Você já parou para pensar com quantas pessoas precisa se relacionar no dia a dia e como deve se comportar em cada grupo que convive? 

Família, amigos, colegas de trabalho. Em cada lugar há gente com diversas experiências de vida- sejam pessoais ou profissionais- assim como cada um de nós tem a sua. Equalizar isso e adquirir uma postura low profile dentro desses grupos sociais é uma forma de garantir a boa convivência.

É claro que não há fórmula mágica para nenhum tipo de relacionamento. Senão Léo Jaime e Leoni não estariam até hoje cantando a busca pela “fórmula do amor”. Mas quando estamos falando de trabalho algumas posturas ajudam bastante a ter um bom relacionamento não só com os colegas da empresa, mas até com relação ao network no mercado, afinal a reputação é muito importante também no mundo corporativo.

Quer saber como se relacionar melhor com as pessoas? Então, não perca nossas informações!

Ser social

Desde os tempos de escola ouvimos que o homem é um ser social. E é, mas de lá pra cá o mundo vêm mudando rapidamente, evoluindo, e o ser humano tem que acompanhar essas mudanças e isso inclui também a forma de se relacionar.

Novas tecnologias possibilitam outras maneiras de se comunicar. Com isso, é preciso desenvolver algumas habilidades de relacionamento para não pecar nem pela falta, nem pelo exagero. É importante ficar atento a cada perfil de ambiente para saber como se comportar

Novos relacionamentos

Atualmente o conceito de relacionamento independe da presença física. Até namoros e casamentos são virtuais, assim como boa parte das relações comerciais e de trabalho já seguem esse padrão.

O alerta é para percebermos que, não é porque não estamos na presença física, que algumas coisas são permitidas. Independente do tipo de relação estabelecida vale sempre o bom senso, o respeito e acima de tudo a boa comunicação.

Relações de trabalho

Nas relações de trabalho a comunicação é o fator mais importante. É preciso ser claro na hora de falar de um projeto, por exemplo, mas também quando há algum ruído com um colega de trabalho.

Sabemos que a convivência diária pode desgastar até mesmo as relações pessoais, assim como as de trabalho. O ideal é ter uma postura neutra para tentar evitar que esses problemas aconteçam. Mas se for inevitável, agir profissionalmente e deixar de lado esse tipo de situação para não prejudicar o trabalho. Uma conversa sempre ajuda.

Etiqueta virtual

Todo o contato constante com o outro é um tipo de relacionamento, assim podemos incluir os meios virtuais nessas formas de comunicação.

Diariamente enviamos e recebemos e-mail, falamos pelos aplicativos de mensagens e trocamos comentários e curtidas pelas redes sociais. Seja com colegas de trabalho ou com amigos e familiares é preciso ter uma etiqueta com relação ao envio de mensagens ou mesmo ligações fora do horário comercial.  Tudo, de acordo com o grau de intimidade entre as partes. Mais uma boa hora para praticar o bom senso.

E você, já pensou em como deve se relacionar com as pessoas?

Texto: Luciana Cavalcante

Para manter-se informado, nada melhor do que acessar um conteúdo de qualidade, não é mesmo? Por isso, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as novidades e tendências do setor!

Powered by Rock Convert