Saúde Corporativa: como cuidar dos funcionários?

saúde corporativa

A saúde dos profissionais da saúde é um assunto bastante delicado. Segundo a OMS, saúde significa o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade.

Portanto, zelar pela saúde dos funcionários é fundamental para o bem-estar e pelo funcionamento de toda empresa. 

Em seguida, acompanhe dicas e alguns desafios relacionados à saúde dos trabalhadores. 

O que é Saúde corporativa?

É o conjunto de práticas com um único objetivo: prevenir doenças ocupacionais. Assim, é possível garantir bem-estar dos funcionários e ainda contribuir para o melhor desempenho da empresa. 

Pensando nisso, destaca-se a importância dos exames desde a admissão, avaliações periódicas, acesso à planos de saúde, ações de prevenção de doenças e até o exame demissional. 

A falta de investimentos na saúde dos trabalhadores podem gerar muitos prejuízos como ambiente de trabalho negativos, perda da produtividade e na própria saúde dessas pessoas como: uso abusivo de álcool e drogas.

Com tudo isso, este investimento é fundamental para a saúde mas compromete o orçamento da empresa. 

Desafios nos investimentos à saúde corporativa

Um dos grandes desafios para a garantia do bem-estar dos funcionários são os gastos

Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos, essa despesa é cerca de 12% a 20% dos custos fixos das empresas. 

Mas é um investimento obrigatório e necessário, que torna trabalhadores saudáveis, além de melhorar o desempenho e performance da equipe.

A garantia da saúde corporativa está presente na Lei nº 6.514/1977 e nas normas do Ministério do Trabalho, com objetivo de criar práticas de saúde e segurança no trabalho. 

Para auxiliar nesse compromisso com o próximo, a tecnologia promete reduzir os custos na oferta de serviços de medicina do trabalho. Com a telemedicina, é possível laudos de exame sem precisar de deslocamentos e com maior rapidez.

Saiba os principais objetivos e benefícios da medicina corporativa

  • Promoção da saúde;
  • Prevenção de doenças;
  • Melhorar a qualidade de vida.

O objetivo principal desse tripé é garantir saúde física e mental dos colaboradores da empresa, reduzindo os riscos e prevenindo  doenças e agravos à saúde. 

Para alcançar esse ideal deve-se conscientizar os funcionários, fornecendo informações e educação continuada em saúde, tornando-os co-responsáveis pelo bem- estar.

Os benefícios dessas iniciativas são claros: maior produtividade e satisfação dos funcionários

Trabalhadores saudáveis e com qualidade de vida, torna-se motivado para desempenho de suas funções e quer ver cada vez mais o crescimento da sua empresa. 

Além disso, a preocupação com a saúde deles, reduz os índices de absenteísmo, como as faltas e atrasos não justificados.

Qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente corporativo

A melhor forma de ter saúde, é atuando na prevenção de doenças. As principais doenças que acometem aos trabalhadores são: patologias na coluna vertebral, lesões no joelhos, ombros e tendinite.

Para garantir essa qualidade de vida é importante implementar programas corporativos para aumentar o vínculo com os trabalhadores e ampliar o acesso à saúde humanizada. 

Por isso a implantação de programas corporativos é a forma mais viável de humanizar o tratamento dos colaboradores.

A análise das condições ergonômicas do ambiente do trabalhador, tem como objetivo prevenir lesões por esforço repetitivo. Já as outras atividades do programa, como: ginástica laboral, trabalhos de conscientização e incentivo à prática de esportes, são fundamentais para melhorar a saúde física e mental, além de melhorar a performance do paciente no trabalho. 

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, entre em contato com a Conexa Saúde. 

Texto Lyz Tavares

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!