Subscribe Now

Trending News

Conheça os principais tipos de EPI e a importância de cada um
Saúde no Trabalho

Conheça os principais tipos de EPI e a importância de cada um

Há certas funções que precisam de alguns tipos de EPI para serem realizadas, o que garante um mínimo de segurança ao trabalhador e proporciona melhores condições de trabalho a ele.

Saber isso e fiscalizar o uso desses equipamentos não é meramente uma obrigação legal que as empresas devem seguir, mas uma responsabilidade com a vida, a saúde e a integridade do colaborador que desempenha um papel fundamental dentro do seu negócio.

Tendo isso em vista, preparamos este post, exclusivamente, para apresentar os principais tipos de EPI que existem no mercado e mostrar como esses equipamentos de segurança funcionam e quais os benefícios para os seus operadores. Quer conhecer mais? Então, continue conosco e tome nota! Vamos lá!

Quais os principais tipos de EPI?

Luva de proteção individual

Entre os tipos de EPI, as luvas costumam ser utilizadas nos mais variados ambientes de trabalho, em especial, nos setores de construção civil, nas indústrias, nos açougues e nas fábricas.

Podem ser produzidas de diferentes materiais, dependendo das ferramentas utilizadas e do nível de insalubridade, mas, em todos os casos, têm como objetivo proteger as mãos e os dedos de cortes, perfurações e atritos durante a função.

Abafador de ouvidos

Muitas atividades profissionais são expostas ao contato contínuo com ruídos incômodos que, consequentemente, podem impactar a saúde e o bem-estar do colaborador. Visando a amenizar tais impactos e, até mesmo, a evitar a perda da audição, o uso de abafadores é muito recomendado, podendo ser obrigatório em alguns casos.

Alguns exemplos de locais que demandam essa utilização são fábricas, indústrias e campos de trabalho com estrondos muito altos, explosões e ruídos frequentes. O objetivo desse EPI é, justamente, reduzir o contato com o barulho e garantir melhores condições para os operadores.

Capacete de segurança

Outro tipo de EPI muito convencional e versátil, que é utilizado por diferentes tipos de profissionais, é o capacete de segurança! Ele pode ser aplicado, por exemplo, em operações com circuitos elétricos, assim como em ambientes com riscos de quedas ou pancadas.

Os capacetes servem para proteger a cabeça como um todo, garantindo a segurança e a integridade de uma das partes mais frágeis e importantes do corpo, podendo evitar casos de traumatismos e, até mesmo, salvar a vida do colaborador.

Botas de segurança

As botas são os tipos de EPI mais comuns para a proteção dos membros inferiores, em especial os pés e os dedos. Além disso, muitas vezes, contam com solados antiderrapantes e aderentes ao solo. Sua estrutura também conta com proteções de ferro ou aço para evitar esmagamentos em uma possível queda de objeto.

Como escolher os tipos de EPI mais adequados para sua empresa?

Uma dica para quem precisa investir em EPI para a segurança de seus colaboradores é conhecer bem a Norma Regulamentadora de número 06. Afinal, é esta NR que define, com detalhes, como deve ser a relação entre equipamento, empresa e trabalhador.

Além disso, para entender melhor os tipos de EPI necessários para cada função, é indicado observar alguns fatores importantes, como:

  • Identifique os riscos ambientais;
  • Conheça bem as funções dos funcionários e os maquinários utilizados;
  • Avalie a qualidade de equipamentos;
  • Capacite as equipes quanto ao uso dos EPIs.

Em resumo, esses são apenas alguns tipos de EPI fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Há uma infinidade enorme de equipamentos e cabe à empresa conhecer as normas nacionais, contar com um profissional de segurança do trabalho, capacitar suas equipes, ter uma CIPA e, principalmente, investir na saúde de seus funcionários.

Curtiu? Quer mais dicas e informações úteis sobre como manter a saúde de suas equipes em dia e sempre estar atento a tendências da telemedicina? Então, não deixe de seguir nosso Facebook e fique por dentro das novidades!

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *