Subscribe Now

Trending News

Vantagens da telemedicina
Telemedicina

Vantagens da telemedicina

A telemedicina é a oferta dos cuidados médicos, ampliando à assistência nos casos em que a distância impede esse acesso ou em casos de emergência.

Sabe-se que a Telemedicina não é o “remédio” para todos os problemas na saúde. A telemedicina tem como propósito minimizar as dificuldades, como em relação a tempo diagnóstico-intervenção e distância.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira algumas vantagens para pacientes, médicos e empresas. 

Viagem no tempo da telemedicina

Desde o século XX a tecnologia em saúde tem sido aplicada, de diversas formas pelo mundo, mesmo que muitas vezes indiretamente. 

Há descrito na literatura alguma dessas aplicações. Na Primeira Guerra Mundial, em 1916, o rádio foi usado para comunicar com médicos sobre o que fazer diante de diversos ferimentos. Em 1950, os exames de imagem foram transmitidos pela primeira vez entre West Chester e Philadelphia.

No fim dos anos 50 faziam experiências com consultas de telepsiquiatria, enquanto nos anos 60, a partir de vídeos entre uma clínica e um hospital nos Estados Unidos, demonstraram a teledermatologia.

Vantagens na prática médica

São inegáveis os benefícios da telessaúde. Ela quebra as barreiras entre distância e acesso a especialistas, tratamento e monitoramento, principalmente de doenças crônicas, evita deslocamentos desnecessários e facilita o auxílio e acesso à segunda opinião de médicos.  

Além disso, aumenta a disponibilidade de recursos para educação médica continuada e facilita a difusão de informações e orientações à população, ajudando tanto na prevenção quanto na promoção.

Sendo assim, agrega diversas vantagens socioeconômicas, reduzindo gastos, diminuindo o número de hospitalizações e evitando idas desnecessárias ao serviço de saúde. 

É importante ressaltar que é essencial o estabelecimento de vínculo entre médico-paciente, com a finalidade de melhorar a qualidade e empatia no atendimento.

Dessa forma, é preciso lembrar que os benefícios são inúmeros, mas ainda é preciso superar alguns desafios devido à cultura de como a saúde é vista e procurar melhorias na garantia de segurança durante as transmissões de dados dos pacientes. 

Quer saber mais informações sobre o assunto? Então, entre em contato com a Conexa Saúde e saiba mais sobre o que é telemedicina.


Texto: Lyz Tavares 

fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *