Resultados da telemedicina na saúde

resultados da telemedicina

Diante o panorama atual de aumento da expectativa de vida e avanços na tecnologia, é preciso maior atenção ao sistema de saúde brasileiro.

É inegável o crescimento de gastos na saúde. Ainda mais com a larga utilização de alta tecnologia para diagnóstico, alto índice de desperdício, sobrecarga do serviço de atenção, entre outros indicadores que necessitam de mudanças.

Dessa forma, os resultados da telemedicina podem influenciar positivamente na saúde e trazer muitos benefícios para o setor.

Benefícios já vistos pelo mundo

A Telemedicina engloba o uso da tecnologia de comunicação para auxiliar na atenção à saúde. Essa tecnologia possibilita o compartilhamento de conhecimentos e orientação no atendimento ao paciente. Esses fatores se tornam um facilitador para consultar especialistas em modo síncrona ou assíncrona.

Segundo o Ministério da Saúde, a telemedicina possui 40 anos de evolução. Porém, ainda apresenta barreiras a serem ultrapassadas para seu crescimento.

Estados Unidos

Levando-se em consideração que os Estados Unidos simboliza o berço dessas inovações, o país tem apresentado diversas aplicações da telessaúde.

Por exemplo, a monitorização remota dos sinais vitais, transmissão de imagens para interpretação e confecção de laudos radiológicos, eletrocardiográficos, anatomopatológicos, além de consultas de pacientes por videoconferência, educação médica continuada, portais de informações para pacientes, assistência à distância e coleta de dados para vigilância em saúde.

Resultados da telemedicina

Os resultados da telemedicina, apresentados após a incorporação da tecnologia na saúde pela população norte-americana, são:

  • Facilidade no acesso, mesmo em áreas remotas, sem deslocamentos de pacientes ou de profissionais da saúde;
  • Redução dos custos, devido à maior eficiência durante avaliação. Se há necessidade de internações, dos tratamentos, de procurar o serviço presencial, entre outros gastos evitáveis;
  • Maior comodidade ao paciente. Principalmente crianças e idosos, diminuindo os deslocamentos e com assistência remota avaliando se há necessidade de uma avaliação mais rigorosa.

Iniciativa no Brasil

O Programa Telessaúde Brasil Redes, criado pelo Governo Federal em 2007, consiste em integrar o ensino médico e o serviço, por meio das ferramentas de informação promotoras de educação em saúde. 

Os objetivos dessa iniciativa são:

  • Melhorias do atendimento na atenção básica do Sistema único de saúde;
  • Expressiva redução de custos e de tempo (devido aos deslocamentos);
  • Fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso;
  • Melhor agilidade ao atendimento prestado;
  • Otimização dos recursos.

Em um estudo realizado pela FioCruz, o objetivo de introduzir a modernidade na medicina é para fortalecer os princípios do SUS: equidade, integralidade e universalidade.

Assim contribuindo para diminuir a desigualdade e dar a oportunidade de desenvolvimento de inovações para cura e promoção de agravos na saúde.

Além disso, as práticas da telessaúde vem se desenvolvendo no Brasil e isso tem ampliado as discussões éticas sobre sua utilização desde a segurança na informática até os gestores da saúde. 

Aplicações da Telessaúde

As diversas iniciativas para troca de conhecimentos e informações entre médicos proporciona maior interação e relação entre os profissionais de outros países.

Possuem a única finalidade de replicar experiências bem- sucedidas, auxiliando na difusão e aprimoramento da prática diagnóstica e terapêutica. Portanto considera-se um importante instrumento para minimizar alguns problemas da área da saúde.  

Outro fator existente no mundo como hoje é gerar equidade das informações baseadas em evidências e experiências. Para unir forças e aumentar os projetos de eSaúde, foi criado o Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde América Latina- Europa.

Ainda convém lembrar sobre a atuação dessa tecnologia como caráter interdisciplinar, sendo ferramenta catalisadora para diálogos entre médicos generalistas, especialistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais, a fim de garantir integralidade ao cuidado com saúde. 

Portanto, é preciso ressaltar que a telemedicina é necessária para completar o sistema de saúde, principalmente nas regiões isoladas, pois amplia o acesso às informações, melhorando e auxiliando o cuidado com saúde do indivíduo e comunidade.

Agora que você já sabe quais são os resultados da telemedicina na saúde, já pensa em implantá-la em sua empresa?

Ainda tem dúvidas em relação a essa estratégia? Então, entre em contato com a Conexa Saúde e saiba mais sobre o que é telemedicina.


Texto: Lyz Tavares  

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!