Telemedicina como aliada no combate do absenteísmo nas empresas

absenteísmo nas empresas

nte são causadas pelas próprias tarefas desempenhadas, como as Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Além disso, problemas de ordem psicológica também são comuns, como ansiedade e estresse, principalmente se houver assédio moral ou volume excessivo de trabalho.

E aí que a telemedicina pode realmente fazer a diferença, tanto na prevenção de doenças decorrente das funções no trabalho quanto no acompanhamento e auxílio psicológico, evitando que o problema se torne mais grave ao ponto de afastar o funcionário do trabalho.

Prevenção como chave

prevenção deve ser o principal ideal da empresa ao se tratar da saúde dos colaboradores. Infelizmente, esta é uma realidade ainda pouco observada. A maioria das corporações trata a saúde de forma reativa. Elas acreditam que os funcionários terem a garantia do plano de saúde basta.

O segredo é que a gestão de saúde preventiva é muito mais barata e eficiente do que a reativa. Principalmente ao se tratar de doenças ocupacionais, já que essas condições são diretamente provocadas pelo trabalho.

É essencial que o plano de saúde esteja disponível quando uma lesão acontecer. Mas o ideal é evitar que esta aconteça em primeiro lugar. Afinal, até machucados relativamente simples provocam absenteísmo.

Telemedicina como aliada

A gestão de saúde corporativa pode e deve incorporar vários programas e ações para estimular o bem-estar dos colaboradores. As opções são infinitas. Aqui, vamos explorar uma delas: a telemedicina.

Nunca ouviu falar? A telemedicina une os conhecimentos tradicionais da medicina com o avanço tecnológico para fornecer a prática médica à distância. Isso mesmo, a mobilidade permite que você se consulte com profissionais de onde estiver — inclusive no trabalho.

Essa é uma ótima opção para o atendimento de casos menores, como um mal-estar intestinal ou uma dor de cabeça persistente. Mas também para o acompanhamento próximo de problemas recorrentes. Inclusive, é uma mão na roda para quem está sempre viajando a trabalho.

A empresa que disponibiliza plataformas de telemedicina aos funcionários consegue melhorar significativamente a qualidade de vida de seus colaboradores, diminuindo o tempo de espera em prontos-socorros e, é claro, o número de faltas.

Conexa Saúde é uma plataforma brasileira de telemedicina. Agende já uma sessão de atendimento para conhecer e implementar na sua empresa!

Saúde como uma preocupação contínua

A facilidade de telemedicina permite que a saúde seja uma preocupação contínua. Todo o trâmite exigido nos atendimentos presenciais faz com que essas idas aos consultórios sejam muito mais esporádicas, entrando na categoria reativa, que já explicamos que não é o melhor caminho a se seguir. 

Quando o assunto é saúde, consistência é chave. O que irá acontecer com os seus dentes se você só fizer uma escovação mensal? E com seus músculos se você só frequentar a academia a cada trimestre? Nesses casos, a resposta é clara. A grande pergunta é: por que com outras esferas da saúde mental e física não deveria ser?

Conheça a plataforma da Conexa Saúde e sugira a telemedicina ao RH da sua empresa para auxiliar no combate do absenteísmo. Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco que nossos colaboradores terão o maior prazer em atendê-lo!

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!