RH 4.0: entenda o que é esse conceito e como está mudando o RH das empresas

rh 4.0

Novos tempos geram novas demandas e novos modelos de negócios. E todos os setores das organizações passam por transformações impulsionadas pelas facilidades que as tecnologias trouxeram para o ambiente corporativo.

Um dos conceitos que surge neste novo momento é o RH 4.0. Atrelado com as novas demandas do mercado, ele é capaz de revolucionar o setor humano da sua empresa, trazendo novos resultados e aumento de produtividade no seu negócio.

Continue lendo e conheça o conceito de RH 4.0 e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é RH 4.0?

O conceito de RH 4.0 é um fenômeno que está intimamente ligado com a Indústria 4.0 (ou também conhecida como Quarta Revolução Industrial), cuja transformação é impulsionada pelas tecnologias de automação com base em inteligência artificial, como Machine Learning, Big Data, Business Intelligence, entre outras ferramentas do futuro.

Assim, para que seja possível implementar essas medidas, é fundamental que os colaboradores sejam os mais adaptáveis e preparados para este novo momento. E, com isso, o RH precisa também se reinventar, aproveitando essas mesmas tecnologias de automação.

Como funciona este novo momento no RH?

Tal como a Indústria 4.0, o RH 4.0 também é movido pelas inserções das novas tecnologias no contexto empresarial. Ou seja, para recrutamento e monitoramento dos colaboradores, também é utilizado algumas dessas inovações, tais como:

  • softwares específicos para o setor;
  • inteligência artificial;
  • Big Data;
  • Machine Learning e Deep Learning.

Assim, o setor passa a implementar medidas importantes e atuais para ter uma melhor gestão e garantir uma força de trabalho mais preparada para os novos tempos.

É importante entender que o RH 4.0 tem o papel de capacitar essa força de trabalho para os novos tempos, focado em uma gestão estratégica de pessoas, tendo um olhar cada vez mais humano sobre os funcionários do negócio.

A partir de uma visão estratégica, torna-se possível utilizar ferramentas com foco em interação, conhecimento de perfil, análise de perfil comportamental, verificação de clima organizacional, interatividade, gestão de colaboradores, entre outros pontos fundamentais para o crescimento da empresa.

No RH 4.0, fica cada vez mais evidente um ponto: seus colaboradores são o ativo mais importante do negócio e, por isso, precisam de uma gestão inteligente, otimizada e humana no dia a dia.

Qual é a função do profissional de RH neste novo momento?

O profissional de RH passa a cumprir um papel fundamental nos novos tempos. Afinal, compete a ele a inserção de novas tecnologias e novas rotinas dentro do ambiente organizacional. E isso significa, também, ter facilidades que auxiliem nas suas rotinas de trabalho.

Por exemplo, por meio de softwares de análise de perfil organizacional, é possível identificar de forma automatizada e rápida qual é o perfil de cada candidato de um processo seletivo, facilitando o processo.

Com isso, a resposta final é agilizada, bem como reduz os custos para os processos de admissão, possibilitando realizar uma contratação mais rápida, eficiente e que terá maiores chances de atender às exigências e demandas do negócio.

O profissional tem também o dever de utilizar essas ferramentas para gerar processos seletivos mais complexos, aumentando a exigência para o cumprimento de cargos em sua empresa.

Outra vantagem do RH 4.0 é que os profissionais do setor têm mais ferramentas para fazer um controle mais preciso do clima organizacional do negócio. Assim, é importante que os gestores tenham consciência da importância dessa métrica para as empresas.

Então leia nosso artigo, veja o que é clima organizacional e tire suas dúvidas sobre o tema.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!