Setembro amarelo: campanha nas empresas

setembro amarelo

Começou o mês da prevenção do suicídio, e nada mais adequado do que falarmos sobre o tema também dentro das empresas, principalmente sobre a depressão, que em estágio avançado pode levar o indivíduo a tirar sua própria vida.

Segundo a OMS, 300 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo, sendo 11,5 milhões de brasileiros. Sendo assim, mais pessoas são alcançadas quanto há mais espaços disponíveis para falar sobre isso, assim como tabus serão desmistificados.

Continue lendo e veja a importância da campanha nas empresas e como a sua organização pode prevenir a depressão e o suicídio.

A campanha

O CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) criaram o movimento no Brasil em 2015 com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio.

Por isso a cor amarela foi adotada em todas as ações, é uma forma de iluminar e chamar a atenção para o problema. Desde que foi criada, tem adesão de várias entidades e setores da sociedade que também promovem essas ações.

Salvando vidas

O site da campanha “Setembro amarelo” disponibiliza várias estatísticas da OMS sobre o tema, mas talvez duas sejam as mais impactantes: a de que

  • 32 brasileiros se suicidam por dia;
  • 9 entre 10 suicídios podem ser evitados.

Os números reforçam que é preciso falar sobre isso, compartilhar cada vez mais informações, tirar o assunto da obscuridade, do preconceito, pois só assim é possível mudar esse triste cenário.

Como as empresas podem participar

Nas empresas, a CIPA e os RH podem buscar parcerias com os órgãos ligados ao “Setembro amarelo”, como o CVV, para a realização de palestras, dinâmicas e outras programações, que podem envolver até esporte, com caminhadas, passeios ciclísticos, tudo com intuito de atrair o seu público interno para participar.

Como identificar perfis?

Na maioria das vezes, o suicídio não acontece por uma decisão súbita e repentina: ele costuma ser o ponto final de uma longa trajetória, marcada por depressão e outros transtornos que abalam o bem-estar físico e mental.

Apoio extra

Ouvir: converse com a pessoa e tente ser empático e respeitoso com as aflições e os incômodos dele;

Atividades: proponha exercícios que distraiam a mente e tirem o foco de todas as questões negativas da vida;

Afeto: Beije, abrace e demonstre de todas as maneiras como aquelas pessoas é importante para as que estão ao redor;

Ligação: O CVV está disponível 24 horas por dia durante toda a semana. O número do telefone é o 188.

Falar sobre o tema

É muito importante falar sobre o tema, pois nem todo mundo entende o que pode estar sofrendo e, por isso, sofre sozinho sem entender direito o que está se passando. 

Por isso, “Falar sobre” ajuda com que me identifique com um ou alguns dos sintomas e tenha consciência do que pode estar me acometendo, e isso ser um motor para buscar ajuda.

Então, a empresa deve ter orientação para como pedir ajuda – Grande parte das empresas possuem planos de saúde com assistência média e psicológica. E muitas empresas têm feito convênios e acordo com prestadores de medicina e psicologia online.

Prevenção o ano todo

Sendo assim, é preciso lembrar que o mês é dedicado ao tema, mas que a prevenção deve ser feita o ano todo. Por isso a importância de exercitar o olhar para si e também para o outro para perceber alguns indícios.

Afinal, a depressão pode ter muitos sinais, entre eles: irritabilidade, desânimo, desinteresse, apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração.

Ao menor sinal desses sintomas procure ajuda. O CVV mantém um canal direto pelo fone 188, que funciona para todo Brasil.

Mais informações sobre a campanha “Setembro amarelo” podem ser obtidas no site do movimento no: www.setembroamarelo.org.br

Aproveite e leia nosso artigo sobre a depressão.

Texto: Luciana Cavalcante

Gostou do nosso post? Quer receber outras dicas em primeira mão? Então, não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e fique por dentro dos próximos artigos! 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!