Otimize sua gestão do tempo com telemedicina

telemedicina tempo

Uma boa gestão do tempo é fundamental para carreira médica, uma vez que esta pode ser extremamente atarefada a ponto de representar um empecilho para vida pessoal do profissional. Diante disso, a telemedicina surge como oportunidade para realização de consultas com segurança e qualidade, de forma remota. Dessa maneira, o médico pode atender a qualquer momento, de qualquer lugar, inclusive de sua própria casa.

Além disso, também existem muitos outros benefícios propiciados pela utilização da tecnologia aliada à prática médica, que quando bem usufruídos pelo profissional, podem ajudar a potencializar sua produtividade e otimizar seu tempo, para que eles possam aproveitá-lo melhor com sua família e amigos.

Ao longo desse artigo enumeramos algumas dessas possibilidades de otimização que a telemedicina pode oferecer!

Automação do agendamento de consultas

A utilização de plataformas de Telemedicina garante autonomia aos paciente nos processos de agendamento e de remarcação de consultas, visto que ambos processos também podem ser realizados remotamente por este, sem necessidade de solicitação da secretária ou médico. Isso permite que tais profissionais possam utilizar seu tempo para se dedicar à outras atribuições que requerem maior atenção, otimizando o tempo de ambos.

Para isso, as plataformas contam com uma agenda de atendimentos unificada e automatizada que garante maior agilidade e praticidade na solicitação e remarcação de consultas, diminuindo as chances de faltas que prejudicam a produtividade de uma clínica.

Ademais, há ainda a possibilidade de se utilizar a telemedicina como ferramenta para suprir os furos na agenda de seu consultório físico, permitindo um fluxo fluido de atendimentos.

Maior flexibilidade de horários de atendimento

Com a telemedicina, o médico pode conciliar sua rotina de serviços com uma agenda flexível de atendimentos que podem, inclusive, ser realizados de sua casa a qualquer momento. Dessa maneira, seus horários de atendimento deixam de se restringir ao horário comercial e ainda superam barreiras geográficas e sanitárias que, por vezes, dificultam a realização de suas consultas.

Telemedicina para follow up com praticidade e agilidade

Em muitos casos, o acompanhamento de pacientes dispensa consultas presenciais. Com a realização de teleconsultas, os pacientes têm acesso remoto prático a profissionais da saúde. Dessa maneira, evitam-se deslocamentos desnecessários de ambas as partes e aumenta-se as chances da garantia de continuidade das consultas e adesão do paciente às orientações médicas.

Telemedicina como forma de agilizar o diagnóstico

A utilização de plataformas de Telemedicina assegura e unifica o registro e troca de informações fundamentais para realização de atendimentos, tais como o histórico de consultas do paciente, exames realizados, laudos, prontuários passados digitalizados e prescrições médicas previamente solicitadas.

Dessa maneira, há facilitação do acesso e unificação das informações do paciente em um ambiente de fácil busca, que dificulta perdas e potencializa transparência e eficiência dos processos.

Eficiência e agilidade

Além disso, a Telemedicina também oferece uma poderosa solução para aumentar a eficiência e agilidade no desenvolvimento de hipóteses diagnósticas: a Teleinterconsulta. Esta se baseia na troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.  Dessa forma, especialistas podem trabalhar em conjunto e agregar diferentes conhecimentos de forma mais assertiva para se fechar um diagnóstico preciso em menor tempo.

Então, muitas plataformas de telemedicina também contam com ferramentas de inteligência artificial que facilitam diagnósticos e agilizam processos. Um grande exemplo é o cálculo automático de riscos e sugestões de intervenções, como o risco cardiovascular, baseados em Scores e dados do paciente inseridos pelo médico em consultas prévias.

Utilização de Prontuários Eletrônicos e ferramentas de Prescrição Digital

O uso de prontuários eletrônicos permite maior organização das informações e maior rapidez na visualização dos dados do paciente, contribuindo para minimização de erros e pedidos de exames desnecessários. Há ainda a compartilhamento para atendimentos conjuntos entre equipes, profissionais ou mesmo instituições.

Sendo assim, com o armazenamento dos dados em nuvem, o médico pode acessar e editar informações a qualquer momento e em qualquer lugar, de diferentes dispositivos, otimizando seu tempo.

Já em consultórios que não utilizam essa ferramenta, tais documentações são disponibilizadas em papel, o que aumenta as chances de perda, danificação e ainda limita sua acessibilidade à presença física da documentação.

Prescrição digital

As ferramentas de prescrição digital, ofertadas por muitas plataformas de telemedicina, também oferecem diversas oportunidades de se otimizar o tempo do médico durante um atendimento.

Dentre estas, cabe destacar a possibilidade de fácil acesso à prescrições passadas, que por sua vez, podem ser adicionadas e/ou modificadas na realização de uma prescrição atual de forma rápida e prática. Com isso, há a possibilidade de se criar e salvar protocolos que podem ser utilizados a qualquer momento com apenas um clique. 

Autonomia no cadastro e atualização de informações do paciente

Dessa forma, uma das grandes praticidades oferecidas pela Telemedicina, é a possibilidade dos próprios pacientes realizarem seu cadastramento nas clínicas de forma remota, além de também poderem realizar constantemente a atualização de suas informações, otimizando o tempo no início dos atendimentos.

Crie seu CONSULTÓRIO VIRTUAL agora mesmo!

Confira os 7 passos para começar o seu consultório virtual agora mesmo!

Atenda a qualquer hora, de qualquer lugar, até mesmo sem sair de casa!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!