A Telemedicina no ambiente Hospitalar

telemedicina hospitalar

Frequentemente são encontradas diversas tecnologias no ambiente hospitalar, seja tecnologias de informação ou seja de equipamentos mais modernos.

Temos como exemplo de uma dessas tecnologias a telemedicina, responsável por transferências de informações entre hospitais, estatísticas sobre as mortalidades e doenças, implementar protocolos baseados em evidências, além do apoio e auxílio à decisão médica. 

Continue a leitura do artigo para saber algumas novidades sobre o reflexo da telemedicina no mundo.

História da telemedicina nos hospitais

De acordo com o artigo Telemedicina da USP, a introdução dessa grandiosa tecnologia foi na década de 70, com a fundação da Sociedade Brasileira de Informação em saúde.

Porém, a difusão dessa tecnologia ainda é pequena, uma vez que são necessáriasmudanças no sistema e adaptações às novas rotinas que ela proporciona.

Segundo a pesquisa, no Brasil há 7 mil entidades hospitalares, no entanto, apenas 19% aderem aos serviços de tecnologia de informação e comunicação. Logo, tal fato é extremamente preocupante para o sistema de saúde, uma vez que a curva da expectativa de vida cresce exponencialmente, o que pode gerar maior sobrecarga ao serviço público. 

Contribuições para entidades de atenção terciária

Conforme o artigo sobre o Impacto da telemedicina na cultura hospitalar, as principais contribuições identificadas foram: orientação ao diagnóstico e manejo clínico.

Nota-se em doenças graves, por exemplo na sepse, que a maioria recebe orientação de especialistas para alterar a terapia antimicrobiana com o objetivo de melhorar a eficácia terapêutica, favorecendo o prognóstico do paciente em tempo hábil.

De acordo com outro artigo sobre Telemedicina e Telessaúde – Um panorama no Brasil, fica evidenciado outras duas importâncias dessa tecnologia: a teleducação interativa e a 2ª opinião especializada formativa.

Quando associadas, transmitem o conhecimento de forma rápida e objetiva sobre a melhor conduta, favorecendo uma construção do raciocínio clínico do médico assistente.

A telemedicina na atuação médica dos hospitais

A literatura confirma que um dos grandes benefícios aos médicos, é o fato de adquirirem maior confiança nas condutas tomadas, seja no tratamento de doenças agudas ou crônicas, garantindo maior satisfação com a profissão escolhida.

Muitos recém formados e médicos generalistas se sentem inseguros em tratar doenças comuns em especialidades e complexas. Além disso, os próprios médicos reforçaram que com o uso da ferramenta, há maior interação entre os médicos, ajudando uns aos outros em suas condutas. 

Ao contrário do que muitos pensam, a telemedicina será uma ponte que aproximará multiprofissionais da saúde, mesmo distantes, contribuindo para o diálogo entre eles, com o objetivo de solucionar casos clínicos encontrados nas emergências.

Com isso, compartilham experiências da prática clínica, trocando informações, o que torna profissionais mais confiantes para o exercício da medicina. 

Sendo assim, além de todos os benefícios que a telemedicina proporciona aos pacientes, ela possui um papel transformador ao ambiente hospitalar, com impacto na segurança da atuação médica em suas condutas e com a qualidade ao cuidado.  

Quer saber mais informações sobre o assunto? Então, entre em contato com a Conexa Saúde e saiba mais sobre o que é telemedicina.

Texto: Lyz Tavares

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!