Subscribe Now

Trending News

4 formas de incentivar a saúde física e mental no ambiente corporativo
Saúde no Trabalho

4 formas de incentivar a saúde física e mental no ambiente corporativo

Nós, do blog Conexa Saúde, trabalhamos para te mostrar que a saúde do colaborador é a saúde da empresa. Essa é a ideia que nos move.

E para isso, sempre explicamos a importância de diversos aspectos que englobam a saúde física e mental no ambiente corporativo.

Mas para muitos, a teoria pode parecer abstrata. Então, selecionamos quatro formas de incentivo ao bem-estar no trabalho para você aplicar na prática. Não deixe de levar estas sugestões ao RH da sua empresa.

Quer saber quais são elas? Continue lendo este artigo e anote as dicas!

Mobiliário adequado

Pensa-se que os trabalhos mais modernos, que exigem que os colaboradores fiquem horas em frente à telas, são menos perigosos que os serviços antigos, mais manuais

Mas a verdade é que há perigo em ambos, mas por motivos diferentes. Um ambiente corporativo sempre precisa ser equipado com um mobiliário adequado, seja lá para que eles funcionem.

Em um escritório que tem o computador como principal objeto de trabalho, deve-se prestar uma atenção especial à altura da tela em relação aos olhos e à cadeira utilizada. 

Dessa forma, fica mais fácil controlar e evitar dores no pescoço, na coluna, entre outras LER/DORTs.

Ginástica laboral

Junto com o mobiliário, promover a ginástica laboral é outro passo essencial para manter a saúde física e mental no escritório. 

Trata-se de práticas de alongamento que podem ser feitas em 10 minutos e trazem diversos benefícios. Estes exercícios foram pensados exatamente para quem trabalha em escritório e todos podem fazer.

Alguns benefícios da ginástica laboral no ambiente corporativo são:

  • Aumento da produtividade;
  • Prevenção de DORTs;
  • Redução de estresse e fadiga;
  • Correção da postura.

E muito mais!

Combater a cultura do cigarro

Está mais do que na hora de repensar hábitos dados como comuns há anos.

Cigarro é um assunto delicado, por se tratar de um vício. Como toda dependência química, é evidente que a empresa não pode proibir alguém de fumar. 

Mas o que pode e deve ser feito é assumir uma postura de combate à cultura do cigarro. Uma coisa é entender que fumantes são dependentes. Outra é incentivar o fumo. E é este segundo cenário que deve acabar.

Ou seja, ter um fumódromo dentro da empresa acaba associando o cigarro à uma pausa e à socialização. E é claro que estas coisas devem acontecer, mas não junto ao fumo.

Não incentivar que os colaboradores fumem é cuidar da saúde física e mental no ambiente corporativo.

Programas corporativos de bem estar

Programas corporativos são medidas e ações que visam melhorias em diversos no aspecto. 

O interessante em investir programas de bem estar é que eles acabam afetando outras diretrizes da empresa, como a produtividade e o relacionamento entre os colaboradores.

São diversas opções de programas. Aqui vão algumas:

  • Clube do livro;
  • Sarau de talentos;
  • Palestras e workshops;
  • Dia de trabalhar de home office.

As opções são muito variadas, para os mais diferentes perfis de empresas.

Vale lembrar que estas são apenas quatro sugestões, mas há inúmeras possibilidades. O importante é fazer algo na prática para melhorar e incentivar a saúde mental e física no ambiente corporativo.

Para outras dicas como estas, não deixe de seguir o perfil do Conexa Saúde no Instagram. Lá, você terá acesso às novidades com o conforto da palma da mão.

E na sua empresa, que medidas são tomadas para a melhor do bem estar? Compartilhe nos comentários, vamos adorar saber!

Texto: Manoela Caldas.

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *