6 dicas para trabalhar a retenção de talentos na sua empresa

retenção de talentos

Um dos melhores ativos da sua empresa diz respeito ao capital humano do negócio. São seus colaboradores os responsáveis por fazer a sua empresa crescer. Sem isso, não é possível realizar as atividades internas.

Assim, é imprescindível cuidar do seu corpo de colaboradores, retendo os melhores em seu negócio. Afinal, são eles os responsáveis pelo sucesso do seu empreendimento e, logicamente, eles serão visados por headhunters para serem contratados pelos seus concorrentes diretos ou indiretos. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Então, confira 6 dicas para trabalhar a retenção de talentos em sua empresa e melhore esse aspecto em seu negócio. Acompanhe.

1. Tenha ciência da taxa de turnover da empresa

Se você identifica qual a atual situação da sua empresa, consegue avaliar quais são as questões que podem atrapalhar a retenção dos talentos da sua organização.

Por meio disso, é possível avaliar se a saída é generalizada ou se está ligada a um setor específico da sua companhia, se é algo pontual ou se é recorrente, entre outros pontos que auxiliam a realizar um melhor diagnóstico para uma gestão de pessoas eficiente.

2. Tenha um bom plano de carreira

Um bom plano de carreira é um importante atrativo para seus colaboradores. Afinal, todos querem saber se têm oportunidade de crescerem na carreira, até que ponto podem alcançar e como colher os benefícios de toda a sua dedicação ao negócio.

Um bom plano de carreira é capaz não só de reter os seus colaboradores atuais, mas também de representar um grande diferencial para que outras pessoas se sintam atraídas a fazerem parte do seu empreendimento.

3. Trabalhe o clima organizacional

Você pode ter o melhor plano de carreira possível, mas se o clima organizacional não for favorável, a tendência é que essas pessoas saiam da organização. Isso porque um ambiente que não esteja favorável é altamente estressante, cansativo e propício a problemas.

Por isso, é fundamental que sua equipe de RH esteja sempre dedicada a trabalhar o clima organizacional, de forma a mantê-lo sempre positivo, realizando pesquisas para avaliá-lo.

4. Escute seus colaboradores

Uma forma de melhorar seu clima organizacional é ouvindo seus colaboradores. Eles apresentarão sempre sinais de que algo pode ir mal em sua empresa. Diante disso, é importante que os gestores se reúnam com eles e perguntem o que está acontecendo e como a organização pode auxiliá-los nisso.

Muitas vezes, o que será dito poderá agregar positivamente para o crescimento da empresa, então, dedique atenção e foco a isso. O resultado poderá ser promissor.

5. Promova um feedback positivo para seus funcionários

Seus funcionários precisam se sentir valorizados para serem retidos em sua empresa. Por isso, é fundamental que você promova um feedback positivo rotineiramente. Não adianta apontar pontos que devem ser melhorados continuamente e não elogiar seus esforços e a dedicação à empresa.

Implemente essa cultura em seu negócio e você verá como os resultados serão bem mais positivos do que anteriormente. A produtividade e o engajamento já melhorarão consideravelmente só com essa mudança.

6. Cuide da saúde dos seus colaboradores

Se a organização cuida da saúde ocupacional dos seus colaboradores, eles sentem que não são apenas números, mas que fazem parte da sua organização. Além disso, funcionários mais saudáveis tendem a ser mais produtivos e mais engajados em suas atividades.

Por isso, implemente ações de proteção à saúde física e mental dos seus colaboradores, tais como:

  • tenha um programa de incentivo à atividade física;
  • adote uma alimentação saudável na cantina e no restaurante da empresa;
  • incentive alongamentos durante o trabalho no escritório;
  • minimize os riscos de acidentes de trabalho;
  • ofereça auxílio psicológico e psiquiátrico para os colaboradores que tenham transtornos emocionais, entre outros.

Trabalhando essas dicas de retenção de talentos, torna-se possível conseguir melhorar as taxas de turnover e manter seus melhores funcionários em seu negócio.

Como falamos, o clima organizacional cumpre um papel fundamental nesse processo de retenção. Mas você sabe o que é isso? Leia nosso artigo e entenda melhor esse conceito!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!