Subscribe Now

Trending News

O impacto da telemedicina na oncologia
Bem Estar

O impacto da telemedicina na oncologia

Nas últimas décadas, ocorreram mudanças no perfil de adoecimento da população. Com redução dos casos de doenças infectocontagiosas e aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, como câncer, torna-se fundamental medidas para a prevenção dessas doenças. 

Geralmente, o câncer representa a segunda maior causa de morte no Brasil. Por isso, é essencial a capacitação de profissionais da área oncológica para o cuidado das pessoas com câncer. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira alguns benefícios da telemedicina na Oncologia

Conhecendo a Telemedicina na Oncologia

A telemedicina é praticada em hospitais e instituições de saúde para capacitar os profissionais da área, trocando informações com instituições de referência na oncologia e facilitando o acesso a segunda opinião do especialista de forma rápida e segura. 

Com o acesso às tecnologias de informação e comunicação é possível superar as barreiras temporais, financeiras e geográficas, com o objetivo de expandir o acesso à assistência qualificada. 

Prevenção do Câncer

Desde 2013, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional para Prevenção e controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas.

Para cumprir essa política, é necessário a ampliar e qualificar as práticas médicas. Isso pode ser feito com a promoção da educação permanente em saúde e difusão das informações sobre prevenção das doenças e cuidados com a saúde para a população. 

Benefícios da Telemedicina na prática

É de conhecimento geral que o cenário da saúde sofre com insuficiência tanto da estrutura na rede de atenção quanto de profissionais qualificados distribuídos igualmente pelo país, devido a extensão territorial do Brasil.

A seguir, observe alguns benefícios da telemedicina na prática oncológica:

  • Aumenta o acesso aos cuidados; 
  • Informações para o autocuidado e prevenção das doenças;
  • Troca de informações para diagnóstico e tratamento eficazes;
  • Redução de deslocamentos para os pacientes e especialistas;
  • Melhora da equidade tanto no acesso quanto na qualidade dos serviços de saúde;
  • Facilita a educação continuada de profissionais da saúde, principalmente os que estão localizados em zonas rurais.

Teleducação na oncologia

A educação continuada em saúde contribui para o processo de qualificação do trabalho com ensino mediado pelo uso de tecnologias

Levando em consideração as necessidades dos médicos, a Teleducação possibilita o profissional se atualizar no próprio local de trabalho e em qualquer lugar. Como consequência, tem uma otimização do sue tempo e pode disseminar os conhecimentos para um grande número de pessoas. 

Além disso, a utilização dessas tecnologias da comunicação atua na prevenção e controle do câncer quando incorporada na rede de atenção primária. O telemonitoramento desses pacientes é facilitado em tempo real. 

Contribuições das tecnologias de informação e comunicação

As contribuições das tecnologias na educação continuada em saúde são:

  • Atualização do conhecimento no próprio local de trabalho e a qualquer momento; 
  • Disseminação da informação para grande número de profissionais 
  • Relação custo-benefício favorável;
  • Disponibilidade de conteúdos modernos e atuais;
  • Autonomia do profissional no estudo; 
  • Integração do conhecimento com outros locais experientes na área, estimulando a medicina baseada em evidências;
  • Disponibilidade de grande quantidade de conteúdo; 
  • Menor gasto de tempo com deslocamentos e redução de custos.

Enfim, conclui-se que a implementação de estratégias para prevenção e telemonitoramento dos pacientes na rede de atenção primária contribui para o controle das enfermidades associadas ao envelhecimento, como as doenças crônico-degenerativas. 

As ações ligadas à telessaúde e teleducação, com aprofundamento do conhecimento relacionado às medidas de prevenção do câncer e expansão do acesso à assistência médica, são algumas das características que a telemedicina traz para a saúde, melhorando a qualidade de vida da população. 

Texto: Lyz Tavares

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *