Subscribe Now

Trending News

Setembro amarelo: a importância de levar a campanha para as empresas
Bem Estar

Setembro amarelo: a importância de levar a campanha para as empresas

Estamos iniciando o mês que é dedicado à campanha de prevenção do suicídio. Nada mais adequado do que falarmos sobre o tema também dentro das empresas, principalmente sobre a depressão, que em estágio avançado pode levar o indivíduo a tirar sua própria vida.

Segundo a OMS, 300 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo, sendo 11,5 milhões de brasileiros. E as previsões infelizmente não são boas. A Organização estima que, até 2020, seja a doença mais incapacitante do planeta.

A campanha deste ano tem como slogan “Falar é a melhor solução”.  E quanto mais espaços se dispuserem a discutir sobre isso, mais pessoas serão atingidas, assim como tabus- que infelizmente ainda rondam o tema– podem ser desmistificados.  E as empresas são espaços importantes para essa discussão.

Continue lendo e saiba mais sobre esse tema e como a divulgação da campanha Setembro Amarelo” na sua organização pode prevenir a depressão e o suicídio.

A campanha

O movimento foi criado no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio.

Para isso usam a cor amarelo em todas as ações como forma de iluminar e chamar a atenção para o problema. Desde que foi criada tem adesão de várias entidades e setores da sociedade, que também promovem essas ações.

Salvando vidas

O site do “Setembro amarelo” traz várias estatísticas da OMS sobre o tema, mas talvez duas sejam as mais impactantes: a de que 32 brasileiros se suicidam por dia e; que, nove entre 10 suicídios podem ser evitados.

Os números reforçam o slogan da campanha deste ano. É preciso falar sobre isso, compartilhar cada vez mais informações, tirar o assunto da obscuridade, do preconceito, pois só assim é possível mudar esse triste cenário.

Como as empresas podem participar

Existe uma série de ações que as empresas podem desenvolver para colocar a saúde mental em pauta.

Nesse sentido a CIPA e os RH podem buscar parcerias com os órgãos ligados ao “Setembro amarelo”, como o CVV, para a realização de palestras, dinâmicas e outras programações, que podem envolver até esporte, com caminhadas, passeios ciclísticos, tudo com intuito de atrair o seu público interno para participar.

Prevenção o ano todo

É preciso lembrar que o mês é dedicado ao tema, mas que a prevenção deve ser o ano todo. Por isso a importância de exercitar o olhar para si e também para o outro para perceber alguns indícios.

A depressão pode ter muitos sinais, entre eles: irritabilidade, desânimo, desinteresse, apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração. Ao menor sinal desses sintomas procure ajuda. O CVV mantém um canal direto pelo fone 188, que funciona para todo Brasil. O sigilo é garantido.

Mais informações sobre a campanha “Setembro amarelo” podem ser obtidas no site do movimento no: www.setembroamarelo.org.br

Aproveite e leia nosso artigo sobre a depressão.

Texto: Luciana Cavalcante

Gostou do nosso post? Quer receber outras dicas em primeira mão? Então, não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e fique por dentro dos próximos artigos! 

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *