Semana de vacinação nas Américas

vacinação nas américas

Realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Semana de Vacinação nas Américas tem como lema este ano “Proteja sua comunidade. Faça sua parte. #Vacine-se”.

Essa Semana acontece entre os dias 20 e 27 de abril, com a ideia de reforçar a importância de apoiar a vacinação e incentivando os países americanos a promover ações de vacinação.

Além disso, a meta é imunizar cerca de 70 milhões de pessoas contra doenças evitáveis.

Então, continue a leitura para entender como vai funcionar!

Prevenção do Sarampo

Tal iniciativa terá como foco a prevenção do sarampo, em 22 países do continente americano. Governos planejam vacinar 2,25 milhões de crianças e adultos contra a doença.

Com isso, 45 nações e territórios das Américas serão mobilizados até o dia 27 deste mês pela estratégia da OPAS.

Dentro das ações previstas, está a imunização contra a poliomielite, a gripe e o papilomavírus humano (HPV), entre outras infecções.

Como funcionará

Serão utilizados postos de vacinação fixos e móveis pelos governos envolvidos. Também ocorrerá uma mobilização de equipes para visitas de casa em casa, vacinar crianças e adolescentes nas escolas e promover medidas de comunicação que motivem mães e pais a levar seus filhos às unidades de saúde.

Mais de 740 milhões de pessoas de todas as idades já foram vacinadas contra uma ampla gama de doenças desde a primeira edição da Semana de Vacinação, realizada em 2003.

Por isso, muitos países alocam profissionais de saúde e recursos financeiros para vacinar pessoas que estão vivendo em regiões distantes, comunidades indígenas ou alguma outra restrição de acesso ao serviço de saúde.

Brasil

Essa estratégia ocorre no Brasil ao mesmo tempo que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e objetiva imunizar 59,5 milhões de pessoas até o dia 31 de maio.

Tal medida atende a uma das prioridades do Governo Federal, que é ampliar a cobertura vacinal do país, no âmbito do Movimento Vacina Brasil.

Além disso, as crianças e as gestantes também vão poder atualizar a Caderneta de Vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, que prevê 19 vacinas, que incluem proteção contra o sarampo, difteria, coqueluche, meningite, poliomielite e outras doenças. O objetivo é resgatar os não vacinados e aumentar as coberturas vacinais nestes públicos.

À medida que a população for se vacinando e as pessoas entendendo a importância da vacinação, as doenças vão sendo eliminadas e até erradicadas.

Planos de cada Estado-membro da OPAS para a Semana

• Ao menos 20 países planejam vacinar mais de 2,25 milhões de crianças e adultos contra o sarampo (Anguilla, Bahamas, Barbados, Belize, Ilhas Virgens Britânicas, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Paraguai, St. Maarten, Suriname, Ilhas Turks e Caicos e Uruguai);
• Outros 11 países (Chile, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Granada, Honduras, Jamaica, Paraguai, Peru, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago) também realizarão campanhas contra a gripe dirigidas a vários grupos – em preparação ao aumento da circulação do vírus nos próximos meses;
• Ao menos quatro países (Bolívia, Brasil, Colômbia e Equador) estão incluindo a vacinação contra a febre amarela em áreas de risco para a doença;
• Em torno de de 18 países e territórios — incluindo Belize, Bermudas, Barbados, Bonaire, Guatemala, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai, St. Maarten, Trinidad e Tobago e Uruguai — planejam vacinar adolescentes contra o HPV, realizar ações de conscientização e atividades educacionais;
• Neste ano, 16 países buscam atingir populações em situação de vulnerabilidade, incluindo gestantes e puérperas, trabalhadores da área da saúde, idosos, populações indígenas, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e profissionais penitenciários, entre outros grupos de risco ocupacional e populações vulneráveis;
• Vários países concentrarão seus esforços na proteção de profissionais de saúde ocupacional contra uma série de doenças, como hepatite B, tétano e gripe;
• Ao menos 19 países e territórios intensificarão as atividades de seus programas nacionais de imunização, a fim de atualizar ou completar os calendários de vacinação em crianças.

Referência

http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53854&catid=564&Itemid=50022

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!