Subscribe Now

Trending News

Telepsicologia: um alcance mundial
Telemedicina

Telepsicologia: um alcance mundial

A definição de telepsicologia consiste na prestação de serviços psicológicos usando as tecnologias de informação e comunicação, que pode ser por meio de áudio ou videoconferências. 

A implementação das inovações tecnológicas para o benefício da saúde mental está em constante crescimento nas últimas décadas, visto as estatísticas de depressão/ansiedade na nossa sociedade. 

Ainda convém lembrar que a telepsicologia tem como principal objetivo superar as barreiras geográficas e otimizar o tempo para um acesso igualitário e intervenção precoce, evitando desfechos graves como o suicídio.

Tendo em vista tal importância, neste artigo vamos explorar a importância da ampliação do cuidado com a saúde mental. Por isso, continue a leitura e compartilhe com os amigos.

Democratização da assistência em psicologia

Segundo a literatura, há um déficit de cerca de 30-80% entre a demanda e oferta do serviço em saúde mental no mundo. No Brasil essa estimativa chega a 40-60%. 

A OMS preconiza que o foco do atendimento em saúde mental seja no nível de Atenção Primária à saúde (APS). No entanto, geralmente não há médicos especializados e com alta demanda desses serviços. Sendo assim, os transtornos mentais passam a ser negligenciados. Diagnóstico e tratamento demoram, o que pode gerar implicações negativas e fatais

Em São Paulo, as estimativas dessa lacuna chegam a 58% para o diagnóstico de psicoses não afetivas, 49% para depressão maior, 43,8% para distimia, 46% para transtorno bipolar, 41% para ansiedade, 47,8% para transtorno do pânico e 53,3% para transtornos por abuso ou dependência de álcool/ drogas. 

Diante disso, a telemedicina surge a fim de ampliar a assistência em saúde mental, proporcionar educação continuada em saúde para aperfeiçoar o diagnóstico, proceder e tratar perante os casos de transtornos depressivos ou de ansiedade. 

Esse cenário precisa ser modificado. A democratização do atendimento psicológico precisa ser preconizada, contribuindo para uma sociedade mais justa e com melhor qualidade de vida. 

Vantagens da telepsicologia

A telemedicina é uma importante ferramenta para ampliar o atendimento, principalmente em áreas remotas, e também para aprimorar os profissionais de saúde no manejo desses pacientes. 

  • Acesso igualitário à assistência e apoio do profissional;
  • Detecção precoce dos casos de ansiedade e depressão;
  • Aproxima os profissionais da APS e especialistas, proporcionando educação médica continuada;
  • Consiste em um espaço para a escuta do próximo;
  • Reduz investigações desnecessárias e tratamentos equivocados;
  • Aumenta a consciência da população sobre a importância do tema e o processo de recuperação;
  • Reduz o estigma relacionado aos transtornos mentais;
  • Proporciona o telemonitoramento da saúde mental da comunidade. 

Controle dos transtornos depressivos e ansiedade em pacientes oncológicos

O diagnóstico de câncer é sempre um choque, tanto para o paciente quanto familiares que enfrentarão juntos a doença. Altera o modo de viver, pensar e muitos percebem a morte como algo que se aproxima no decorrer do tratamento.

Os transtornos de ansiedade e depressão são agrupados nos Transtornos Mentais Comuns (ou não psicóticos) e possuem alta prevalência na população brasileira, principalmente em idosos e mulheres.

A ansiedade é uma resposta do organismo frente a situações que não sabemos o que pode acontecer e podem ameaçar nossa trajetória. Já a depressão é um sentimento de tristeza, acompanhado de sintomas afetivos, ideativos, cognitivos e até psicóticos.

A prevalência desses transtornos nos pacientes oncológicos é maior, quando comparado a população geral.

Frequentemente, a saúde mental desses pacientes são vistas como comuns diante o tratamento agressivo da doença. Muitas não são diagnosticadas e muito menos tratadas. No entanto, esse quadro de ansiedade e depressão afeta diretamente a adesão ao tratamento do câncer, influenciando na qualidade de vida e evolução da doença

Por isso, a telepsicologia tem como proposta reduzir a ansiedade e proporcionar maior equilíbrio entre a saúde mental e física dos pacientes. Se torna, então, um espaço aberto para a escuta, conforto, confiança e criação de vínculos para um apoio nas horas mais difíceis da luta contra o câncer. 

Para manter-se informado, nada melhor do que acessar um conteúdo de qualidade, não é mesmo? Por isso, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as novidades na saúde!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *