Como o uso da tecnologia pode influenciar na área oncológica?

telemedicina oncológica

A telemedicina é um dos assuntos mais abordados no momento.

O conceito dessa ferramenta, usada pela primeira vez na década de 70, é baseado na “cura à distância”.

Desde sempre, os objetivos dessa tecnologia é garantir melhorias à qualidade da assistência médica.

Essa melhoria é obtida por meio da boa acessibilidade às segundas opiniões de especialistas, equidade ao acesso, mesmo em áreas distantes, difundir conhecimentos e experiências e permitir a elaboração de protocolos mais definidos e universais para um diagnóstico mais preciso e terapêutica mais indicada. 

Continue a leitura para saiber mais sobre esse tema e como ele tem interferido positivamente em diversas áreas da Medicina, como a Oncologia!

Papel da Telemedicina no cuidado oncológico

Em um estudo sobre O uso da Telemedicina como ferramenta digital para tratamento do câncer, está evidenciado que os benefícios dessa tecnologia são diversos. Principalmente para o paciente, pois auxilia a reduzir a permanência hospitalar e custos ao sistema de saúde.

Além disso, o cuidado a esses pacientes por um telemonitoramento torna o acompanhamento mais rigoroso, proporcionando maior proximidade em pacientes que residem em locais mais distantes.

Sendo assim, contribui para diminuir a ansiedade e insegurança na saúde desses pacientes, demonstrando redução na fadiga, dor, depressão, uso dos serviços de saúde de forma exagerada/ desnecessária, garantindo maior conforto e qualidade de vida.

A capacidade de comunicação via audiovisual, em tempo real, é outro fator importante encontrado ao esses métodos para auxílio no diagnóstico está na capacidade de se comunicar via audiovisual, integrando diversos serviços de saúde de hospitais de referência.

Após a alta hospitalar, permite um atendimento contínuo para prevenção, diagnóstico e tratamento mais precoce. 

Em uma entrevista, Chao Lung Wen – professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe da disciplina de telemedicina, acredita nos avanços para prevenção de doenças ao combinar tecnologia, difusão de informações e conscientização da população.

A grande maioria das enfermidades poderiam ser evitadas ou controladas com mudanças no estilo de vida, ou então, ter tido diagnóstico precoce com o autoconhecimento do organismo.

Teleradiologia para diagnóstico oncológico 

É de conhecimento geral, que uma das especialidades médica mais fundamentais na Oncologia é a Radiologia, desempenhando seu papel para a investigação diagnóstica, estadiamento ou acompanhamento da terapia. 

Lembrando que na telemedicina existem diversos programas para assistência à distância, e a teleradiologia é uma delas. 

No que tange a epidemiologia desta área, os maiores índices de mortalidade no mundo está relacionado ao Câncer de Mama, tornando-se um grande problema de saúde pública no campo da saúde da Mulher.

Dentre as possibilidade de exames de rastreios, a primeira escolha atualmente é a mamografia convencional, que representa redução de cerca de 30% da mortalidade.

Além disso, há a opção da mamografia digital, com melhorias na qualidade da imagem, de alta resolução, podendo aperfeiçoar o contraste das imagens e capacidade de interpretação à distância pela transferência dos dados e imagem na telerradiologia.

Mas deve-se ressaltar que as informações médicas são sigilosas e com isso é preciso segurança para o armazenamento e transferências de dados e imagens de cada paciente.

Portanto, através da Tecnologia da Informação e Comunicação, o objetivo é de melhorar os desfechos de doenças com o aumento ao acesso de cuidados com a saúde e de informações para diagnóstico e prevenção de tais enfermidades.

Por esse motivo, a Telemedicina no contexto da oncologia é uma potente ferramenta para melhorar a assistência de seus pacientes.   

Este conteúdo sobre a importância da telemedicina na área oncológica foi útil para você? Então, siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma atualização. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.


Texto: Lyz Tavares

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!