Entenda o que é transformação organizacional

Você sabe o que é transformação organizacional? É um processo no qual as empresas atualizam sua cultura, valores e procedimentos. Essa mudança ocorre por meio de um conjunto de medidas que tornam as ações mais coerentes com o propósito da organização.

Assim sendo, os motivos que levam uma empresa a optar pela transformação são vários: necessidade de se adequar às exigências do mercado, processo de fusão e aquisição, expansão, mudança de público-alvo, entre outros.

Muito interessante, não é mesmo? Então, para entender mais sobre o assunto e descobrir de que maneira a dinâmica da sua organização pode melhorar com esse processo, é só continuar a leitura!

Quais são as etapas da transformação organizacional?

Todo processo passa por etapas. Desse modo, quanto mais estudo e organização, maiores são as chances de chegar aos resultados esperados. Separamos para você os passos básicos da transformação digital. Vamos a eles?

Planejamento

Se você não fizer um planejamento, certamente não conseguirá visualizar a linha de chegada. Dessa forma, é preciso ressaltar que essa etapa não significa que o planejamento será seguido à risca, pois durante a transformação organizacional devem ser feitas análises para readequar a estratégia quando necessário.

Sendo assim, é importante criar cronogramas, pesquisar diferentes abordagens e sempre estar aberto a novas ideias!

Experimentação

Chegou a hora de testar as ideias. Por exemplo, exponha-as aos colegas, promova cursos, deixe um espaço aberto para opiniões e críticas. Esse é o momento para descobrir onde estão as dificuldades e resistências dentro da organização. Além disso, buscar por diferentes pontos de vista que ajudem a desenhar melhorar sua estratégia.

Explore o lado curioso das pessoas. Através da ajuda do RH, você pode criar, por exemplo, um grupo de teste com voluntários, em um ambiente controlado. Simule, também, possíveis obstáculos previstos, registre os não planejados e colete a maior quantidade de informações possíveis. Tudo auxilia no processo.

Versatilidade

A versatilidade se define como a capacidade de ser diverso nas suas habilidades e saberes. No âmbito organizacional, isso pode ser aplicado no dia a dia dos colaboradores, agregando funções sem que haja sobrecarga. Dessa forma, novas ideias podem ser assimiladas de forma mais rápida, de acordo com a necessidade.

A implantação de mecanismos que proporcionem condições das equipes se transformarem gera um processo mais barato e fluido. A inclusão dos colaboradores no processo de transformação organizacional proporciona uma sensação de satisfação porque os deixam mais motivados e mais suscetíveis às mudanças propostas.

Avaliações constantes

Como dito, é necessário incluir as avaliações constantes em todo o processo de transformação organizacional. Isso porque registrar os dados dos indicadores e compará-los às metas estabelecidas é uma forma muito eficaz de mapear os resultados.

As causas de insucesso costumam ser associadas a questões não técnicas, por exemplo, um planejamento inadequado dos escopos, dos prazos, falhas na comunicação, resistência das pessoas, falta de patrocínio, ou por não se considerar esses contratempos.

Quais são os benefícios da transformação organizacional para a empresa?

Vale lembrar que o nosso século é marcado por constantes mudanças e em velocidade cada vez maior. Assim, a empresa que souber caminhar junto a essa tendência, certamente terá ganhos consideráveis quanto a valorização da marca, menor rotatividade, visibilidade e lucratividade.

Entendeu o que é e quais são as etapas da transformação organizacional? Que tal ampliar seus conhecimentos? Assinando nossa newsletter, você terá acesso aos nossos conteúdos e ficará sempre atualizado!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!