Subscribe Now

Trending News

Saiba quais são as alternativas aos planos de saúde
Telemedicina

Saiba quais são as alternativas aos planos de saúde

Quando o custo de vida aumenta e as despesas se tornam grandes, é comum que algumas pessoas optem por deixar de pagar os planos de saúde. Este dinheiro acaba servindo para resolver problemas financeiros mais imediatos.

A longo prazo, porém, a ausência de cuidados com a saúde ou prevenção para acidentes inesperados pode preocupar. Inicia-se a caça por alternativas viáveis financeiramente e que possam cobrir todas as necessidades de saúde – como atendimento em clínicas, emergência e medicamentos.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas alternativas ao plano de saúde que podem, juntas ou não, substituir a necessidade por planos de saúde. Esses são o SUS, aplicativos e sites de consultas médicas, clínicas populares e ticket saúde.

SUS

O sus é uma das opções (se não, “a opção”) mais conhecidas entre as pessoas. Se trata do Sistema Único de Saúde oferecida pelo governo. Ele é responsável por cobrir toda a atenção de saúde da população, desde consultas, até vacinas. Trata-se da melhor escolha, considerando o quesito custo, já que é um serviço gratuito e voltado para toda a população. Mas apresenta também diversas problemáticas, principalmente em relação ao tempo de espera de atendimento e condições de trabalho do médico – afetando, desta forma, o serviço oferecido ao paciente.

Deve-se atentar ao fato de que o Brasil possui mais de 200 milhões de pessoas e é o único país com esta densidade demográfica a custear um sistema de saúde totalmente público e gratuito. A partir do orçamento mensal do SUS, estima-se que cada pessoa conta com menos de R$25,00 por pessoa para gastos de saúde. Não é muita coisa, né? Com certeza muito menos que um plano de saúde.

Aplicativos e sites de consulta médica

As milhões de pessoas que vivem sem plano de saúde tornarem-se um mercado promissor para diversas novas start-ups. Essas pequenas empresas oferecem plataformas para marcar consultas médicas com preços acessíveis. São aplicativos e sites que conectam pacientes e médicos de diversas especialidades.

O mecanismo de funcionamento se assemelha ao Uber ou aplicativos de delivery. A busca é feita principalmente a partir da localização em que se encontra a pessoa e a área da saúde que necessita. A ferramenta, no entanto, não cobre a necessidade de uma emergência hospitalar. Nestes casos, ainda seria necessário recorrer aos centros médicos.

Tickets saúde

Esta é a mais nova alternativa utilizada principalmente pelas empresas pequenas, que não tem orçamento para cobrir um plano de saúde empresarial. Também pode ser uma nova opção para empresas que não conseguem mais arcar com o alto custo do plano de saúde empresarial. Pode ser uma solução para os 30% de trabalhadores no Brasil que não possuem plano de saúde, segundo a empresa Ticket.

Trata-se de uma vale saúde, muito parecido com o famoso vale alimentação e transporte, amplamente utilizado pelas empresas. O lugar onde a pessoa trabalha deposita um determinado valor mensal para ser utilizado em clínicas médicas credenciadas. Esses locais oferecem desconto para o tipo de serviço e, se o valor oferecido pela empresa acabar, o funcionário ainda pode usufruir do desconto depositando mais dinheiro no cartão.

Clínicas populares

O mercado das clínicas de saúde vem crescendo significativamente. Ao longo dos anos, muitas clínicas novas abriram para oferecer saúde a baixo custo para aqueles que não querem arcar com os preços dos planos, nem desejam enfrentar a fila do SUS.

Mas o custo bem abaixo do mercado não necessariamente significam uma menor qualidade no atendimento. Diferentemente das clínicas, muitos hospitais precisam cobrir dentro do seu atendimento a mensalidade dos convênio do planos de saúde e, por conta disso, o custo para exames e atendimentos cresce significativamente.

Algumas empresas ainda expandiram sua área de atendimento para realizar pequenas cirurgias, como cesária, partos, operação de hérnia e retirada de pedra na vesícula. Estes novos serviços são feitos por meio de uma parceria com hospitais para que seja utilizado o espaço, mas desvinculada com qualquer tipo de plano. O uso dessa nova atuação, no entanto, deve ser acompanhado de ações de precaução do paciente para saber a qualidade do atendimento oferecido. Uma delas é a consulta do CRM, tanto da clínica, quanto do médico responsável.

Todas essas novas alternativas abrem um campo vasto para as possibilidades de cuidados à saúde. Cada uma possui seus pontos positivos e negativos que devem ser ponderados e avaliados para escolher qual será a opção mais adequada.

Para você, qual será a melhor escolha? Não deixe de comentar o que achou do artigo e compartilhar com os seus amigos!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

1 Comentário

  1. Avatar
    Lavina

    I spent a lot of time to find something like this

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *