saúde escolar saúde escolar

Saúde escolar em tempos de pandemia

2 minutos para ler

Hoje, com o conhecimento científico acumulado desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, já sabemos que as crianças se infectam menos, transmitem menos o vírus  e ficam menos doentes do que os adultos.

As escolas que cumprem as medidas que, sabidamente, são eficientes para contenção da transmissão do novo coronavírus são seguras para as crianças e para toda a comunidade escolar. A escola é um local de proteção.

As medidas de mitigação incluem

  1. Distanciamento social de 1,5 m entre as crianças;
  2. Uso adequado de máscara. A máscara deve ser utilizada por todas as crianças  maiores  de 2 anos de idade. É importante também levar máscaras para trocas eventuais que podem ser  necessárias. A máscara deve cobrir totalmente o nariz, a boca e o queixo da criança;
  3. Higienização das mãos com água e sabão e álcool gel –  se disponível;
  4. Não compartilhar material escolar;
  5. A criança deve levar a sua própria garrafinha para água.

Vale lembrar que além do novo coronavírus, todos os outros vírus continuam circulando na comunidade como sempre foi. Por isso, é  possível que seu filho tenha algumas viroses com qualquer outro vírus que são até muito mais transmissíveis que o novo coronavírus, como por exemplo o vírus influenza.

Então é muito importante que você só mande seu filho para a escola se ele estiver absolutamente saudável. Uma criança com febre ou sintomas gripais (coriza, espirros, obstrução nasal, dor de garganta e cabeça, tosse) ou diarreia e vômitos, não pode ir para a escola e nem frequentar outras atividades coletivas.

A saúde escolar depende desse pacto entre as famílias e a escola.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde das crianças? Então, siga nosso Instagram para acompanhar as novidades!

Agora que você já tá por dentro dessas dicas, que tal saber um pouco mais sobre a telepediatria? Clique aqui.

Texto: Dra. Mônica Rodrigues, head de pediatria na Conexa Saúde.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário