Subscribe Now

Trending News

Telemedicina no interior: ultrapassando barreiras
Telemedicina

Telemedicina no interior: ultrapassando barreiras

Integralidade, universalidade do acesso, equidade, descentralização da gestão e hierarquização dos serviços. Esses são alguns princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A telemedicina é uma ferramenta fundamental para promover a regionalização por meio da tecnologia e informação. Além disso, também favorece atenção humanizada da saúde com a ampliação do acesso às populações menos favorecidas pelo isolamento geográfico.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira os benefícios da telemedicina no interior.

Impacto da telemedicina no interior

A implantação da telemedicina em áreas geograficamente distantes é de extrema importância. Favorece a troca simultânea de vídeos e áudios em tempo real, o que amplifica cada vez mais a difusão das informações sobre prevenção em saúde tanto a população quanto entre os médicos. 

Assim, essa tecnologia de comunicação e informação promove melhor distribuição dos serviços de saúde às pessoas que antes eram desfavorecidas desse direito.  

Benefícios da Telemedicina na promoção da saúde

  • Telemedicina como recurso tecnológico para promoção da saúde e prevenção de doenças em comunidades isoladas;
  • Capacitação dos profissionais de saúde para utilização de softwares;
  • Ser exemplo para implantação de recursos tecnológicos na saúde em outras regiões;
  • Acesso aos equipamentos de eletrocardiograma transtelefônicos para serem pronto analisados por profissionais à distância;
  • Suporte e monitorização da saúde da população;
  • Garante contato direto da população com centros de saúde;
  • Melhoria na orientação de suporte à vida diante de situações de risco;
  • Amplia o acesso com acompanhamento por especialistas;
  • Teleducação e educação continuada em saúde favorecida pelos recursos audiovisuais para a prevenção da saúde e tornando a população protagonistas para a melhor qualidade de vida. 

Portanto, a telemedicina é essencial para garantir assistência médica a pacientes que estão geograficamente distantes do acesso à saúde. 

Além disso, assegura a igualdade de acesso aos serviços médicos, promove a difusão de informações sobre o cuidado com a saúde, independente da localização geográfica dos pacientes.

Gostou do nosso post? Quer receber outras dicas em primeira mão? Então, não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e fique por dentro dos próximos artigos!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *