Subscribe Now

Trending News

Você sabe o que são riscos psicossociais?
Saúde no Trabalho

Você sabe o que são riscos psicossociais?

Certamente, o trabalho ocupa grande parte da vida das pessoas, não é mesmo? Sendo, muitas vezes, o maior referencial de quem são. É considerado mais do que um sustento, como também, uma forma de inclusão social e de promoção da dignidade.

Mesmo com tamanha importância, o trabalhador ainda está distante da ampla proteção de seus direitos fundamentais.

Nesse cenário, estão englobados os riscos psicossociais e o estresse relacionado ao trabalho. Eles estão entre os maiores desafios em matéria de segurança e saúde nos ambientes corporativos. Esses fatores possuem um impacto significativo na saúde de pessoas, organizações e economias nacionais.

Muitos trabalhadores podem considerar comum o estresse laboral. Entretanto, essa não pode ser uma situação vista como normal, até mesmo porque afeta a qualidade de vida e a integridade dos funcionários. Além disso, também pode trazer prejuízos para as corporações, como o aumento dos custos.

As empresas precisam melhorar continuamente a gestão do capital humano. Afinal, por mais que um grau máximo de automatização tenha sido atingido, empresas ainda dependem do capital humano para continuar evoluindo.

Vamos entender no artigo de hoje o que são os riscos psicossociais. Continue a leitura com a gente!

O que são riscos psicossociais?

Provavelmente, talvez como nunca antes, os trabalhadores estão vivenciando de forma clara e perigosa os contrassensos do trabalho.

Mão de obra qualificada é essencial para desempenhar qualquer tipo de atividade, mesmo para as tarefas que parecem simples. Dessa forma, para manter um quadro de funcionários sempre eficiente e produtivo, é indispensável criar e manter um ambiente de trabalho saudável.

Isso não significa pensar apenas no cumprimento de leis trabalhistas e normas técnicas que tratam da segurança e saúde no trabalho. Há um outro aspecto muito relevante que deve ser considerado pelos gestores de recursos humanos, que são os riscos psicossociais no trabalho.

Os riscos psicossociais abrangem fatores relacionados ao ambiente de trabalho que podem afetar a saúde mental do trabalhador, além de agentes externos que abalam o estado emocional e psicológico do profissional, reduzindo a sua capacidade produtiva.

Quando existe alguma deficiência na concessão, organização, contexto social de trabalho problemático e má gestão do trabalho, isso acarreta em riscos psicossociais. Esses riscos são mais complexos e difíceis de gerir do que os riscos habituais de saúde e segurança no trabalho.

Por consequência, o trabalhador fica mais suscetível aos efeitos negativos a nível psicológico, físico e social, tais como estresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

As causas mais referidas para esse cenário são a insegurança laboral, as jornadas longas ou a carga de trabalho excessiva, assim como o assédio e a violência no trabalho.

Condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais

Situações que colocam em risco a segurança e a saúde física do trabalhador são facilmente identificadas, ao contrário dos riscos psicossociais, que podem passar despercebidos. Para identificar a existência dos riscos psicossociais, é necessário fazer um raio-X do quadro de colaboradores.

Esse levantamento deve apurar os índices de produtividade, rotatividade, absenteísmo, licenças médicas devido ao estresse, insatisfação elevada, clima organizacional tenso, funcionários desmotivados, entre outros indicadores que podem mostrar a existência de riscos psicossociais.

Conheça alguns desses riscos

  • Cargas de trabalho excessivas
  • Exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções
  • Falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho
  • Má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral
  • Comunicação ineficaz, falta de apoio da parte de chefias e colegas
  • Assédio psicológico ou sexual, violência de terceiros.

Consequências dos riscos psicossociais no trabalho

Os riscos psicossociais prejudicam o bem-estar do trabalhador e, como consequência, podem gerar mudanças de comportamento, déficit de atenção, baixa produtividade, dificuldade para trabalhar em equipe, estresse e outros distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, aumentando os riscos de acidentes no trabalho.

Para a organização, os efeitos negativos incluem um fraco desempenho geral da empresa, aumento do absenteísmo, “presenteísmo” (trabalhadores que se apresentam ao trabalho doentes e incapazes de funcionar eficazmente) e aumento das taxas de acidentes e lesões.

Ou seja, também atingem os negócios da empresa, uma vez que a baixa produtividade, rotatividade de mão de obra, absenteísmo, acidentes de trabalho e outros problemas causam prejuízos financeiros, reduzindo a lucratividade do empreendimento.

Os períodos de absenteísmo tendem a ser mais longos do que os decorrentes de outras causas e o estresse relacionado ao trabalho pode contribuir para um aumento da taxa de reforma antecipada.

É possível prevenir os riscos psicossociais no trabalho?

Apesar de ser sim possível, a prevenção depende do comprometimento da organização em melhorar a gestão de recursos humanos.

Uma avaliação por parte da empresa se torna necessária para analisar a sua situação e, com isso, identificar todos os fatores que representam riscos psicossociais.

Uma gestão do capital humano é vital para o futuro de qualquer empresa. Por isso, é muito importante estar atento à saúde do funcionário, principalmente as formas de prevenção.

Você sabia que um dos objetivos da plataforma da Conexa Saúde é atuar na prevenção e, com o auxílio da tecnologia, levar a solução de telemedicina para todo o país? Saiba mais em nosso site!

Se você gostou deste post e quer ter acesso a mais conteúdo relacionado à telemedicina e ao uso de tecnologia na saúde, assine nossa newsletter! Você vai começar a receber novidades diretamente em seu e-mail.

Referências

https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/saiba-quais-os-principais-riscos-psicossociais-trabalho/

https://osha.europa.eu/pt/themes/psychosocial-risks-and-stress

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
fale conoscoPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *