Riscos Psicossociais no trabalho: causas e consequências

riscos psicossociais mulher computador

Um dos grandes desafios dos tempos atuais que os gestores enfrentam são os riscos psicossociais no trabalho. Identificar precocemente suas causas e consequências é primordial para construção de um ambiente de trabalho saudável e construtivo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo.  Uma doença mental que mais incapacitou os profissionais em 2020.

O estudo evidenciou ainda que apenas metade desses trabalhadores recebem tratamento adequado. Falta maior conscientização das empresas em relação aos riscos e distúrbios psicossociais.

Outro dado alarmante da pesquisa é sobre o impacto financeiro causado somente pela depressão e pela ansiedade. Prejuízo de quase um trilhão por ano com baixa produtividade. Mas você sabe quais são estes riscos e o que podem acarretar?

Que problemas se relacionam às organizações de trabalho e como atingem a saúde do trabalhador? Elaboramos este post para te ajudar a entender melhor sobre essa situação. Confira!

O que são riscos psicossociais?

riscos psicossociais homem olhando computador

Primeiro é preciso entender o que é saúde mental e de que forma ela pode interferir nas atividades corriqueiras pessoais e profissionais. Pessoas mentalmente saudáveis são mais produtivas em vários aspectos.

Elas lidam melhor com suas emoções, independente da adversidade que possa surgir. Já o contrário, gera diversos problemas na vida pessoal e no trabalho.

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que os transtornos mentais afetam a vida de 30% dos trabalhadores no mundo. No Brasil eles são a terceira maior causa de solicitação de auxílio-doença no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

No trabalho os transtornos mentais são decorrentes de riscos psicossociais. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define riscos psicossociais como sendo todos os fatores que englobam o ambiente de trabalho.

Entre eles, o clima organizacional, a função, a relação interpessoal, o tipo e a forma como executam as tarefas, entre outros.

Além disso, engloba ainda alguns fatores externos como a personalidade, a família e até a vida social. Estes riscos podem elevar o nível de estresse, gerar doenças laborais, insatisfação e faltas.

Quais são as doenças psicossociais?

Síndrome do burnout – Uma doença ocasionada pelo esgotamento físico e mental. Seu principais sintomas são agressividade, baixa autoestima, isolamento, lapsos de memória, dificuldade de concentração;

Depressão – Gera perda de interesse pelas atividades profissionais e pessoais, desânimo, tristeza e desmotivação;

Síndrome do pânico – Um tipo de transtorno de ansiedade que causa medo, mal-estar, taquicardia, sudorese, angústia, falta de ar;

Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) – Pode acontecer após algum acidente pessoal ou com colegas de trabalho. A pessoa perde o interesse pelas atividades;

Ansiedade generalizada – Se materializa pela excessiva preocupação, mesmo sem ter qualquer risco aparente. Pode causar fadiga, irritabilidade, falta de concentração.

** Importante lembrar que doenças psicossociais podem levar a problemas físicos, como infartos, artrite reumatóide, complicações respiratórias, fraturas, entre outros.

Exemplos de riscos psicossociais

As empresas devem estar atentas para evitar que seus colaboradores adoeçam com o passar do tempo.

A identificação de fatores de riscos psicossociais e ações preventivas são importantes para prevenir estes problemas que afetam a saúde mental e física da equipe. Entre os principais fatores de risco temos:

– Cargas excessivas de trabalho;

– Longas jornadas de trabalho;

– Falta de clareza sobre a definição das tarefas;

– Falta de participação na tomada das decisões internas;

– Má gestão organizacional;

Insegurança no trabalho;

– Falta de comunicação ou ineficiência dela;

– Assédio psicológico, moral, sexual ou violência de terceiros;

– Ameaças de desemprego;

– Abuso psicológico;

– Falta de políticas de qualidade e de segurança do trabalho;

– Ambiente de trabalho insalubre;

Falta de benefícios e de inclusão sociais;

– Isenção de ética.

Quais as principais causas dos riscos psicossociais?

riscos psicossociais mulher nervosa telefone

Independentemente da área de atuação ou do seu perfil produtivo, as empresas oferecem algum grau de risco psicossocial. Identificar as principais causas e minimizar os problemas evita que os funcionários adoeçam com o passar do tempo trabalhado.

Além disso, estes fatores são agentes do aparecimento de transtornos mentais sérios. Por isso é importante atenção para o tema e criar mecanismos internos de prevenção. Podemos dividir essas causas em grupos de três fatores ligados à:

– Otimização do tempo – Exigências altas, prazos muito curtos para execução, horas extras excessivas, mudanças repentinas de horário de trabalho, etc.

– Estrutura organizacional – Falta de clareza e objetividade na gestão, isenção de plano de carreira, preconceitos, líderes autoritários, conflitos, entre outros.

– Tarefas – Exigências excessivas, longas jornadas de trabalho, muitas interrupções, ritmos acelerados, muita repetição, alta concentração, etc.

Quais são as condições de trabalho condizentes com os riscos psicossociais?

Como já vimos praticamente todos os fatores interferem de forma positiva ou não no bem-estar emocional do colaborador. As condições de trabalho que mais acarretam problemas psicossociais são aquelas que:

– Oferecem ambiente inapropriado ou inseguro;

– Falta de organização, de apoio da chefia, de autonomia e de reconhecimento;

– Onde há cobranças e carga horária de trabalho excessivas;

– Que não oferecem políticas de saúde e de segurança do trabalho;

Jornada de trabalho e horas extras excessivas;

– Relações abusivas, com ameaças de desemprego ou abuso psicológico;

– Falta de benefícios e de políticas de inclusão social, entre outros.

Quais são as consequências dos riscos psicossociais no trabalho?

riscos psicossociais homem mao cabeca

Os riscos psicossociais acarretam sérios problemas no trabalho e para a saúde do trabalhador. É considerado um dos maiores desafios para a saúde e para a segurança dos trabalhadores.

Ligados diretamente aos locais de trabalho, entre os principais problemas podemos ressaltar o abalo psicológico; a insegurança; apatias; fobias; ansiedade; medos, depressão, falta de atenção, de concentração e de memória.

Podem surgir alguns transtornos psicofisiológicos como acidente de trabalho, alergias, doenças reumáticas e respiratórias ou mudanças de comportamento. Trabalhar as percepções para identificar as causas e propor soluções é o melhor caminho, rumo à prevenção.

Para isso, gestores e trabalhadores precisam estar unidos e afinados em suas diretrizes para implantar ações preventivas eficientes. Confira outras consequências:

Aumento do absenteísmo

Esse é um dos maiores problemas que os fatores de riscos psicossociais geram. A falta do funcionário atrapalha o fluxo de trabalho, sobrecarregando os demais integrantes da equipe.

Assim como o bem-estar físico ou mental deve ser preservado para não deixar o trabalhador vulnerável a doenças. Para isso o trabalho e atenção conjunta de chefia e recursos humanos são importantes no dia a dia de uma organização.

Aumento do presenteísmo

Presenteísmo é o mesmo que estar no trabalho, mas com a mente longe dali. O trabalhador não falta, mas também não consegue desempenhar bem suas funções. Acabam representando um sério risco de acidentes e lesões, além de prejudicar os índices de produtividade e de lucratividade.

Redução nas defesas psíquicas

Especialistas já comprovaram que exposição prolongada a fatores psicossociais diminui as defesas psíquicas do trabalhador. Além disso, favorecem o surgimento de transtornos emocionais como ansiedade, apatia, depressão, insegurança, fobia, falta de concentração e até perda de memória.

Transtornos psicofisiológicos

São todas aquelas doenças agravadas pelo desequilíbrio emocional, podendo chegar a extremos físicos e psicológicos. Isso vai depender e variar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

Os transtornos psicofisiológicos mais comuns são os problemas cardiovasculares, como enfartes; os de ordem respiratória (asmas, bronquites; imunológicos; gastrointestinais (úlcera, colite, doença de Crohn).

Podem ainda trazer diversos problemas dermatológicos, endocrinológicos ou musculoesqueléticos.

Acidentes de trabalho

Este é uma das consequências mais comuns que os fatos de riscos psicossociais geram. Pessoas afetadas emocionalmente são passíveis de distrações e de comportamentos inseguros.

Combinações perigosas que podem levar a acidentes de trabalhos, dos mais simples aos mais dramáticos. Trabalhar desatento, com problemas físicos e mentais são as principais causas deste tipo de ocorrência.

Mudanças de comportamento

Essas reações adversas podem afetar a vida pessoal e profissional do funcionário, prejudicando o seu desempenho profissional.

A OIT classifica as mudanças de comportamentos como ativas que são as greves, as reclamações, os atrasos ou confrontos com as chefias.

E os comportamentos passivos que levam a indiferença pela qualidade do trabalho, faltas, infelicidade, dificuldades para dormir, abuso de álcool, de tabaco e até de comida.

Quais são os impactos financeiros provenientes do aumento dos riscos psicossociais?

Tanto os funcionários como a empresa sofrem com os impactos financeiros gerados pelo aumento dos riscos psicossociais. O trabalhador doente arca com custos adicionais como consultas médicas, medicamentos, acompanhamento psicológico, internações.

Despesas que quase sempre não estão e não cabem em seu orçamento familiar. Já a empresa vê os índices de absenteísmo e de rotatividade aumentarem; queda na produtividade e nos lucros; indenizações; aposentadorias precoces, entre outros.

As estatísticas mundiais sobre problemas mentais no trabalho não são nada animadoras. Somente doenças como depressão e ansiedade, geraram em 2020, perdas da ordem de um trilhão em baixa produtividade no mundo.

No mesmo ano estas foram as doenças mais incapacitantes profissionalmente. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS). Até a sociedade arca com esses impactos financeiros, pois o estado também arca com os custos de consultas médicas, exames, remédios e internações.

Existe uma norma regulamentadora (NR) focada em riscos psicossociais?

Não, ainda não existe um mecanismo legal que regule as empresas quanto a esse problema. Apesar de não existir uma norma regulamentadora (NR) específica para riscos psicossociais, está em análise a lei 3.588.

Ela propõe a edição de uma NR que gerencie os riscos que possam afetar de alguma forma a saúde mental e física do trabalhador. Enquanto isso não acontece veja o que já temos em vigor em benefício de empregados e empregadores:

– NRs 1 e 7 – Avalia o perfil psicológico do trabalhador por meio do Programa Saúde em Psicologia (PSP). Essas normas discriminam os riscos e a saúde ocupacionais de uma forma ampla, inclusive abrangendo as questões psicofisiológicas;

NR 17 – Inclui mapa de riscos nos setores, quantifica fatores como produtividade, imposição de rotinas de trabalhos excessivas, tarefas noturnas, jornadas prolongadas e monótonas;

NR 20 – Estabelece critérios para a gestão da segurança e da saúde no trabalho com  produtos inflamáveis e combustíveis;

– NR 33 – Avalia as condições psicossociais para trabalho em espaços confinados;

– NR 34 – Regulamenta as condições mínimas de trabalho para a construção naval;

– NR 35 – Estabelece regras de segurança e saúde no trabalho em altura.

Como reduzir os riscos psicossociais no ambiente de trabalho?

Depois de conhecer quais são os riscos psicossociais é hora de aprender a gerenciá-los para que não ameacem a saúde dos trabalhadores. Separamos aqui algumas sugestões importantes:

– Crie uma boa estrutura organizacional e de infraestrutura. Afinal o clima organizacional é o termômetro da satisfação da equipe de trabalho.

Qualquer problema que surja na comunicação, na gestão ou nas políticas de recursos humanos fazem parte dessa estrutura e estão diretamente ligados ao bem-estar no ambiente laboral;

– Desenvolva uma política de benefícios que estimule o bem-estar dos trabalhadores. Plano de saúde e odontológico, ginástica laboral, alimentação saudável, prática de atividade física podem ser algumas opções interessantes.

São programas que podem ser desenvolvidos dentro da empresa ou viabilizados por meio de parceria comercial com outras empresas, como academias, bibliotecas, farmácias, consultórios odontológicos e operadoras de planos de saúde empresarial.

– Ofereça treinamentos periódicos técnicos e para o desenvolvimento pessoal. Os colaboradores só têm a se beneficiar com aulas que aprimorem suas habilidades técnicas, interpessoais e de inteligência emocional. Isso é um passo importante para prevenir doenças mentais.

– Priorize a gestão de pessoas, estimulando a valorização do capital humano.

Como prevenir os riscos psicossociais no trabalho?

riscos psicossociais mulher exausta

As boas práticas melhoram a qualidade de vida dentro e até fora da empresa. Funcionários que são incentivados a cuidar de sua saúde sentem que é respeitado e valorizado, são mais participativos e conseguem maior equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Para isso é preciso criar maneiras, por exemplo, de reconhecer os esforços dos colaboradores, ouvir, ser flexível e criar uma boa política de saúde e de segurança do trabalho. Vamos ver outras formas de prevenir riscos psicossociais no trabalho:

Fique atento ao clima organizacional

Desenvolver políticas de gestão sérias inclui mudanças em postos de trabalho ou de funções, a criação de sistemas de recompensas e de programas que tragam bem-estar social e emocional aos colaboradores.

A ginástica laboral pode ser uma boa alternativa. Um bom clima organizacional exige ações transparentes, estáveis e efetivas. Investir em comunicação interna pode ser uma boa estratégia nesse sentido.

Ações de endomarketing também colaboram para melhoria do ambiente e das relações interpessoais.

Incentive a cultura de feedbacks

Um bom gestor deve manter sua equipe muito bem informada sobre tudo que se passa na empresa. Em especial sobre o desempenho profissional e o gerenciamento de todos os riscos existentes no ambiente laboral.

Isso é sinônimo de diálogo e incentiva o colaborador a expressar sua opinião sobre a evolução profissional pessoal, da equipe e da empresa como um todo. Afinal, opiniões e boas sugestões são sempre bem-vindas.

Treine a sua equipe

Capacitação e formação, para munir os trabalhadores e chefias de ferramentas, que possam ser utilizadas quando se depararem com estas problemáticas.

Realizar treinamentos, que contemplem ações para gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, para a gestão do tempo e assédio moral.

Ofereça benefícios de saúde física e mental

As organizações laborais devem criar políticas de saúde e de segurança do trabalho, ampliando também os benefícios já existentes.

Para isso pode implantar programas de saúde, incentivar hábitos saudáveis, trazer a ginástica laboral para dentro da empresa. Oferecer assistência médica dentro da empresa ou realizar parceria com operadoras de saúde e empresas de telemedicina.

Desta forma, o trabalhador é incentivado a cuidar da sua saúde física e mental. Do contrário, as organizações estão fadadas a baixos índices de produtividade e de retenção de talentos.

O absenteísmo se eleva, na mesma proporção dos acidentes de trabalho e as perdas são inevitáveis para os dois lados.

Conheça a Conexa Saúde

Considerada uma verdadeira inovação nos serviços de saúde para sua empresa, a Conexa Saúde oferece telemedicina e teleorientação.

Por meio de sua avançada plataforma digital o trabalhador tem a sua disposição uma série de serviços em mais de 30 especialidades médicas. Benefício com preços acessíveis, a apenas um click, 24 horas em todos os dias da semana, independente de onde esteja.

Vantagem para o gestor, pois o funcionário não precisa se ausentar da empresa para as consultas on-line. A Medicina preventiva é o foco da Conexa para deixar os trabalhadores ainda mais saudáveis física e mentalmente.

Os gestores podem acompanhar como anda a saúde de seus colaboradores, bem como a sinistralidade do serviço. Por meio da telemedicina da Conexa é possível reduzir em até 70% a ida ao pronto socorro, por exemplo.

Outro benefício importante é o suporte emocional das equipes internas. Algo essencial no acompanhamento, por exemplo, de quadros delicados ou em situações de crise.

Para atender melhor às necessidades corporativas, a Conexa criou o Conexa Corporate. Acesse www.conexasaude.com.br e saiba como ele contribui positivamente contra os riscos psicossociais no trabalho.

Conclusão

riscos psicossociais mulher estressada mao-cabeca

A saúde mental dos trabalhadores é tão importante quanto o bem-estar físico. Por isso, empresas que prezam pela competitividade e pela qualidade do ambiente laboral investem em ações que identifiquem e previnam os riscos psicossociais no trabalho.

Neste texto de hoje aprendemos sobre os principais problemas, causas e efeitos deste tipo de risco. Como os gestores podem e devem intervir para criar ambientes de trabalho ainda mais saudáveis, colaborativos e produtivos.

É preciso minimizar e até evitar os possíveis gatilhos que possam abalar a saúde mental dos trabalhadores. Assim é possível poupar a equipe de situações de estresse, quadros de ansiedade, depressão, entre tantas outras doenças.

Ganha o trabalhador, que tem sua saúde preservada e se mantém saudável no trabalho e o empregador, que equilibra seus índices de absenteísmo, da rotatividade de pessoal, de afastamentos, etc.

Consequentemente, funcionários satisfeitos e saudáveis produzem mais e com mais qualidade.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!