Telemedicina, e-saúde e telessaúde

telemedicina, e-saúde e telessaúde

Telemedicina, e-saúde e telessaúde, termos que possuem uma característica em comum: avanços tecnológicos na saúde. E tem mais! Através dessas inovações, é possível ampliar o acesso a todos e em todos os lugares, por mais distantes que pareçam estar. 

Muitos acreditam que esses termos se equivalem. No entanto, veremos ao longo do texto as diferenças entre eles na prática médica.

Quer saber mais sobre essas diferenças? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!

O que é e-saúde?

O e- Saúde, é um aplicativo criado pelo DATASUS, capaz de facilitar a comunicação entre o Ministério da Saúde e a população. 

Esse aplicativo oferece informações de saúde a cada cidadão. Por exemplo, dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos que são retirados nas unidades de saúde de cada paciente, acompanhamento do cartão vacinal e histórico de exames já realizados.

Todas essas informações estão disponíveis e podem ser acessadas on-line, por meio de Google Android ou Apple iOS, tablets e smartphones.

Possibilidade do e-saúde

A utilização dessa tecnologia permite integrar os dados da saúde do paciente, identificar todo o histórico já realizado e assim, promover o correto uso dos recursos públicos.

Além disso, o e-Saúde tem a possibilidade de ampliar o acesso e a qualidade da assistência. O próprio aplicativo direciona o paciente para o melhor local de atendimento e, caso necessário, para qual especialidade.

O aplicativo recebeu o prêmio Case de Sucesso Portal IT4CIO no evento da CIO Brasil GOV, sendo visíveis os benefícios do uso de Tecnologia da Informação na área da saúde. 

Telessaúde na prática médica

A Telessaúde é definida como o uso das inovações tecnológicas, tanto de informação como de comunicação, para realizar diversas atividades relacionadas à saúde mesmo se existir distância entre o paciente e o profissional, e em diferentes níveis de atenção: primário, secundário e terciário. 

Esse serviço possibilita a interação entre diversos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos, entre outros.

Na prática médica, como na Atenção básica de saúde, a Telessaúde é uma ferramenta aplicada em diversos setores. Por exemplo, Teleconsultorias, Segunda opinião, Tele-educação e Telediagnóstico. 

Definição de telemedicina e sua atuação 

Já a telemedicina, consiste na educação continuada em saúde por meio de tecnologias interativas para melhorar a qualidade e os cuidados com a saúde, nas situações geograficamente distantes. 

Esse avanço apresenta 3 esferas que auxiliam a área da saúde, como:

  • Tecnologias Educacionais Interativas e Rede de aprendizagem

Essa área permite ampliar os conhecimentos, aumentando o acesso aos centros de referência e proporcionando apoio necessário à educação em saúde. 

  • Teleassistência e Vigilância epidemiológica

Garantias da teleassistência

A teleassistência garante maior monitoramento da saúde da população, e nos casos que precisam de segunda opinião, são encaminhadas aos especialistas de forma remota.

Ainda tem mais! A tecnologia permite melhor acompanhamento das doenças mais comuns de cada região, fortalecendo a vigilância epidemiológica. 

  •  Teleciência

Então, esse domínio da telemedicina permite a otimização do tempo e redução dos custos na saúde, por meio do compartilhamento de dados e padronização dos métodos. 

Benefícios do uso da tecnologia de comunicação

A tecnologia permite que a consulta seja focada e direcionada à promoção da saúde do paciente. Sendo assim, estimula a boa qualidade de vida e melhorando a reabilitação dos pacientes. 

Dessa forma, capacita e conscientiza o paciente sobre o cuidado e o monitoramento da sua própria saúde. O paciente torna-se protagonista do seu bem-estar

Tendo em vista os inúmeros benefícios para a saúde, a tecnologia supera as barreiras físicas e geográficas, prevalecendo a equidade dos serviços de saúde. 

Gostou do nosso post sobre as principais diferenças entre telemedicina, e-saúde e telessaúde? Quer receber outras dicas em primeira mão? Então, não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e fique por dentro dos próximos artigos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!