é preenchido por pequenos atos comunicativos, formando redes de contatos.

Estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com alguém é importante em qualquer profissão. A rede não deve ser utilizada apenas quando precisa, mas de forma natural. Acionar uma pessoa somente em momentos de necessidade, por exemplo, ao perder um emprego, isso pode ser visto negativamente, soando como mero interesse e uma falsa aproximação.

Adicionar todo mundo não é sinônimo de relacionamentos, podendo parecer até mesmo desespero. Além disso, Networking não se refere apenas à busca de novas pessoas para compor a rede, mas a nutrição dos contatos já presentes nela.

Reciprocidade

Nesses relacionamentos, a reciprocidade representa o benefício mútuo, ou seja, ambas as partes estão colhendo bons frutos dessa interação. A rede pode ser ampliada de forma espontânea, causando uma boa impressão, em um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos e possíveis atuações em redes colaborativas.

Esse é um dos princípios fundamentais dessa ferramenta poderosa: a troca de conhecimentos e informações. Dessa forma, a qualidade da rede pode ser estabelecida, considerando a velha questão sobre quantidade x qualidade.

Relações sadias

Os colaboradores anseiam por líderes próximos e com um relacionamento sadio. Existem certas atitudes que os líderes podem tomar para cultivar as boas relações:

Eventos que aproximem as pessoas;
• Reuniões periódicas;
• Facilitar um ambiente de trabalho descontraído e produtivo; 
• Falar de igual para igual com os colaboradores; 
• Estimular gestos de cordialidade, educação e respeito entre as pessoas;
• Elogiar o colaborador quando as tarefas são realizadas com grande êxito; 
• Dar e receber feedback;
• Oferecer liberdade para que as pessoas exponham idéias e sentimentos; 
• Estimular e recompensar o trabalho em equipe.

A rotina das empresas precisa ser agradável. Trabalhar com pessoas torna a rotina melhor. Esse é um aspecto positivo para os colaboradores, ainda mais porque grande parte deles passam de 8 a 10 horas dentro das organizações.

A desmotivação pode acontecer não por conta do trabalho, mas pelo ambiente, reduzindo a sua produtividade. Sendo assim, o bom relacionamento precisa ser prezado, seja entre os colaboradores, ou até mesmo entre profissional e gestor.

Forma única e própria de relacionamento

Você já percebeu como a forma que as pessoas se relacionam é automática? Cada um se comporta e se expressa de uma maneira própria, como uma característica única. É uma característica baseada em quem cada um é, com o que aprende com suas relações e interações ao longo da vida.

Se relacionar é saber falar e ouvir. As pessoas são diferentes, possuindo ideais e trajetórias diferentes. O relacionamento interpessoal na empresa se refere até mesmo a forma que alguém lida com situações desconfortáveis. Dentro dela, existem diversos níveis de relações interpessoais, com diferentes peculiaridades, desafios e níveis de interação.

Então, saber se relacionar no ambiente de trabalho é de suma importância. Mas antes disso, os colaboradores precisam se conhecer, focando na inteligência emocional e de que maneira os sentimentos estão refletindo na pessoa que é no trabalho.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! Siga o perfil da Conexa Saúde no Instagram para nos acompanhar na palma da mão! Com certeza ele será interessante para vários de seus amigos.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!